CNH DIGITAL: Como baixar aplicativo e usar CNH no seu celular

publicidade

O mercado de aplicativos de celulares trouxe mais uma novidade para seus usuários: a CNH digital! Confira em nosso post como baixar e usar o app.

publicidade

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a CNH digital. Perguntas como, se ela substituiu o documento impresso ou se é válido em todo território nacional são frequentes entre os interessados no aplicativo.

No entanto, o principal a ser dito inicialmente é que a CNH Digital veio realmente para facilitar tanto a vida do governo quanto da população. Isso porque a digitalização da carteira agiliza uma série de processos burocráticos para os cidadãos e para os funcionários públicos.

Sendo assim, o cidadão pode carregar sua CNH no celular e regularizar toda a sua situação apenas com um clique.

Isso pode até parecer pouca coisa, mas a tecnologia pode facilitar e muito a vida do ser humano. Então no trânsito não não havia de ser diferente.

publicidade

A utilização da CNH digital auxilia o usuário desprevenido que, por exemplo, sai de casa e esquece sua carteira para traz. Imagina o transtorno ao parar numa blitz sem sua carteira de motorista. Por isso, é interessante ficar por dentro da novidade e saber como baixar e usar o app caso algum dia venhamos precisar.

Portanto, vamos te mostrar como baixar o aplicativo e usar sua CNH no celular com toda a praticidade e facilidade!

O que é a CNH digital?

Para início de conversa, o que é essa tal de CNH digital?

publicidade

A CNH digital nada mais é do que seu documento oficial de habilitação na tela do seu celular. O aplicativo está disponível desde 2017 e de lá para cá passou por várias atualizações. Ele permiti que os motoristas utilizem a CNH digital como meio de comprovar sua regularidade nos volantes de uma maneira acessível e prática.

Na realidade, com tanto avanço tecnológico e modernização, é um desperdício não inovar no trânsito também. Então nada mais justo que digitalizar a CNH, afinal poucas pessoas hoje em dia esquecem o celular  não é mesmo?

Além disso, é importante frisarmos que a carteira digital tem o mesmo valor que uma carteira física. Mas será que seu uso é obrigatório? Veremos isso a seguir.

É obrigatório o uso da CNH Digital?

A CNH digital está disponível em todo território nacional e, segundo fontes secundárias, o Rio de Janeiro foi o último estado a aderir ao documento eletrônico.

O uso da CNH digital não é obrigatório, muito menos o documento impresso deixará de valer. O condutor pode solicitar sua CNH digital quando desejar ou continuar usando o documento de habilitação impresso, sem nenhum problema.

Como fica a situação da carteira física

Como mencionado anteriormente, as carteiras de habilitação impressa continuam valendo normalmente, não se preocupe com a funcionalidade de ambas as carteiras. Nesse sentido, tanto a digital como a física irão valer para comprovar que você está regularizado e dentro da lei.

Então, se ocorrer uma blitz, por exemplo, você poderá usar sua carteira física ou a digital para apresentar às autoridades que estiverem responsáveis no momento.

CNH impressa com QR Code é necessária

Devemos te lembrar que é importante ter um documento impresso com um QR Code no verso do mesmo para que você possa utilizá-lo no momento do cadastro da sua CNH Digital.

Nesse sentido, os QR Code começaram a ser colocados nas carteiras de motoristas a partir do ano de 2017. Então se você possui uma carteira mais antiga, provavelmente não terá acesso a esse QR Code.

Além do QR Code, você deve atualizar o seu número de telefone celular e endereço de e-mail junto ao Detran para que não ocorra erros indesejados no processo.

Como baixar o aplicativo e usar a CNH no celular

É bastante simples realizar o cadastro da sua CNH para o seu aplicativo do celular para usar em determinadas situações, então veja o passo a passo:

1- A primeira coisa que você tem que fazer é baixar o aplicativo “Carteira digital de trânsito”;

2- Você pode baixar no seu Android ou IOS;

3- Clique na opção “entrar com gov.br”;

4- Então entre na sua conta para ter acesso a mais opções;

5- Se você não tiver conta, basta criar rapidamente;

6- Agora clique na opção “Habilitação”;

7- Toque em baixar CNH;

8- Vá até VALIDAR usando o celular e conceda o acesso necessário;

9- Lembre de ter seu documento em mãos;

10- Então, basta realizar todo o processo que vai ser solicitado e pronto!

Depois de realizar todo esse processo, você terá acesso no seu aplicativo a sua CNH Digital, tanto a frente quanto o verso do seu documento estarão disponíveis juntamente com outras informações adicionais.

Sendo assim, toda vez que precisar utilizar sua carteira, basta acessar o seu aplicativo e mostrar à autoridade sua CNH Digital de forma simples e fácil.

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 1
CNH DIGITAL: Como baixar aplicativo e usar CNH no seu celular