Jovem Aprendiz SENAC: inscrições, vagas

Confira como funciona o Programa de Jovem Aprendiz SENAC e aproveite as diversas oportunidades para entrar no mercado em 2022.

publicidade

Durante muito tempo a oportunidade para os jovens foi muito mais escassa. Contudo, graças ao Jovem Aprendiz SENAC, grande parte desses novos trabalhadores já conseguem ingressar no mercado de trabalho. 

Para quem ainda não conhece, o programa Jovem Aprendiz é um projeto que tem como objetivo inserir cada vez mais jovens e adolescentes no mercado de trabalho. Para isso, o público-alvo tem a faixa etária limitada entre 14 e 24 anos, além de estar cursando o ensino médio ou graduação, caso contrário, a organização exige o cumprimento de alguns requisitos. 

Entenda de uma vez por todas como o que é necessário para alcançar a tão sonhada vaga de Jovem Aprendiz SENAC. Fique por dentro dos detalhes e tenha uma ótima leitura!

publicidade

Como funciona

Não é de hoje que muitas pessoas sabem que ser um aprendiz tem diversas vantagens, principalmente para quem está iniciando sua vida adulta. 

Nesse contexto, além de ser aprendiz é importante levar em consideração as empresas escolhidas. Bom, o Jovem Aprendiz SENAC pode ser uma das melhores opções nesse panorama e nos próximos tópicos você vai entender o porquê. 

Em primeiro lugar, é necessário ter entre 14 e 24 anos, além disso vimos que o jovem ou adolescente precisa estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Nesse contexto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) oferece a capacitação profissional necessária para iniciar no mercado e é muito famosa nesse ramo.

Além disso, a empresa também costuma contratar alguns aprendizes de maneira totalmente legal, ou seja, com direitos e deveres sustentados pela lei trabalhista. 

Entenda mais detalhes sobre o programa a seguir!

Vagas do Jovem Aprendiz SENAC 2022

O importante aqui é entender que as vagas do Jovem Aprendiz SENAC ficam disponíveis em todo o país, pois existem unidades espalhadas em todas regiões.

 Nesse contexto, as oportunidades variam de acordo com as unidades e os estados, podendo ter mais vagas em alguns lugares e menos em outros.

Mesmo assim, a procura pelas vagas sempre é alta, então você precisa se inscrever o mais rápido possível para não perder essa oportunidade. 

Além disso, as vagas são limitadas e o candidato precisa ter um bom currículo, pelo menos é o indicado.

Isso porque o currículo será a primeira informação que a empresa terá a seu respeito. O documento precisa estar completo e bem elaborado.

Se você fez algum curso ou atividade extra na escola, deve colocar essa informação no currículo.

Como se inscrever

Mesmo sendo um processo bem simples, essa ainda é uma dúvida de muitos jovens e adolescentes que sonham em alcançar o ingresso no mercado de trabalho. 

Portanto, acompanhe logo abaixo o tutorial para realizar a inscrição no programa de jovem aprendiz que mais atrai candidatos no Brasil:

  • Acesse o portal do SENAC do seu estado;
  • Feito isso, escolha a unidade dentro do estado e clique na opção de Jovem Aprendiz ou banco de talentos;
  • Preencha o formulário com as informações solicitadas e finalize.

A partir daí basta esperar a seleção ocorrer e quando houver um resultado, a organização vai entrar em contato com o candidato. 

Vale ressaltar que a ficha de inscrição irá exigir seus dados pessoais, por isso, você deve colocá-los da maneira certa. 

Pois, se você for selecionado, todos os seus dados serão analisados pelo RH da empresa e um erro pode levar a suspensão da candidatura.

O jovem aprendiz SENAC oferece cursos?

Sim! Além do mais, esse é o principal objetivo do SENAC existir. Sua função é exatamente capacitar seus alunos para uma atividades específica e fazer com que eles se desenvolvam no mercado da melhor forma possível. 

Para isso, estão disponíveis cursos nas seguintes áreas para todos os futuros aprendizes:

  • Administrativo;
  • Financeiro;
  • Vendas; 
  • Supermercados;
  • Comerciais em geral.

Nessas áreas o SENAC é, sem dúvidas, uma das melhores instituições atuantes na formação de novos profissionais. 

Mas fique atento, pois o Jovem Aprendiz SENAC tem direito a praticamente todos os benefícios que o trabalhador padrão. 

Sendo assim, você deve tomar as medidas cabíveis caso o empregador não conceda os direitos que vamos mostrar logo abaixo. 

Direitos de todo jovem aprendiz 

Como citado anteriormente, o aprendiz tem acesso a todos os benefícios de um trabalhador em regime comum da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). 

Confira quais são eles:

  • 13º salário;
  • Salário conforme as horas de trabalho do jovem;
  • Vale-transporte;
  • Cursos gratuitos SENAC 2022 de qualificação para a execução das atividades da empresa;
  • Vale-refeição;
  • Férias correspondentes às férias da escola.

Os benefícios são realmente ótimos, mas saiba que duram apenas por dois anos, que é o prazo para um contrato de jovem aprendiz em 2022.

Confira mais oportunidades para jovem aprendiz em outras instituições consultando o nosso blog!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.