Concurso Receita Federal: O edital ainda sai em 2021?

Como um bom concurseiro você anda ansioso por notícias do concurso da Receita Federal para 2021? Confira aqui informações importantes.

publicidade

Se você deseja saber tudo sobre rumores e notícias do concurso Receita Federal, aqui no nosso artigo iremos esclarecer tudo sobre esse exame.

Acontece que a Receita Federal do Brasil (RFB) conta com um déficit de aproximadamente 22 mil profissionais da área tributária. 

Desse montante, temos cerca de 12.000 auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil (AFRFB) e aproximadamente 10.000 analistas-tributários em falta.

publicidade

A receita chegou a esse ponto pois está há quase 10 anos sem realizar nenhum concurso para admissão de novos funcionários.

Pois os últimos concursos para Auditor e Analista da Receita Federal, aconteceram respectivamente em 2014 e 2012, ambos sob responsabilidade da Esaf.

Por causa desses fatores, o público concurseiro se prepara e aguarda ansiosamente por esta oportunidade que parece está bem próxima, porque a solicitação desse processo já está bem avançada e apresenta  retorno positivo. 

Então, para ficar ciente de todas as atualizações sobre esse assunto, continue nos acompanhando.

Processo de solicitação do concurso Receita Federal 

Há cerca de mais de um ano atrás a Secretaria de Gestão e Desempenho De Pessoal (SGP) confirmou que recebeu o pedido de um novo concurso receita federal, por causa da falta de pessoal no órgão.

Esse pedido inicial contava com a solicitação de 3.360 vagas para os cargos de: Auditor-Fiscal, Analista-Tributário, Arquiteto, Engenheiro, Contador, Analista técnico administrativo e Assistente técnico administrativo.

Porém esse pedido foi negado, o que temos hoje em processo de aprovação é concurso com 699 vagas para os dois principais cargos: Auditores fiscais e Analistas tributários.

São 230 vagas destinadas para o cargo de Auditor e 469 vagas para os Analistas Tributários.

Situação atual do concurso Receita Federal

Bom, recentemente no Brasil houve a publicação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano (2022), e PLOA traz em seu texto uma previsão de mais de 66 mil vagas para o poder executivo

Mas fique bem atento, pois esse mesmo texto não deixa bem claro quais são os setores que irão contar com essas vagas

Logo é possível que a Receita Federal esteja dentro dessas vagas, mas não se sabe ainda.

Depois que o Governo Federal publicou a PLOA o objetivo é confirmar a autorização para publicar o edital já nos próximos meses, porque a situação é crítica e precisa de nomeações já no início de 2022.

Provas no mesmo dia 

O SindiReceita é um órgão de sindicato dos analistas tributários que também está na linha de frente dessa luta para aprovar o edital do concurso Receita Federal o mais rápido possível.

Esse pessoal se reuniu recentemente com os seus representantes para pedir que as provas fossem aplicadas no mesmo dia, porque dessa maneira iria evitar que as vagas não fossem totalmente ocupadas.

Competências da Receita Federal

A Receita Federal é um órgão que obedece às ordens do Ministério da Economia e atua na administração dos tributos de competência da União.

Além disso a receita também atua na fiscalização e tributação aduaneira (comércio internacional), prevenindo e combatendo:

  • Sonegação fiscal;
  • Contrabando;
  • Descaminho;
  • Contrafação;
  • Pirataria;
  • Tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas afins;
  • Tráfico internacional de armas de fogo e munições;
  • Lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;
  • Outros ilícitos aduaneiros.

Requisitos, cargos e remunerações

Analista-tributário

É necessário que o candidato tenha formação de nível superior em qualquer curso de graduação desde que seja aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

A remuneração inicial do Analista é de R$11.684,39 

Auditor-fiscal

Para esse cargo, a receita também exige formação de nível superior em instituição reconhecida pelo MEC.

A remuneração inicial do Auditor-fiscal é de R$21.029,09 

Vale ressaltar que ambas remunerações estão defasadas e muito provavelmente continuarão dessa maneira no possível edital.

O edital do concurso receita federal sai ainda em 2021 ? 

Quando analisamos o panorama, o processo de avaliação está bem avançado, mas o mesmo parece ter estagnado agora nos últimos meses.

Isso porque existia uma grande esperança que ele fosse publicado agora em setembro de 2021, como vimos, isso não aconteceu.

Talvez um dos fatores para isto seja a falta de verba da união para bancar novas vagas, entretanto a PLOA de 2022 acende uma esperança para todos os concurseiros.

De forma que se o edital não sair agora nesse fim de ano, muito provavelmente sairá no início de 2022 dada a situação crítica da receita.

Então, continue se preparando para o concurso Receita Federal, porque o dia está bem próximo.


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.