Jovem Aprendiz Correios: entenda como funciona

Participe do Programa Jovem Aprendiz dos Correios e faça de capacitações para enriquecer o currículo no primeiro emprego. Saiba mais!

publicidade

Sabemos que todo início é repleto de dificuldades, no mercado de trabalho não é diferente. Por isso, você pode aproveitar as oportunidades do Jovem Aprendiz Correios. 

O Programa Jovem Aprendiz veio para ajudar os jovens mais necessitados a entrar no mercado de trabalho. Nesse sentido, para assumir a vaga você precisa ter entre 14 e 24 anos, além de ter os conhecimentos do ensino médio, de preferência em colégios da rede pública. Se esse é o seu perfil, fique aqui e saiba como concorrer a uma vaga de jovem aprendiz Correios.

Entenda de uma vez por todas como funciona  o programa de jovem aprendiz dos Correios e todas suas vantagens!

publicidade

Você sabe como funciona o Jovem Aprendiz Correios?

Receba benefícios no seu celular

Projeto que está presente no Brasil desde o ano 2000, o Programa Aprendiz tem o intuito de ajudar os jovens a alçarem vôo rumo à primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Para que isso aconteça, tanto o Governo Federal quanto as empresas, sejam elas públicas e privadas, precisam estar juntos no projeto. 

Sendo assim, hoje temos inúmeras empresas que implementaram este modelo de contratação, de Aprendizes.

Esse contrato funciona da seguinte forma: adolescentes e jovens se candidatam à vaga e assumem o cargo de aprendizes durante dois anos. Nesse período, o aprendiz recebe capacitação específica e exerce atividades correspondentes ao seu cargo. 

Além disso, conforme for a desenvoltura do aprendiz no cargo, ele pode até conseguir um outro contrato dentro da empresa, dessa vez como efetivo.

No entanto, para concorrer a uma vaga é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Idade mínima de 16 anos e máxima de 22 anos;
  • Ser um estudante de escola pública, ou até mesmo ter terminado os estudos;
  • Não ter vínculo empregatício, nem registro em na carteira de trabalho;
  • Estar disponível para cumprir a carga horária de trabalho, a mesma é de no máximo seis horas por dia.

Vale lembrar que, mesmo com a idade padrão sendo entre 14 e 24 anos, esse é um requisito que fica a cargo das empresas. Assim,  temos uma faixa etária menor no caso dos Correios.

Ficou interessado? Então acompanhe o próximo tópico pois ele, com certeza, será essencial para efetuar sua candidatura.

Passo a passo para inscrição no Jovem Aprendiz Correios

Bom, do que adianta saber dessa ótima oportunidade mas não aproveitá-la? Por isso nós elaboramos um passo a passo para realizar a inscrição no programa. 

Siga as instruções abaixo para participar do processo seletivo:

  • Para realizar a sua inscrição como Aprendiz, clique aqui;
  • Já encontrou a opção “Jovem Aprendiz”?,  então clique nela;
  • Caso disponível, clique na opção de inscrição e forneça os dados e currículo.

Lembre-se de prestar bastante atenção nos dados fornecidos, eles precisam estar 100% corretos. Caso haja alguma informação errada, você perderá a vaga por incompatibilidade dos dados cadastrais.

Outro detalhe muito importante é ficar atento ao seu currículo. Quem não é visto não é lembrado, então tenha um currículo muito bem estruturado para apresentar nesse momento.

Quais vagas estão disponíveis?

Em geral, o Jovem Aprendiz Correios executa as atividades mais simples da empresa, com o objetivo de não sobrecarregar o menor e fornecer experiência no ambiente de trabalho.

Dessa forma, os aprendizes costumam realizar as seguintes atividades:

  • Auxiliar os profissionais concursados;
  • Atender telefonemas e responder e-mails;
  • Auxílio no atendimento;
  • Organização de documentos;
  • Criar planilhas de controle.

Entendeu agora?! As atividades são relativamente simples, mas ainda é importante e necessário ter um conhecimento básico de administração. 

Uma vez que todas as atividades que o aprendiz desempenha são administrativas e preparam o ambiente para manter tudo em ordem.

Cursos de capacitação do jovem aprendiz Correios

Vale destacar que simplesmente não existe jovem aprendiz Correios sem o curso de aprendizagem.Em outras palavras, para você trabalhar nos Correios você deverá estar fazendo algum curso de aprendizagem para jovens em uma área específica.

Fique tranquilo, pois os próprios Correios vão te inscrever após você ser selecionado. Porém, nada impede você mesmo de procurar instituições que oferecem esse tipo de curso antes de buscar sua vaga de menor aprendiz.

Algumas delas possuem testes para você poder estudar, outras não, nesse caso é importante verificar. As mais famosas são o SENAI e o CIEE, mas ainda existem muitas outras espalhadas pelo Brasil. 

Você pode sempre se informar pelo site da prefeitura da sua cidade.

O Correios oferece tanto os cursos de capacitação inicial, como outras especializações durante os dois anos de contrato, então o jovem aprendiz correios sai dali com muita bagagem.


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.