Como se precaver do Golpe do depósito antecipado?

Você precisa saber quais precauções tomar para não ser vítima do golpe do depósito antecipado.

publicidade

O golpe do depósito antecipado tem feito vítimas constantemente, cuidado! Você não pode se tornar mais um refém da criminalidade, tenha cuidado com dados e propostas suspeitas. Conheça agora quais passos tomar para não perder o seu dinheiro.

Atualmente viralizou muitas notícias falando sobre o golpe do depósito antecipado que muitas pessoas foram vítimas durante o período de isolamento social que aconteceu nos últimos meses.

Esse golpe faz com que as pessoas que solicitam um determinado empréstimo ou aprovação de crédito, recebam uma solicitação para depositar uma certa quantia para que o valor seja liberado.

publicidade

No entanto, esse valor nunca voltava e a pessoa se dava conta que era um golpe e que perdeu o dinheiro depositado. Isso aconteceu inúmeras vezes e muitas pessoas desinformadas e desesperadas, acabaram caindo.

Isso infelizmente acontece até hoje, mas para evitar que mais pessoas caiam nesse golpe, nós criamos esse conteúdo com dicas e todas as informações para você!

Golpes pela internet nos dias de hoje

O golpe do depósito antecipado é só mais um entre milhares de golpes que já foram praticados por bandidos na internet e empresas falsas por todo o Brasil.

Mas com a pandemia, muitas pessoas acabam ficando mais em casa, sem ter muitas ocupações no dia a dia. Ou seja, isso fez com que as pessoas passassem mais tempo na internet, na mira dos golpistas.

E isso não é tudo, com o aumento dos preços em todo o país, muitas pessoas começaram a passar por dificuldades financeiras e precisaram solicitar empréstimos para pagar as contas, manter um negócio ou qualquer outra coisa.

Sendo assim, o resultado foi que mais e mais desavisados caíram no golpe do depósito antecipado e perderam muito dinheiro. Mas não se preocupe, aqui você vai saber tudo o que precisa para não cair nesse golpe!

O Depósito antecipado é verdadeiro?

Não! Você deve entender que quase todas as instituições financeiras fazem parte do grupo do Banco Central. Nesse sentido, ele gere as regras de crédito e muitas outras que os bancos devem colocar em prática.

No entanto, não existe qualquer regra ou norma que obrigue, indique ou incentive os bancos a solicitarem um valor antecipado para a liberação do seu crédito.

Então claramente não é verdadeiro, pois se você for solicitar de forma habitual qualquer tipo de empréstimo, seja onde for, nenhuma instituição de respeito vai realmente solicitar  um depósito antecipado para você.

Por isso, se acontecer de for solicitado a você que realize esse depósito, desconfie na mesma hora e aborte o empréstimo.

Veja como evitar o golpe do depósito antecipado

  • Evite disponibilizar dados importantes:

Dados bancários, cartão de crédito e coisas desse tipo. Se a empresa mandar email ou até mesmo telefonemas pedindo essas informações, desconfie na mesma hora.

Nesse sentido, você deve entender que as grandes instituições têm um protocolo que seguem ao disponibilizar um empréstimo.

  • Pesquise bastante sobre a empresa antes de solicitar qualquer coisa:

Não em sites que ninguém conhece. O maior poder que você mesmo tem na internet é a pesquisa. Então pesquise tudo a respeito da empresa e verifique nas mídias e outras fontes se a empresa é confiável ou não.

  • Desconfie de propostas muito boas:

Bancos grandes e empresas conceituadas tem uma média de valores que seguem e que o próprio mercado segue. Então quando você encontrar propostas muito fora dessa realidade, desconfie e pesquise.

E lembre-se, se você tiver que escolher entre o confiável e o barato, escolha sempre a opção mais confiável e evite cair no golpe do depósito antecipado.

Todos os empréstimos online são perigosos?

Na realidade não, os empréstimos online tem muitas vantagens que empréstimos convencionais não oferecem para os seus solicitantes.

No entanto, estamos falando de um lugar em que as leis muitas das vezes não são levadas em consideração e respeitadas pelos usuários online.

Então você deve saber o que está fazendo para não ficar à mercê desses golpistas. Nesse sentido, procure empresas que já tenham um reconhecimento no mercado, além de telefones de contato.

Busque achar na internet análises e avaliações sobre o site. Assim você consegue ter uma noção se clientes realmente conseguiram empréstimos e se a empresa é real. Pesquisar por vídeos com muitos acesso também é um ótimo ponto.

Pode ser chato fazer esse processo, mas fazendo isso, você garante a sua segurança e  evita cair no golpe do depósito antecipado no qual muitas pessoas foram vítimas.

Acompanhe nosso conteúdo e veja como não cair no golpe do PIX.


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.