Jovem Aprendiz SENAI: inscrições, vagas

Quer saber como funciona o programa jovem aprendiz do SENAI? Leia nosso post e fique por dentro de como se inscrever para as cerca de 60 mil vagas oferecidas pelo programa.

publicidade

Com as oportunidades que o Jovem Aprendiz SENAI oferece os jovens e adolescentes podem ir à escola ou faculdade e ainda trabalhar simultaneamente.

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa governamental de inserir seus jovens cada vez mais no mercado de trabalho. Isso acontece através da criação de  vagas em uma nova modalidade de trabalho para os mais novos trabalhadores de 14 a 24 anos. Para isso, a Lei da Aprendizagem regula todos os direitos e deveres desse novo regime trabalhista.

Produzimos esse artigo pensando em você que precisa segurar essa oportunidade através do Jovem Aprendiz SENAI, que é uma ótima opção para entrar no mercado. Confira como funciona!

publicidade

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz SENAI em 2022

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma organização muito popular por todo o território nacional, possuindo filiais em diversos municípios do Brasil. 

Nesse contexto, além de oferecer cursos que capacitam as pessoas para o mercado de trabalho, a empresa contrata jovens.

Assim como em todos os outros programas de jovem aprendiz, o SENAI também tem oportunidades para os jovens e adolescentes de 14 a 24 anos. 

Esses jovens podem tanto trabalhar como continuar estudando, seja no Ensino Médio ou ainda na Universidade.

É por isso que o programa de aprendizes é uma ótima opção para o jovem que precisa do seu dinheiro e mesmo assim quer crescer dentro do mercado.

No SENAI, durante os últimos 17 anos, cerca de 75 mil pessoas conseguiram entrar no Jovem Aprendiz, desses, cerca de 20 mil já estão com carteira assinada. 

É por causa desse e alguns outros motivos  que o SENAI é tão buscado quando se trata de oportunidade para os jovens. Fique ligado em como fazer parte do Jovem Aprendiz SENAI.

Quem pode participar do Jovem Aprendiz SENAI

Para os jovens que têm interesse em se candidatar a uma vaga é necessário estar dentro de alguns requisitos. Isso porque existem algumas regras especiais para o público-alvo dessa modalidade de trabalho. 

Os principais requisitos são:

  • Não possui carteira assinada, ou seja, nunca trabalhou formalmente;
  • Tem idade entre 14 e 24 anos;
  • Alunos a partir do 9º ano do ensino fundamental;
  • Ter tempo para cumprir a carga horária de trabalho.

Vale lembrar que essas determinações não são do SENAI, mas sim da Lei nº  10.097/2000  juntamente com o decreto Federal nº 5.598/2005. 

Juntos esses documentos determinam que as empresas de médio e grande porte devem contratar aprendizes e esses podem realizar algumas funções específicas no setor de trabalho.

Nesse contexto, se você cumprir com esses pontos que falamos acima, pode ter certeza que você já é um forte candidato para a vaga. No entanto, ainda é necessário fazer a inscrição. Veja como se candidatar logo abaixo. 

Efetuando a inscrição no Jovem Aprendiz SENAI

Ao contrário do que muitos jovens pensam, efetuar a inscrição no Jovem Aprendiz SENAI é muito fácil mesmo. Para isso você não precisa nem de um computador, pois é possível acessar pelo celular também. 

Pensando nisso, logo abaixo está disponível um tutorial bem detalhado para você acompanhar e realizar sua inscrição.

  • Em primeiro lugar, entre no site do SENAI para se inscrever;
  • Siga até chegar no fim da página e seleciona a opção “Banco de talentos“;
  • Em seguida, clique na seguinte opção “Procurar vagas“;
  • Caso você não encontre  a vaga que almeja, clique em “Enviar agora” para enviar o seu currículo.

É importante saber que no ato de inscrição você precisa informar alguns dos seus dados pessoais como:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • CPF;
  • RG;
  • Currículo.

Vagas disponíveis para 2022 no Jovem Aprendiz SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial disponibiliza vagas neste programa anualmente e geralmente grande parte dos selecionados vivem novas experiências e oportunidades. 

Vale ressaltar que as áreas em que o SENAI atual são as industriais. Nesse sentido, os aprendizes, que são menos qualificados, atuam em diversos setores, sempre com supervisão de profissionais mais experientes e qualificados em sua atividade.

De acordo com terceiros, são mais de 60 mil vagas que estarão disponíveis pelo Serviço durante todo o decorrer deste ano. Ou seja, vaga não vai faltar, basta apenas você correr atrás para conquistar a sua. 

Uma informação bastante importante que vamos passar agora é sobre os direitos trabalhistas do Jovem Aprendiz SENAI e quaisquer outros. Veja bem!

Direito do jovem aprendiz SENAI

Em síntese, os principais direitos dos novos aprendizes são:

  • Férias Remuneradas e Coincidentes com as Escolares;
  • Curso de Capacitação e Formação Profissional;
  • Carteira de Trabalho Assinada;
  • Salário Mínimo/hora;
  • Vale-Transporte;
  • 13º Salário; e
  • FGTS

Com esse último ponto te mostramos que você, jovem aprendiz, tem praticamente todos os direitos de um trabalhador comum. 

Nos despedimos por aqui, muito obrigado por acompanhar e fique de olho no nosso Blog para receber mais informações!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.