5 tendências para o marketing esportivo no Instagram em 2022

Com mais de 3,6 bilhões de usuários atuais e uma projeção de quase 4,5 bilhões de usuários até o ano de 2025, o Instagram é uma força poderosa para alcançar qualquer empresa, clube ou influencer que deseja estar conectado ao público. Seja para oferecer um produto ou uma ideia, a rede social é uma das mais importantes da atualidade.

Como mostra neste site, o marketing esportivo está passando por variadas modificações desde a chegada das redes sociais. E os profissionais estão buscando alternativas e novas ideias para utilizar a rede social a favor. Recentemente, a pesquisadora Raquel de Araújo Lourenço publicou um interessante trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte falando sobre o tema.

De acordo com a pesquisa, feita como trabalho de conclusão de curso em Administração, o chamado “boca a boca”, tão tradicional e comum, também está chegando às redes sociais. Para além disso, a fofoca negativa sobre um determinado produto pode afetar decisivamente a decisão de compra do consumidor. O trabalho pode ser conferido aqui:  https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46411/1/OBocaABocaEletronico_Lourenco_2022.pdf

Ou seja, fortalecer sua marca ou ideia nas redes é fundamental, além de oferecer um produto de qualidade. A partir daí, aqui vão 5 dicas para utilizar o marketing esportivo a seu favor no Instagram.

Publicação em tempo real

Todos os anos, espectadores de esportes estão recorrendo a plataformas como Amazon Prime, YouTube TV, Hulu e ESPN + para acompanhar seus esportes favoritos. Plataformas de mídia social como Twitter e  Facebook também fazem parceria com organizações esportivas para abrir caminhos ainda mais convenientes para assistir esportes. O que isso significa?  Os fãs de esportes estão mais sintonizados do que nunca com as mídias sociais, e você pode chamar a atenção deles acompanhando conteúdo e atualizações em tempo real, fazendo publicações e comentários sobre uma partida ou acontecimento.

Explore os bastidores

Como você, profissional de marketing esportivo, pode usar as mídias sociais para chamar a atenção do seu consumidor? Uma boa opção é criar conteúdo que seu público queira ver. Algo que os fãs parecem nunca se cansar é o conteúdo que mostra os bastidores e histórias desconhecidas de seus atletas. São conteúdos que podem chamar a atenção para a relevância da marca. Acompanhe um jogador indo ao médico, em uma ação de publicidade ou mesmo num jantar com a família.

Valorize o esporte feminino

Embora pareça bastante óbvio em pleno 2022, os esportes femininos são uma parte importante do cenário do marketing esportivo. Eles estão crescendo em popularidade, com atletas como Marta e Alex Morgan conquistando milhões de seguidores em suas redes sociais. Marcas como a Nike, Puma e Adidas estão apresentando mulheres em seu feed de mídia social, e essa pode ser uma boa oportunidade para sua empresa.

Acompanhe memes e piadas

Manter-se relevante nas mídias sociais pode ser um desafio, mas também pode ser divertido. Uma das melhores maneiras é através do humor. As pessoas adoram memes porque criam uma experiência compartilhada, fazendo com que o espectador se sinta parte de um coletivo. Saiba fazer uma boa curadoria de memes e piadas, e isso pode ser decisivo para o sucesso do seu produto.

Causas sociais têm impacto positivo

Cada vez mais, grandes organizações e equipes esportivas têm se alinhado com as causas da justiça social. A NBA, em particular, tem falado abertamente sobre seu apoio ao Black Lives Matter. Embora essas declarações possam ser polarizadoras, saber quando se envolver com causas de impacto social pode ajudá-lo a se conectar com seu público.

 

j.rafael
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