Jovem Aprendiz Extra: entenda como funciona

O programa jovem aprendiz Extra é uma ótima opção para iniciar no mercado de trabalho. Saiba mais aqui!

publicidade

Por meio da Lei da Aprendizagem as empresas de médio e grande porte têm a obrigação de contratar jovens em condição de aprendizes. Sendo assim, você pode concorrer a uma vaga no Jovem Aprendiz Extra 2022.

Antes de se candidatar, você precisa estar por dentro de algumas regras que vão ditar como funciona o processo e quem pode concorrer. Isso porque o programa jovem aprendiz tem o objetivo de dar oportunidade aos jovens que têm mais dificuldade para conseguir dar início na carreira profissional. Somado a isso, o projeto também visa capacitar os trabalhadores para que se tornem grandes profissionais. 

Entenda agora como funciona o Jovem Aprendiz Extra e quais são as vantagens de iniciar sua carreira nessa empresa!

publicidade

Descubra como funciona o Jovem Aprendiz Extra

Em geral, o programa de aprendizes da rede de supermercados se assemelha muito com outros projetos que já conhecemos em outras instituições. 

Como já sabemos, o  Jovem Aprendiz é um programa que o Governo Federal criou com objetivo de gerar mais oportunidade de emprego para os adolescentes e jovens brasileiros.

O programa é regulamentado com base na Lei de Aprendizagem, que estabelece todos os direitos e deveres das empresas contratantes e dos jovens aprendizes, os contratados.

Segundo o texto da Lei, empresas de grande e médio porte devem ter, obrigatoriamente, de 5% a 15% de seus funcionários como Jovens Aprendizes.

Sendo assim, como o Extra é uma grande rede varejista brasileira, formada por muitos supermercados, hipermercados e entre outros, se encaixa perfeitamente nessa exigência governamental.

O Jovem Aprendiz Extra dispõe de vagas durante todo o ano em diversas unidades espalhadas pelo Brasil.

Para se tornar um candidato apto, você precisa estar cursando o ensino médio ou já ter concluído. também é importantíssimo estar na faixa etária de 14 a 24 anos de idade

Se você entrar no programa, com toda certeza, poderá adquirir novas experiências e conhecimentos, ou seja, essa é uma ótima oportunidade para se destacar no seu currículo em futuros empregos.

Inscrição do jovem aprendiz Extra

Em primeiro lugar, para participar do processo seletivo do Jovem Aprendiz Extra e também em outras empresas, o candidato precisa estar dentro de alguns parâmetros que a Lei exige.

Os requisitos para se tornar um aprendiz são:

  • Alunos do ensino Fundamental/Médio;
  • Alunos que já concluíram o Ensino Fundamental/Médio;
  • Pessoas sem experiência profissional;
  • Quem tem idade de 14 a 24 anos.

Se você tem essas características, então já é um ponto dentro para participar do processo de seleção, que inclusive não é tão complicado como imaginam. 

As inscrições para o Jovem Aprendiz Extra são realizadas online, então, você não precisa nem sair do conforto da sua casa para se candidatar a vaga.

Mas lembre,  para se inscrever com sucesso, é imprescindível ter uma ótima conexão com a internet.

Veja só como se inscrever:

  • Acesse a página oficial do Extra, clique aqui;
  • Agora, selecione a opção que deseja trabalhar: na loja virtual ou na loja física;
  • Logo em seguida, preencha o questionário com os dados e finalize a candidatura, seguindo o que a plataforma informar.

Só mais um detalhe:  não esqueça que o currículo Jovem Aprendiz precisa estar muito bem elaborado, caso contrário, o jovem pode não conquistar a vaga no Extra.

Vagas e áreas de trabalho para o jovem aprendiz Extra

Em primeiro plano, você precisa ter em mente que os cargos ocupados por aprendizes são bem básicos, ou seja, não espere desempenhar papéis extremamente importantes logo de primeira. 

Até porque, essa será sua primeira experiência no mercado. Contudo, dê sempre o seu melhor nas atividades pois sempre haverá alguém supervisionando. 

Vale lembrar que aqueles que têm maior dedicação e desempenho, tem também grandes chances de conseguir uma vaga efetiva ao fim do contrato de aprendiz. 

As atribuições para o jovem aprendiz Extra são:

  • Responder e-mails da empresa;
  • Lidar com os clientes;
  • Organizar documentos e filas para atendimento;
  • Atender telefonemas;
  • Organizar o estoque;
  • Outros.

Sobre o quantitativo de vagas, o Extra não informa exatamente o valor de vagas disponíveis para o jovem aprendiz Extra.

 Porém, fique sempre alerta, pois as vagas costumam esgotar bem rápido, dada a grande quantidade de jovens à procura de uma oportunidade.

O jovem aprendiz Extra oferece cursos?

Um dos grandes objetivos de todos os programas de jovem aprendiz é criar um profissional experiente e qualificado no futuro. 

Por isso você recebe a capacitação inicial e outras ao decorrer dos dois anos de contrato. Nesse sentido, você tem a oportunidade de conhecer a fundo outras áreas da empresa e se especializar em algumas delas.


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.