Inscrições EJA 2022: Vagas, Escolas e Datas de Matrícula

Confira o passo a passo simples e informativo de como funcionam as inscrições EJA 2022!

Por Shirlayne Thayse em 15/08/2022

publicidade

As inscrições EJA 2022 é uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que por algum motivo, não conseguiram concluir os estudos e já estão com a idade avançada. Realizando a inscrição, é possível garantir a vaga na escola e correr atrás do tempo perdido para ter o diploma de conclusão dos estudos em mãos. Quer saber como se inscrever? Então siga nos acompanhando!

Inscrições EJA 2022
Inscrições EJA 2022: Vagas, Escolas e Datas de Matrícula (Imagem: Reprodução/Web)

Antes de qualquer outra informação, é de suma importância que você saiba o que é e como funciona a EJA. Pensando nisto, elaboramos um tópico para tratarmos deste assunto. Confira a seguir:

publicidade

O que é EJA?

EJA é a sigla utilizada para a Educação de Jovens e Adultos, que tem como principal objetivo formar as pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada.

Receba benefícios no seu celular

Como deve ser do seu conhecimento, no Brasil existem milhares de pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e Médio. Isso acontece por diversos motivos.

Com isso, muitas delas não conseguem ingressar no mercado de trabalho por não ter um bom currículo. Para ajudar essas pessoas à terem um futuro melhor, o Governo criou o EJA, no qual é possível correr atrás de todo o tempo perdido e ter em mãos o tão desejado diploma.

Vale salientar que as aulas geralmente acontecem no turno da noite, para que essas pessoas possam trabalhar e estudar ao mesmo tempo!

Vagas disponíveis pelo EJA

São disponibilizadas centenas de vagas anualmente. Geralmente, essas vagas são ofertadas de acordo com a Secretaria de Educação de cada munícipio brasileiro.

Sendo assim, se você quer consultar o número de vagas disponíveis, é importante se informar com a Secretaria de Educação da sua cidade ou em uma das escolas municipais que oferecem esse nível de ensino.

Escolas que contam com o EJA

Escolas públicas em todos os estados brasileiros contam com vagas no EJA. Desde 2003 o Governo desenvolve ações para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.

De acordo com dados oficiais do MEC, o ciclo mais recente do programa, iniciado em 2015, aponta que 167.971 brasileiros estão sendo alfabetizados.

Atualmente, cerca de 17,5 mil turmas estão ativadas, com 17.088 alfabetizadores, 2.902 coordenadores e 105 tradutores intérpretes da língua brasileira de sinais (libras).

“A meta para o próximo ano é ampliar para 250 mil alfabetizandos atendidos. Esse número representa 50% a mais de vagas no ciclo 2017”, acrescentou o ministro.

Como funcionam as inscrições EJA 2022?

Para participar do programa é necessário garantir sua vaga nas inscrições EJA 2022. Todo esse procedimento é bastante simples de ser feito, levando apenas alguns minutos.

Você poderá realizar a sua inscrição de forma presencial ou online. Em ambas as opções é preciso ter em mãos alguns documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Se você preferir se inscrever de forma presencial, será necessário ir até a Secretaria de Educação do seu município ou em uma das escolas públicas com vagas abertas.

Já se você quer algo mais cômodo, sem precisar sair de casa, a forma online é a mais indicada. As inscrições EJA 2022 online funcionam da seguinte forma:

  • Vá até o site oficial da Secretaria de Educação do seu estado;
  • Procure pela Modalidade EJA;
  • Selecione a opção de pré-matrícula;
  • Leia atentamente todas as informações apresentadas;
  • Agora preencha o formulário com os dados solicitados pelo sistema;
  • Envie sua inscrição.

Com a sua inscrição feita, agora basta apenas aguardar o dia para efetivar a matrícula!