Casamento Comunitário: Como Participar? Veja Cidades e Datas!

Você sabe como funciona o casamento comunitário 2021? Trata-se de uma ótima opção para quem sonha com o matrimônio, mas não tem condições financeiras para arcar com todos os gastos da cerimônia e da festa após o casamento. Quer saber mais sobre ele? Nós preparamos um artigo sobre todos os detalhes para quem deseja participar do casamento comunitário 2021!

publicidade
Casamento Comunitário 2021
Casamento Comunitário 2021

Como funciona o casamento comunitário?

Um dos fatores que contribuem para o adiamento do casório é o financeiro. Sim, casar não é barato! Os gastos com a cerimônia, ornamentação, vestidos, documentação e toda a burocracia referente a cerimônia muitas vezes impossibilitam a realização deste lindo sonho.

publicidade

Pensando nisso, com a ideia de auxiliar os noivos, proporcionar um momento de felicidade e ao mesmo tempo, oficializar o relacionamento, foi que surgiu a nobre ideia do casamento comunitário.

publicidade

Em resumo, o casamento comunitário funciona como uma cerimônia em que vários casais oficializam a união no mesmo dia e horário.

No casamento comunitário há todas as etapas de uma cerimônia normal, a única diferença é o fato que não são apenas duas pessoas de casando.

No entanto, essa tem sido uma das alternativas mais bonitas e escolhidas por pessoas de baixa renda que desejam se casar.

Contudo, o que não pode deixar de mencionar é o fato de que há alguns pré requisitos para poder ser inscrito no programa e participar do casamento comunitário 2021.

Como vai funcionar o casamento comunitário em 2021?

Por causa da pandemia da COVID-19, algumas regras do casamento comunitário foram modificadas. Em alguns estados, por exemplo, o acontecimento de festas e eventos de grande porte foram proibidos.

Isso tudo ocorreu por conta do alto risco de contágio do novo coronavírus que pode surgir em casos de aglomerações. De acordo com o portal de notícias do G1, o governo de Pernambuco anunciou a proibição de eventos sociais e corporativos.

Além de Pernambuco, muitos outros estados também decretaram a proibição. Portanto, para ter certeza se haverá ou não casamento comunitário em 2021, é preciso ficar atento às restrições em seu estado.

Quer saber mais sobre isso? Só continuar a leitura e acompanhar o tópico a seguir! Confira também como funcionam as inscrições para o programa Fábrica de Casamento, do SBT!


Regras para participar do casamento coletivo

Para ter direito ao casamento coletivo, é preciso que se cumpra alguns pré requisitos que dependem do local pelo qual será realizado a cerimônia. Porém, como regras gerais, podemos citar:

  • Não ser casado judicialmente;
  • Ambas as partes de comum acordo.

Contudo, as famílias que tem como renda até dois salários mínimos são as mais escolhidas e inseridas no projeto.

✓ Veja alguns dos posts mais visitados no site:

O casamento comunitário é pago?

Inicialmente, os casamentos comunitários eram todos gratuitos, mas agora alguns cartórios e igrejas oferecem o serviço com um valor reduzido para cobrir os gastos com serviços.


Inscrições para casamento comunitário 2021

Para participar do projeto, você pode dirigir-se as seguintes instituições:

  • Cartórios;
  • Tribunais de Justiça (como é o caso do Rio de Janeiro);
  • Prefeitura de sua cidade;
  • Igrejas (como é o caso da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro);
  • ONG’s (como é o caso do projeto Ajax em Brasília).

Casamento Comunitário 2021

Documentos necessários para o casamento comunitário

Esses são os locais que podem te informar e até mesmo realizar a sua inscrição para o casamento.

Entretanto, é super válido que você saiba quais são os documentos necessários para o cadastro em casamento comunitário. Entre eles, podemos citar:

  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Para os solteiros, certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento com averbação do óbito para os viúvos;
  • Os divorciados devem apresentar a certidão de casamento com averbação de separação;
  • Comprovante de renda;
  • Duas testemunhas com RG e CPF;

Como saber se a minha região disponibiliza destes projetos sociais? Bem, continue acompanhando o nosso texto e tenha todas estas informações.


Cidades e datas do casamento comunitário 2021

Sabemos que este projeto social é lindo. Casar não significa apenas um ato de amor e a vontade de oficializar um relacionamento.

Fique atento se a sua região está inserida no casamento comunitário 2021 e anote as datas que estarão abertas as inscrições para o programa.

Acompanhe:

  • Sorocaba – SP (13 e 27 de fevereiro) – Inscrições abertas, clique aqui 
  • Osasco – SP (Ainda sem datas definidas) – Inscrições abertas, clique aqui
  • Distrito Federal (6 de dezembro) – Inscrições abertas, clique aqui

Assim que novas inscrições forem abertas, atualizaremos o artigo!

Continue acompanhando a nossa página, que vamos estar atualizando e trazendo mais novidades relacionadas ao casamento comunitário 2021.

Uma dica importante é você ficar sempre atento às ONG’s ou ao site da prefeitura do seu município. Isso porque quando são abertas as inscrições, as vagas são limitadas.

Com o projeto, em muitos lugares os noivos conseguem gratuidade até nas roupas e adereços do casal. Contudo, é válido mencionar que em algumas regiões os noivos pagam uma pequena parcela pelo casamento para ajudar com os custos do evento.

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.47
Total de Votos: 15

Casamento Comunitário: Como Participar? Veja Cidades e Datas!

Especialista em produção de conteúdo para web desde 2018, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre todos os tipos de inscrição nos mais variados assuntos como escolas, programas de Tc e demais assuntos.
×

Sabia que você pode fazer cursos gratuitos certificados e mudar de vida pra sempre? Entenda.

VER AGORA

publicidade