Aplicativo de Identidade Digital: Como baixar e usar?

Agora é possível ter todos os seus dados pessoais no aplicativo de Identidade Digital, se você quer baixar este app e saber como usa-lo, basta continuar lendo o artigo abaixo e iremos te explicar tudo sobre ele!

publicidade
Aplicativo de Identidade Digital
Aplicativo de Identidade Digital

Aplicativo de Identidade Digital

Com avanço da tecnologia, muito se tem feito para melhorar a qualidade de vida da população. Dessa forma, recentemente foi lançado no Brasil o aplicativo de Identidade Digital.

Através desse novo aplicativo, todas as pessoas que se cadastrar nele poderão ter em seus próprios celulares todas as suas informações pessoais que constam na Carteira de Identidade ou RG como também é conhecido.

publicidade

Desse forma, deixando esta funcionalidade ainda mais prática com o uso desse documento que é tão necessário para todos os brasileiros.

O RG virtual anda mais é do que a versão digital da tradicional Carteira de Identidade em formato físico que todos nós carregamos em nossas carteiras afim de comprovar nossa identidade caso solicitado.

publicidade

Validação da Identidade Digital

Este novo aplicativo de Identidade Digital foi lançado pela Polícia Civil de São Paulo e poderá ser baixado por todos os cidadãos que já possuem o RG na versão tradicional, ou seja, na versão física da qual estamos acostumados a utilizar.

Além disso, do mesmo modo que a versão física é assegurada pela Secretaria de Segurança Pública, assim também é a versão digital do documento.

Com isso, não se preocupe se o aplicativo de Identidade Digital será aceito ou não, pois é garantido pela Secretária com sua validação.

Dessa forma, o cidadão irá poder sair de sua casa sem o seu RG físico (o de papel) sem problemas algum, enquanto é claro, estiver portanto a sua versão digital no celular, porque a versão digital terá total autoridade para lhe identificar e servir como documento oficial da mesma forma que a sua identidade tradicional feita de papel.

Outra coisa, se você esta com dúvidas em relação ao aplicativo de Identidade Digital ter sido lançado pela Polícia Civil de São Paulo, então não se preocupe, o documento virtual é valido em todo o território brasileiro, e poderá ser apresentado em qualquer estado ou cidade tendo sua formalidade reconhecida em qualquer lugar como um documento oficial de identificação.


Quem pode baixar o aplicativo?

Infelizmente, ainda não são todas as pessoas do Brasil que podem baixar o App de Identidade Digital, isso ocorre porque somente algumas pessoas de acordo com as regras poderão fazer o download deste aplicativo em seus celulares.

Confira quem pode baixar o aplicativo de Identidade Digital:

  • Somente pessoas com idade acime de 16 anos podem baixar;
  • É preciso ser residente do Estado de São Paulo para fazer o download;
  • É preciso já ter emitido um RG no estado na versão física depois de fevereiro de 2014; 
  • A sua Identidade deverá ter um QR code no verso do documento comprovando uma versão digital.

Quem estiver de acordo com as regras apresentadas acima, poderá se inscrever no aplicativo do RG digital.


Como solicitar a Identidade Digital?

Não se esqueça que para poder baixar o aplicativo de Identidade Digital em seu celular e assim fazer a sua versão do RG digital, será preciso que em primeiro lugar, seja necessário já ter emitido a sua versão física após fevereiro de 2014 em São Paulo.

Dito isso, veja no passo a passo que preparamos para você como fazer o cadastro aplicativo de Identidade Digital:

  • Primeiramente, acesse o site oficial do App de Identidade Digital disponível tanto para Android quanto par Iphone;

  • Em seguida, conceda todas as permissões que lhe forem solicitadas;
  • Depois disso, basta você clicar em “adicionar RG”;
  • Logo depois, você deverá digitar o número da sua Identidade completo no campo solicitado e aceite a política de segurança do App para prosseguir;
  • Após tocar em “solicitar”, você deverá selecionar a opção “Iniciar reconhecimento” para fazer o cadastro da sua biometria e tirar uma foto para o reconhecimento facial, tudo pelo seu celular;
  • Por fim, basta enviar todos os dados e pronto, sua RG digital estará pronta para visualização após análise e confirmação da Secretária de Segurança Pública.

Pronto, viu como é simples instalar o aplicativo de Identidade Digital em seu celular através da Play Store?

Basta seguir o passo a passo que lhe informamos logo acima que você pode ter o app de graça e utiliza-lo em qualquer lugar do país sem medo, pois ele possui total oficialidade como documento de identificação, assim como a sua versão tradicional em papel ou outros documentos como passaporte e carteira de motorista.

Então não fique de fora e faça o download assim que você puder e já se livre do papel e comece a utilizar o App de Identidade Digital.

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 15

Aplicativo de Identidade Digital: Como baixar e usar?

Fernanda Camargo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2018, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre todos os tipos de inscrição nos mais variados assuntos como escolas, programas de Tc e demais assuntos.
publicidade