×

Novo benefício do Governo Brasileiro está pagando R$400,00 a famílias que precisam.

Saiba agora como se inscrever e solicitar o novo benefício para 2022.

COMO SOLICITAR

Conheça a Carteira de Trabalho Digital

Saiba tudo aqui sobre a carteira de trabalho digital, sua funcionalidade, como baixar e como ela será útil para o dia a dia da população. Confira!

publicidade

A carteira de trabalho digital veio para inovar a utilização de um dos principais documentos de identificação profissional que as pessoas utilizam até os dias de hoje.

Portanto, é um documento muito importante para os trabalhadores, empresas e governo, pois comporta uma série de informações importantes a respeito do profissional em questão.

Tendo isso em vista, o governo trouxe a tecnologia para ainda mais perto da sociedade, digitalizando assim, a carteira de trabalho. Então agora, podemos acessar esse documento diretamente do celular.

publicidade

Não se preocupe se está confuso, vamos explicar tudo nos próximos tópicos. No entanto, devemos entender que as vantagens que essa digitalização traz, são muito positivas para o mercado de trabalho como um todo.

Enfim, chega de enrolação e vamos ao que interessa. Vamos conhecer tudo sobre a carteira de trabalho digital e como ela vai funcionar!

O que é a carteira de trabalho digital?

Afinal, o que é a carteira de trabalho digita? Fonte: G1.

Como o avanço tecnológico acontece de uma hora para a outra, é comum que algumas pessoas acabem sendo pegas de surpresa e não saibam muito bem do que se trata esse tema.

Contudo, veja bem, qualquer pessoa que um dia já trabalhou formalmente, teve que emitir a sua carteira de trabalho para registrar todas as atividades e alterações que diz a respeito da sua condição trabalhista.

Portanto, é correto afirmar que é um dos documentos mais utilizados pelas pessoas que existem atualmente. Pensando nessa importância, o governo resolveu melhorar e inovar nessa área.

Sendo assim, os trabalhadores poderão ter acesso a um aplicativo, onde podem acessar a sua carteira de trabalho de forma virtual. Ou seja, todas as informações dentro do seu celular.

Lembre-se que essa carteira de trabalho digital, poderá ser utilizada da mesma forma que uma carteira física, não existe qualquer diferença.

Veja quais informações encontramos no documento

Não se engane, pois mesmo sendo um documento digital, ele vai ser composto por todas as informações necessárias e presentes em um carteira de trabalho física.

Ou seja, essa digitalização é algo que apenas vai agregar e trazer mais comodidade quando o assunto são documentos. Então agora, vamos acompanhar mais alguns detalhes.

Veja as informações que poderemos ter acesso facilmente com a nova carteira digital:

  • Remuneração;
  • Algumas alterações que podem ter havido em seu salário e também, férias;
  • Informações referentes ao INSS- Instituto Nacional do Seguro Social;
  • Condições específicas de seu contrato e caso tenha já ocorrido;
  • A data que deixamos de trabalhar na empresa.

Veja também, as funções que iremos poder executar com o documento digital:

  • Consultar determinadas de seu trabalho;
  • Nossa participação no fundo de garantia;
  • Informações sobre a Previdência Social;
  • Tempo de trabalho em determinada empresa.

Como baixar e usar o aplicativo?

Uma dúvida bastante comum entre os usuários de primeira viagem, é como podemos baixar e instalar o aplicativo responsável por mostrar a nossa carteira de trabalho digital e todas as informações do documento.

No entanto, é muito simples realizar o download, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Primeiramente, devemos acessar a loja de aplicativos do nosso celular;
  • Depois pesquisar por carteira de trabalho digital;
  • Ao encontrar o app, clique na opção baixar;
  • Aguarde o download e depois a instalação;
  • Pronto! Agora basta começar a usar o app.

Depois de baixar e instalar, é importante abrir o aplicativo e colocar todas as informações necessárias para que possamos acessar a nossa carteira digital sem problemas.

É muito simples e intuitivo, mas os usuários de IOS podem ficar tranquilos, pois o aplicativo também está disponível para essa plataforma de smartphones. Agora vamos falar um pouco mais sobre a importância dessa carteira.

Qual a importância de uma carteira de trabalho digital?

Todo esse procedimento, que apesar de ser simples, vai render muitos frutos e vantagens a curto e longo prazo. 

Isso porque o avanço tecnológico em diversas áreas da comunidade somente ajudam nosso dia a dia, e a digitalização da carteira de trabalho é mais uma dessas tecnológicas que vieram para ficar nessa nova geração.

Portanto, com a carteira digital os procedimentos vão ser bem mais ágeis, pois não será necessário retirar o documento físico, basta acessar o celular no seu bolso. 

Além disso, não será necessário carregar documentos físicos como esse para todos os lugares ou se preocupar em guardá-los para não perdê-los com o passar do tempo.

Em outras palavras, a carteira vai estar sempre a sua disposição, basta acessar o seu celular e em alguns segundos teremos acesso a todas as informações que estão presentes no documento.

Enfim, a carteira de trabalho digital veio pra ficar nessa nova era da tecnologia!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.