Você sabe como funciona o casamento comunitário 2021? Trata-se de uma ótima opção para quem sonha com o matrimônio, mas não tem condições financeiras para arcar com todos os gastos da cerimônia e da festa após o casamento. Quer saber mais sobre ele? Nós preparamos um artigo sobre todos os detalhes para quem deseja participar do casamento comunitário 2021!

Como funciona o casamento comunitário?
Um dos fatores que contribuem para o adiamento do casório é o financeiro. Sim, casar não é barato! Os gastos com a cerimônia, ornamentação, vestidos, documentação e toda a burocracia referente a cerimônia muitas vezes impossibilitam a realização deste lindo sonho.
Pensando nisso, com a ideia de auxiliar os noivos, proporcionar um momento de felicidade e ao mesmo tempo, oficializar o relacionamento, foi que surgiu a nobre ideia do casamento comunitário.
Em resumo, o casamento comunitário funciona como uma cerimônia em que vários casais oficializam a união no mesmo dia e horário.
No casamento comunitário há todas as etapas de uma cerimônia normal, a única diferença é o fato que não são apenas duas pessoas de casando.
No entanto, essa tem sido uma das alternativas mais bonitas e escolhidas por pessoas de baixa renda que desejam se casar.
Contudo, o que não pode deixar de mencionar é o fato de que há alguns pré requisitos para poder ser inscrito no programa e participar do casamento comunitário 2021.
Como vai funcionar o casamento comunitário em 2021?
Por causa da pandemia da COVID-19, algumas regras do casamento comunitário foram modificadas. Em alguns estados, por exemplo, o acontecimento de festas e eventos de grande porte foram proibidos.
Isso tudo ocorreu por conta do alto risco de contágio do novo coronavírus que pode surgir em casos de aglomerações. De acordo com o portal de notícias do G1, o governo de Pernambuco anunciou a proibição de eventos sociais e corporativos.
Além de Pernambuco, muitos outros estados também decretaram a proibição. Portanto, para ter certeza se haverá ou não casamento comunitário em 2021, é preciso ficar atento às restrições em seu estado.
Quer saber mais sobre isso? Só continuar a leitura e acompanhar o tópico a seguir! Confira também como funcionam as inscrições para o programa Fábrica de Casamento, do SBT!
Regras para participar do casamento coletivo
Para ter direito ao casamento coletivo, é preciso que se cumpra alguns pré requisitos que dependem do local pelo qual será realizado a cerimônia. Porém, como regras gerais, podemos citar:
- Não ser casado judicialmente;
- Ambas as partes de comum acordo.
Contudo, as famílias que tem como renda até dois salários mínimos são as mais escolhidas e inseridas no projeto.
✓ Veja alguns dos posts mais visitados no site:
O casamento comunitário é pago?
Inicialmente, os casamentos comunitários eram todos gratuitos, mas agora alguns cartórios e igrejas oferecem o serviço com um valor reduzido para cobrir os gastos com serviços.
Inscrições para casamento comunitário 2021
Para participar do projeto, você pode dirigir-se as seguintes instituições:
- Cartórios;
- Tribunais de Justiça (como é o caso do Rio de Janeiro);
- Prefeitura de sua cidade;
- Igrejas (como é o caso da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro);
- ONG’s (como é o caso do projeto Ajax em Brasília).
Documentos necessários para o casamento comunitário
Esses são os locais que podem te informar e até mesmo realizar a sua inscrição para o casamento.
Entretanto, é super válido que você saiba quais são os documentos necessários para o cadastro em casamento comunitário. Entre eles, podemos citar:
- Documento de identidade;
- Comprovante de residência;
- Para os solteiros, certidão de nascimento;
- Certidão de casamento com averbação do óbito para os viúvos;
- Os divorciados devem apresentar a certidão de casamento com averbação de separação;
- Comprovante de renda;
- Duas testemunhas com RG e CPF;
Como saber se a minha região disponibiliza destes projetos sociais? Bem, continue acompanhando o nosso texto e tenha todas estas informações.
Cidades e datas do casamento comunitário 2021
Sabemos que este projeto social é lindo. Casar não significa apenas um ato de amor e a vontade de oficializar um relacionamento.
Fique atento se a sua região está inserida no casamento comunitário 2021 e anote as datas que estarão abertas as inscrições para o programa.
Acompanhe:
- Sorocaba – SP (13 e 27 de fevereiro) – Inscrições abertas, clique aqui
- Osasco – SP (Ainda sem datas definidas) – Inscrições abertas, clique aqui
- Distrito Federal (6 de dezembro) – Inscrições abertas, clique aqui
Assim que novas inscrições forem abertas, atualizaremos o artigo!
Continue acompanhando a nossa página, que vamos estar atualizando e trazendo mais novidades relacionadas ao casamento comunitário 2021.
Uma dica importante é você ficar sempre atento às ONG’s ou ao site da prefeitura do seu município. Isso porque quando são abertas as inscrições, as vagas são limitadas.
Com o projeto, em muitos lugares os noivos conseguem gratuidade até nas roupas e adereços do casal. Contudo, é válido mencionar que em algumas regiões os noivos pagam uma pequena parcela pelo casamento para ajudar com os custos do evento.