Jovem Aprendiz Shopping: entenda como funciona

Ingresse no mercado de trabalho com o Programa Jovem Aprendiz Jovens. São diversas opções para o comércio. Saiba mais!

publicidade

Se você é jovem ou adolescente e está em busca da primeira oportunidade de emprego, o jovem aprendiz shopping é uma ótima opção, sabia?

Já não é novidade que muitos e muitos jovens passam por diversas dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Isso porque muitas das oportunidades exigem experiência prévia, mas como você vai conseguir um emprego sem experiência? É nesse momento que o Jovem Aprendiz entra, para ajudar os jovens que precisam.

Pensando em você, que precisa da primeira vaga de emprego, elaboramos esse artigo com tudo sobre o jovem aprendiz shopping 

publicidade

Entenda como funciona o Jovem Aprendiz Shopping

Sem dúvidas os grandes centros comerciais são ótimas oportunidades não só para empresas mas para quem deseja um emprego também. 

Pensando nisso, o Shopping é um ótimo lugar para conseguir sua primeira vaga de trabalho e lá também existem muitas vagas de jovem aprendiz.

Você já sabe como funciona o Programa Jovem Aprendiz? Bom, em síntese, o principal objetivo é inserir jovens no mercado de trabalho e para isso existe sempre uma parceria entre o Governo e as empresas. 

Para ser um jovem aprendiz Shopping, você precisa cumprir os seguintes critérios:

  • Possuir entre 14 e 24 anos
  • Ser estudante do Ensino Fundamental ou Médio;
  • Candidatos do sexo masculino precisam estar sem pendências com as obrigações militares;
  • Tempo de contrato de no máximo 24 meses;
  • Turno de trabalho entre quatro e seis horas diárias;
  • O jovem não poderá trabalhar além do seu horário previsto ou compensar horários em dias diferentes;
  • Possuir Carteira de Trabalho profissional;

Um outro detalhe é que você não pode ter registro algum na carteira de trabalho, pois o cargo de aprendiz precisa ser a sua primeira ocupação empregatícia. 

Daí você já deduziu, não é? Se já houver algum outro registro de trabalho na carteira será necessário buscar vagas pelas vias normais, ou seja, entregando seu currículo profissional.

Inscrições para Jovem Aprendiz Shopping

Resumindo, as inscrições para vagas de jovem aprendiz shopping variam de acordo com a empresa na qual o candidato deseja trabalhar. 

De antemão, deixamos avisado que grande parte dessas empresas disponibilizam a inscrição através do site delas, então vale a pena dar uma conferida lá. 

Logo abaixo, iremos te ensinar um passo a passo geral, que é um padrão para grande maioria das empresas, mas pode variar em alguns casos.

Veja só:

  • Busque pelo site institucional da sua possível empregadora;
  • No site, procure pela opção de vagas, carreiras, banco de talentos ou abas que remetem ao ingresso profissional
  • Após isso, selecione a vaga e preencha o cadastro com as informações necessárias
  • Obedeça as instruções que o site te passar e finalize a candidatura. 

A partir desse momento você vai estar concorrendo a uma vaga e pode, muito bem, ser selecionado. 

Caso isso aconteça, a instituição deve entrar em contato contigo para fornecer novas instruções até exercer, realmente, as atividades. 

Vagas disponíveis e áreas trabalhar

Vagas em sorveterias, lojas de jogos, restaurantes e em lojas de departamento são algumas das opções de trabalho para jovem aprendiz em shopping. Lembrando que para este público não é exigido experiências anteriores.

Em geral, o shopping possui dezenas de estabelecimentos que podem estar com vagas abertas em diversas áreas.

Para ficar por dentro dessas oportunidades, você pode muito bem entrar no site do Shopping e verificar algumas vagas disponíveis por lá. 

Além disso, para saber mais detalhes sobre as vagas é necessário pesquisar um pouco sobre a empresa na qual você deseja ingressar. 

Em geral o jovem aprendiz Shopping desempenha alguns papéis bem básicos, mas não menos importantes, em sua jornada de trabalho. 

Ficando assim encarregado de atribuições como:

  • Atendimento ao cliente e usuário
  • Auxiliar administrativo
  • Atividades de escritório
  • Repositor de loja
  • Embalador
  • Estoquista

É importante lembrar que a jornada de trabalho vai de 4 até 6 horas, então você ocupa apenas um turno do seu dia com as atividades. 

O programa de jovem aprendiz Shopping oferece cursos?

As empresas no geral costumam disponibilizar a capacitação inicial para entrar no ambiente de trabalho e ao longo dos dois anos de contratação, existem outras  oportunidades de cursos. 

Nesse sentido, o aprendiz vai aprender habilidades práticas e técnicas que sejam interessantes para área e a empresa na qual trabalha. Até porque não faz sentido algum que a contratante conceda capacitação que o afaste do ramo em que você atua, então tenha isso em mente. 

Você também pode procurar especialização em outras instituições como o SENAC, SENAI ou CIEE, empresas que disponibilizam diversos cursos enriquecedores.


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.