Golpe do PIX: tudo que precisa saber para não cair nesta armadilha

Entenda o que você pode fazer para não ser vítima do golpe do pix

publicidade

O PIX veio para facilitar nossas vidas, mas para algumas pessoas ele se torna um perigo, pois o golpe do PIX está crescendo cada vez mais em todo o Brasil. Tome cuidado com e-mails e SMS para não ser uma vítima. Saiba como se precaver!

O golpe do PIX cresceu muito por conta da facilidade de pagamentos e transferências que o PIX trouxe para as pessoas. Com isso, o número de pessoas que caiu nesse golpe é impressionante.

Acreditava-se que nos dias de hoje seria bem difícil as pessoas caírem nos famosos golpes online que vinham por SMS ou e-mail para tirar dinheiro das pessoas. No entanto, os golpistas também evoluíram.

publicidade

Com tecnologias como o PIX surgindo, é muito importante que nós possamos informar as pessoas sobre os crimes online que também se modernizaram.

Portanto, entenda de uma vez por todas como evitar esses golpes e como saber se você está sendo enganado ou não!

Entenda como funciona o golpe do PIX

O golpe do PIX funciona de uma forma bastante comum entre os golpistas em geral. Ele instiga o usuário a realizar um procedimento, que geralmente promete pagar um valor de bonificação.

Você pode estar se perguntando como o usuário acredita nessas mensagens ou e-mails. Acontece que esses golpistas usam o nome de grandes empresas para enganar as pessoas.

  • SMS:

Os golpistas enviam uma mensagem afirmando que um agendamento de PIX foi feito para pagar alguma taxa que o cliente geralmente conhece. No entanto, quando a pessoa clica no link o golpe começa.

  • E-mail:

Geralmente chegam e-mails promocionais prometendo valores com o nome de grandes empresas. Às vezes os golpistas afirmam que o valor X está bloqueado até que a pessoa deposite um valor para liberar.

Então a pessoa fatalmente cai no golpe acreditando que ao depositar o valor pelo PIX, irá receber a quantia prometida no e-mail.

Como podemos ver, são golpes sujos que fazem muitas pessoas perderem dinheiro sem sair de casa ou pagar por nada. Apenas usam a facilidade que o PIX trás. 

No entanto, ao conhecer nossas dicas você nunca mais vai cair nesse golpe do PIX!

Veja como evitar o golpe do PIX

  • Não compartilhe senhas, número de cartão ou qualquer outra informação por e-mail ou SMS:

Evite fornecer de graça as suas informações, as grandes empresas nunca realizam seus procedimentos utilizando esses meio de conta. Geralmente, você realiza qualquer pagamento pelo site ou app da empresa.

Então se acontecer de qualquer e-mail chegar alegando ser de uma empresa conhecida, desconfie na mesma hora e não mande qualquer informação.

  • Verifique as informações do recebedor:

Sempre que for fazer um PIX, verifique se quem está recebendo o valor é realmente o destinatário que você deseja enviar. Nesse sentido, as empresas sempre usam o nome da empresa oficial em todos os hábitos.

Então, sempre que for realizar qualquer pagamento, sempre o que vai aparecer para você é o nome da instituição.

  • Não confie em novos métodos:

Se você é cliente de um banco, por exemplo, com certeza já realizou pagamentos ou procedimentos pedidos pelo banco. Então entenda que se o banco quer algo de você, eles vão entrar em contato, como sempre fizeram.

Então, se em um determinado momento o procedimento mudar e valores forem envolvidos, ligue para o banco e esclareça tudo.

Todos os e-mails e SMS das empresas são golpes?

Primeiro você deve entender que as grandes empresas e instituições estão totalmente cientes desses acontecimentos e dos golpes que acontecem a todo momento na internet.

Então, é justamente por isso que elas aconselham seus clientes de forma que possam evitar ao máximo esses golpes. É bem comum você ver dentro do app de agências bancárias por exemplo, instruções para não fornecer informações pessoais.

Essa é uma das formas mais utilizadas pelas empresas para conscientizar os usuários dos possíveis golpes online que podem acontecer.

Nesse sentido, todas as transações ou procedimentos no qual você deve fornecer informações para a empresa, geralmente são realizadas nos sites oficiais ou aplicativos das mesmas.

Mas por que isso? É totalmente pensado para te dar a segurança durante o processo. As empresas cansam de afirmar para os usuários que não solicitaram as informações bancárias e nem senhas.

Portanto, não entregue suas informações de bandeja e evite cair no golpe do PIX ou em qualquer outro na internet.

Acompanhe nosso site e veja também como não cair no golpe do depósito antecipado.


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.