Como agendar consulta com psicólogo pelo SUS

Trouxemos a seguir como você pode agendar um psicólogo gratuito pelo SUS. Saiba quem tem direito e quais benefícios!

Agora que você chegou até aqui, é porque quer saber como agendar um psicólogo gratuito pelo SUS, certo? Então, para ajudar, elaboramos um passo a passo simples e ter a chance de fazer terapia sem pagar nada.

Mas antes disso, sabia que você pode aproveitar outros benefícios para cuidar do seu bem-estar, como o Dignidade Menstrual, que dá absorventes de graça.

A seguir, você poderá aprender como receber tratamento de graça e quem pode ter acesso ao benefício. Acompanhe a leitura!

Quais os benefícios do apoio psicológico do SUS?

A princípio, os benefícios do apoio psicológico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são diversos e impactam positivamente a vida das pessoas que utilizam esse serviço.

Isso porque um dos principais objetivos da ação é possibilitar mais qualidade de vida para toda a população brasileira, permitindo acesso gratuito a diversos tratamentos.

Entre os principais benefícios, estão os seguintes:

  • Facilita a identificação e o manejo de emoções difíceis e conflitos internos, proporcionando estratégias para lidar com eles de forma saudável.
  • Oferece suporte especializado para enfrentar o estresse e a ansiedade, fornecendo técnicas e ferramentas para reduzir esses sintomas.
  • Promove o desenvolvimento da autoconsciência e autoaceitação, ajudando os pacientes a compreenderem melhor a si mesmos e a cultivarem uma relação mais positiva consigo mesmos.
  • Oferece apoio emocional contínuo durante momentos desafiadores da vida, como perdas, transições ou crises pessoais, ajudando os pacientes a navegarem por essas situações de forma mais resiliente.
  • Disponibiliza aconselhamento e orientação personalizados para auxiliar os pacientes na resolução de problemas, tomada de decisões e melhoria das relações interpessoais.
  • Disponibilidade de psicólogos qualificados através do SUS, garantindo acesso a profissionais capacitados para fornecer cuidados psicológicos adequados e de qualidade.

A partir desses benefícios, você pode confirmar que o programa veio para auxiliar pessoas de todo o Brasil.

Fonte: Reprodução | Web

Quem pode agendar consulta com Psicólogo pelo SUS?

Qualquer pessoa pode agendar uma consulta com um psicólogo, desde que haja disponibilidade de profissionais e vagas na unidade de saúde pública ou no serviço de saúde mental do município.

No entanto, é importante ressaltar que o benefícios é direcionado para grupos específicos, que mais necessitam desse apoio.

Dessa forma, essas pessoas podem receber o tratamento devido, conforme suas condições e necessidades. Portanto, pode agendar a consulta nos seguintes grupos.

  • Pessoas com transtornos mentais, como ansiedade, depressão, pânico e esquizofrenia;
  • Dependentes de álcool, outras drogas e outros distúrbios psicológicos;
  • Atendimento emergencial para situações de crise psicológica;
  • Pessoas que necessitam de suporte psicológico.

Por fim vale ressaltar que esse apoio psicológico é destinado a todas as pessoas que enfrentam desafios emocionais, independentemente da faixa etária.

Como agendar consulta com psicólogo pelo SUS

Geralmente, o primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência e solicitar atendimento com um psicólogo.

Dependendo da demanda e dos critérios de triagem estabelecidos pela unidade de saúde, pode haver uma espera para conseguir a consulta.

Saiba que o processo é bem simples, você precisa ter um Cartão Nacional de Saúde, ou seja, Cartão SUS. Em seguida, ir até uma Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.

Então, neste local, você será direcionado para um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou outros lugares de atendimento.

Fonte: Reprodução | Web

Lembrando que há uma triagem, em que é feita por profissionais que avaliam a urgência e a natureza do atendimento necessário.

Após a avaliação, será determinado se você será atendido imediatamente ou se precisará agendar uma consulta para mais tarde.

Além disso, é necessário comparecer pontualmente à consulta marcada, já que a regularidade nas sessões é crucial para o progresso do tratamento. 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Por favor, aguarde…

0