5 coisas que precisa saber sobre leilões de carro

Saiba como aproveitar as vantagens nos leilões de carros

publicidade

Conheça os diferentes tipos de leilões de carro e como você pode tirar vantagem disso. São vários modelos de todos os preços que você possa imaginar. Saiba 5 curiosidades!

Os leilões de carro tem como objetivo se desfazer de veículos que já não tenham mais dono e precisam ter o valor restabelecido pelos lances dos compradores interessados pelos veículos de diferentes origens.

Sendo assim, os leilões vão de veículos dos financiamentos, roubos ou que acabaram de ser encontrados em boas condições para participarem do leilão feito pelos órgãos responsáveis.

Mas não é só isso, tem inúmeras curiosidades que as pessoas normalmente não sabem sobre os leilões, mas nós vamos te contar agora mesmo.

Portanto, não saia daí e conheça 5 coisas que você precisa saber sobre leilões de carro.

O que são os leilões de carros?

Os leilões são vendas de veículos para possíveis compradores. No qual existe um valor inicial determinado pelo banco ou órgão organizador e responsável pelo leilão em si.

Os compradores vão dando lances para comprar o carro até que o valor mais alto seja ofertado e consequentemente a venda do automóvel aconteça. Nesse sentido, os leilões de carros acontecem de forma parecida com imóveis.

publicidade

Sendo assim, os leilões são para se desfazer de carros que já não tenham mais donos. Além de realizar vendas geralmente mais baratas para os compradores interessados e que tenham o valor para realizar a compra.

Mas isso não é tudo, conheça algumas curiosidades dos leilões e oque você precisa saber agora mesmo!

Existem leilões diferentes para cada tipo de pessoa

O leilão em si tem suas peculiaridades e características dependendo de alguns aspectos como veículos, taxa de preço inicial, condições dos produtos e muitos outros que personalizam o leilão.

Portanto, é normal que existam leilões mais baratos no qual pessoas com uma renda menor possam participar e dar lances para obter os veículos leiloados.

Sendo assim, cada leilão tem seu público específico e pode ser categorizado de acordo com a junção de todas as suas características diferentes.

Geralmente os carros leiloados são itens financiados não pagos

Como os bancos em sua grande maioria que organizam grandes leilões oficiais, os carros dos leilões são geralmente automóveis de financiamentos que pessoas físicas acabaram tendo problemas para pagar.

Sendo assim, o banco pode exigir que a pessoa devolva o automóvel. Para que ele vá para os leilões de carro para que compradores realizem a compra do mesmo.

Então como esse carro não pode ser recolocado em uma loja, ele vira produto dos leilões. Nesse sentido, é possível que possa ser recuperado todo o valor do automóvel e dos possíveis gastos referentes ao carro.

Carros roubados também são leiloados

Em casos de roubo de carros, a empresa que fez a venda acaba pagando toda a indenização para o cliente que havia realizado a compra do automóvel.

Por isso, se ao recuperar o automóvel ele estiver sem dados ou surtos que atrapalhem o uso comum do dia a dia, esses carros podem ir parar nos leilões de carro para recuperar o valor gasto.

Portanto, é totalmente possível encontrar leilões com carros desse tipo ou que passaram por coisa parecida. No entanto, eles sempre devem estar em bom estado para estarem aptos ao leilão.

Grandes empresas também leiloam carros

Apesar dos carros que estão nos leilões serem em sua grande maioria carros de financiamentos e roubos, as grandes empresas também possuem frotas de carros que são destinados a leilões em vários lugares.

Nesse sentido, esses veículos além de estarem em boas condições, devem ter um bom histórico de manutenção e conservação. Assim, eles vão para o leilão.

Portanto, é bem comum encontrar carros de grandes empresas em leilões que pareçam estar novinhos em folha.

A Justiça também leiloa carros

Além de carros que sofreram roubos estarem nos leilões, a justiça por meio de processos, procurações e muitos outros meios judiciais, acaba por vezes, apreendendo veículos de diversos tipos.

Carros em situações irregulares, apreendidos, roubados ou pendências na justiça, são apreendidos todos os dias. Portanto, acabam indo para os leilões de carro em diversos locais se o veículo se encontra em boas condições.

No entanto, os compradores dos carros em situações irregulares devem ter um advogado do lado para resolver todos os possíveis problemas judiciais que vem juntamente com a compra do veículo.

Continue acessando nosso site! Saiba mais aqui sobre os melhores cartões de crédito sem anuidade.

 

Marina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.