Consulta PIS 2022 pelo CPF

O pagamento do PIS se iniciará em fevereiro e uma das formas de consultar é pelo CPF. Veja como é simples!

publicidade

Existem diferentes formas de consultar o PIS 2022 e obter as informações importantes e necessárias para receber o seu abono de forma simples e sem complicações. Nesse sentido, vamos te explicar como podemos consultar o PIS utilizando o CPF ou número de inscrição. E também em qual site devemos colocar as nossas informações.

Sendo assim, a verdade é que existem formas diferentes para trabalhadores de diversos âmbitos consultarem o seu número do programa do governo. Então, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas formas para que você entenda bem.

Portanto, não deixe de ler até o final para compreender os detalhes a respeito da consulta do PIS 2022!

publicidade
Afinal, como consultar o PIS pelo CPF?

Consulta do PIS pelo CPF

Receba benefícios no seu celular

Você sabe mesmo como realizar a consulta do seu PIS utilizando o CPF? Pois bem, esse tipo de consulta é destinado para trabalhadores da iniciativa privada de todo o Brasil.

Ou seja, esses trabalhadores podem optar por realizar a sua consulta apenas utilizando o CPF ou até mesmo pelo próprio número de inscrição disponibilizado para essas pessoas.

Enfim, basta utilizar uma dessas opções dentro do site do Banco do Brasil. Depois que fizerem isso, terão feito a consulta e saberão qual é o seu número do programa do governo PIS 2022.

O que é o PIS/PASEP

O programa PIS/PASEP é um programa governamental no qual empresas de iniciativa privada ou pública fazem parte de um grupo que custeia um valor para ser distribuído entre trabalhadores comuns.

Ou seja, é uma espécie de abono distribuído para um grupo de trabalhadores que preenchem os requisitos estabelecidos pelo governo, com o objetivo de pagar por despesas e benefícios para o trabalhador.

Nesse sentido, é um programa que visa distribuir de uma forma melhor a renda nacional entre os trabalhadores que ajudam as empresas a se desenvolverem ao longo dos anos.

Enfim, mas afinal, quem pode receber o PIS 2022!

Quem pode receber o PIS 2022?

Agora que já entendemos do que se trata o programa governamental do PIS/PASEP, vamos aprofundar nas características e quem são os beneficiários desse programa.

Portanto, separamos uma lista que mostrar quem pode receber o PIS 2022:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano de 2020;
  • Ter exercido atividade remunerada , durante pelo menos 30 dias, no base utilizado para apuração;
  • Seus dados devem ter sido informados pelo empregador corretamente na relação anual de informações.

Enfim, como podemos ver, o indivíduo além de estar cadastrado a mais de 5 anos no programa, deve seguir alguns outros critérios determinantes.

Além disso, é importante averiguarmos todas as informações que foram disponibilizadas para os órgãos responsáveis e analisar se as informações corretas foram repassadas.

Agora vamos acompanhar e ver como podemos consultar o programa!

Carteira digital

A segunda forma de consultar o PIS 2022 é utilizando o aplicativo da carteira digital para termos acesso às informações dos contratos trabalhistas, a média salarial, período trabalhado e o número do PIS/PASEP.

Ou seja, em um só aplicativo você tem à sua disposição uma série de informações relevantes, inclusive do programa do governo brasileiro.

Nesse sentido, é bastante simples e rápido. Apenas precisamos baixar o aplicativo no nosso celular e logar com as informações requeridas.

Lembrando que o app está disponível para android e IOS de forma gratuita. Então basta baixar e acessar agora mesmo!

Portal GOV

Além do aplicativo da carteira digital, temos a opção de acessar o portal BOV.BR para ter acesso às informações diversas, inclusive o número do PIS/PASEP que precisamos para ter acesso ao benefício.

Então basta entrar no site e logar com as informações requeridas para consultar o programa PIS/PASEP de forma simples.

Site ou App da Caixa

Mas como fica a situação dos trabalhadores do setor privado? É bastante simples e os órgãos responsáveis já deram essa informação. 

Nesse sentido, os trabalhadores do setor privado podem consultar o seu PIS/PASEP utilizando o aplicativo da Caixa ou o próprio site do banco.

Dentro do site, teremos acesso a informações importantes que vão nos ajudar a saber a data correta de pagamento de acordo com o nosso número, e como receber o valor do abono.

Enfim, dessa forma, os trabalhadores conseguiram ter acesso aos seus números do PIS 2022.


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.