Pinterest, muito mais que ideias e estilo para você

Conheça tudo sobre o pinterest e saiba como fazer sucesso no app

publicidade

O Pinterest é uma plataforma com várias funções que vão somar com sua imagem, a principal delas é a propagação dos posts para uma grande quantidade de pessoas. Saiba mais!

A ideia principal do Pinterest é utilizar um grande painel de posts em forma de imagens para inspirar e dar ideias para os seus usuários. Dessa maneira, podemos ver que essa é uma rede social voltada para o compartilhamento de imagens.

Falando em temas, alguns dos preferidos pelos 175 milhões de usuários são: arquitetura, cinema, moda, maquiagem, receitas, artesanato, viagem, fotografia, casamento.

Então, se você trabalha em alguma dessas áreas, enxergue nessa rede uma boa oportunidade.

Como funciona o Pinterest?

Como já foi dito anteriormente, o foco aqui é no conteúdo visual.

O Pinterest se organiza através de várias pastas de imagens. Cada uma destas pastas têm assuntos específicos e quando você acha algo que lhe inspira, pode pôr um pin na foto e guardá-la dentro do próprio app.

publicidade

Essa é uma bela maneira de organizar suas inspirações, pois ao invés de ter que baixar tudo no seu computador, você pode simplesmente salvar na sua conta e acessar de qualquer dispositivo conectado à internet.

Não sei se você já viu, mas sabe aqueles quadros feitos de cortiça onde você pode pendurar fotos, papéis, lembretes, entre outros ? Então essa é a ideia dessa rede social, inclusive você pode até consultar outros painéis para se inspirar. 

Como usar o app?

1) Criando o perfil 

Bem, isso não é uma novidade, logo de primeira você precisa criar um perfil na rede social. Esse perfil pode ser configurado de maneira direta com o Facebook ou criar um novo usando apenas o seu email.

Logo abaixo vamos pontuar algumas coisas específicas para contas empresariais.

Em caso de conta para empresa ou trabalho pessoal é necessário um cuidado melhor com a imagem. Você deve inserir uma descrição do seu trabalho utilizando as palavras-chave do seu negócio.

Insira também os links das redes sociais da marca ou perfil pessoal, pois através de um post você pode atrair clientes, lembre-se disso.

2) Selecione suas categorias

Para que o algoritmo do Pinterest de conheça é necessário que você selecione algumas categorias nas quais você tem interesse prévio. Não se preocupe em seguir tudo ou algo que não gosta, você é totalmente livre para deixar de seguir qualquer cona a qualquer instante.

Outra coisa, essa rede social também vai te indicar imagens e painéis de outras categorias conforme fui conhecendo os assuntos que você gosta.

3) Criando boards 

Um board nada mais é que um painel. Para começar um novo painel você deve entrar no seu perfil e procurar a aba de “pastas”. 

Ao achar essa aba basta tocar no botão “+” e nomear o seu novo painel, sinta-se livre para escolher o nome que quiser, pois você pode renomear esse painel.

4) Criando Pins no Pinterest

Para criar o pin não será tão diferente do board, você também precisa entrar no seu perfil e selecionar a aba de pins.

Dessa forma, uma vez selecionada você poderá criar o seu post.

Você também pode optar por criar um pin diretamente no seu perfil ou então dentro de um board como o que ensinamos acima.

Contudo, não fique decepcionado caso não tenha boas imagens para suas produções.

Isso porque geralmente as pessoas e empresas contratam profissionais para trabalhar com essa parte do design mesmo

Caso não queira contratar, você também pode aproveitar muitas  ferramentas para desenvolver projetos gráficos gratuitamente.

Dicas para profissionais no Pinterest

Muitas empresas que trabalham em segmentos que geram produtos visuais tendem a estar presentes no Pinterest.

Portanto, se o seu ramo se encaixa essa é uma boa oportunidade e se ele não se encaixa, crie você mesmo essa oportunidade.

1) Produção de conteúdo 

Esteja sempre ativo na plataforma e produzindo um conteúdo relevante para o seu público.

2) Dicas de boards

Ao criar os seus painéis insira as palavras-chave da sua empresa no título. Dessa forma vai ser mais fácil achar a sua empresa.

3) Imagens longas 

Se você utilizar imagens maiores e longas irá chamar bastante atenção no visual, isso porque a plataforma é em estilo de painel.

Lembre-se de que essa imagem precisa ter um conteúdo atraente e precisa ser minimamente bonita.

Gostou de aprender mais sobre o Pinterest? Para mais conteúdos continue no nosso blog! Saiba também como fazer muito sucesso no Tumblr!

 

Avalie este artigo
Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
Pinterest, muito mais que ideias e estilo para você