Programa Brasil Sorridente: Como Participar

O programa Brasil Sorridente está espalhado pelos estados brasileiros. Saiba como participar e quais são os procedimentos disponíveis!

Agora, você já sabe que pode ter acesso a cuidados odontológicos de forma totalmente gratuita, né? Afinal, o Projeto Brasil Sorridente pode te dar essa chance!

Ah, e a boa notícia é que o projeto pode oferecer diversos tratamentos e serviços. Como, por exemplo, implante dentário, limpeza, restauração, extração do dente do siso e muito mais!

Quer saber como ter acesso a esses tratamentos? Então, continue nos acompanhando, pois abaixo nós vamos te explicar tudo direitinho! 

Sobre o projeto Brasil Sorridente

programa Brasil Sorridente foi criado há 11 anos atrás e já beneficiou milhares de brasileiros. Ele tem como principal objetivo garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população. 

Para que todos tenham acesso aos tratamentos e serviços odontológicos de forma totalmente gratuita, o projeto reúne uma série de ações por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Imagem: divulgação/web.

 

De acordo com dados divulgados pelo site UNA SUS, o Sistema Único de Saúde emprega cerca de 30% dos dentistas do Brasil. No geral, são 64.826 profissionais atuando na rede pública.

“Atualmente, o SUS emprega cerca de 30% dos dentistas do País. São 64.826 profissionais atuando na rede pública. Em 2002, este número era de 43.205, o que significa um aumento de 50%. As Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica estão em 90% (5.013) dos municípios, beneficiando mais 81 milhões de brasileiros”. 

Fonte: UNA SUS

Para atender toda a população que precisa de atendimento odontológico gratuito, as equipes das Unidades de Saúde da Família contam com dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal que prestam atendimento.

Sobretudo, em locais com maior dificuldade de acesso, como comunidades rurais, ribeirinhas, população em situação de rua, entre outros.

Em casos mais sérios como cirurgias e próteses, há um maior destaque a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Além da ampliação dos pontos de apoio à rede de assistência, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021 o Governo Federal investiu cerca de R$ 1,5 milhão no programa Brasil Sorridente.

Com oferta dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.

Tratamentos odontológicos oferecidos pelo Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente é um dos mais importantes programas de saúde bucal pública do mundo. Ele oferece a população brasileira procedimentos odontológicos totalmente gratuitos.

Muitos dos procedimentos oferecidos são feitos por meio das unidades odontológicas móveis, que visam atender a população mais afastada dos centros urbanos, como é o caso dos indígenas. 

Além disso, o programa também atende nas unidades de saúde das cidades, atendendo um público ainda maior que precisa dos tratamentos bucais. 

Imagem: divulgação/web.

A seguir, confira os principais tratamentos odontológicos oferecidos pelo Programa Brasil Sorridente:

  • Limpezas;
  • Extrações;
  • Restaurações;
  • Aplicação de Flúor;
  • Remoção de tártaro;
  • Tratamento de cáries;
  • Retirada dos sisos;
  • Implante dentário;
  • Cirurgia ortognática;
  • Prótese (dentadura);
  • Biópsias;
  • Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);
  • Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal;
  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);
  • Entre outros.

Quem tem direito ao programa?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quem tem direito aos procedimentos oferecidos pelo Programa Brasil Sorridente. 

Por não terem tanto conhecimento sobre o projeto, muitos não sabem como ele funciona e para quem ele é direcionado. 

Mas assim como já mencionamos logo no início deste conteúdo, voltamos a dizer que o Brasil Sorridente é para todo e qualquer cidadão brasileiro.

Ou seja, todos os procedimentos oferecidos por ele, estão disponível para todos os brasileiros. 

Voltamos a lembrar que ele é um serviço disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), o que significa que é para todo o cidadão. 

Como ter acesso aos serviços?

Agora que você já sabe sobre as principais informações referentes ao Programa Brasil Sorridente, é importante que saiba como ter acesso aos serviços oferecidos por ele.

Assim como já mencionamos, o programa pode ser encontrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.

Imagem: divulgação/web.

Para ter acesso aos tratamentos e procedimentos disponíveis pelo programa, é necessário ir até uma dessas unidades e solicitar o que deseja fazer. 

Porém, o programa não está disponível em todos os municípios brasileiros. Sendo assim, antes de procurar uma das unidades listadas anteriormente, é necessário buscar informações sobre os prontos de atendimentos. 

Os interessados podem encontrar as unidades que prestam os serviços de odontologia no aplicativo ConecteSUS. O cidadão precisa realizar cadastro, fazer login e acessar a opção “Rede de Saúde”. No menu, estarão disponíveis todos os serviços oferecidos pelo SUS, incluindo “Saúde Bucal”. Basta clicar e as Unidades Básicas de Saúde mais próximas, que disponibilizam este atendimento, aparecerão na sua tela”.

Fonte: Gov

A população brasileira também pode buscar por informações referentes aos pontos de atendimento disponíveis diretamente na Secretaria de Saúde no Município ou se dirigir até a USF/UBS mais próxima.

Já que os profissionais presentes nesses locais saberão explicar todos os detalhes sobre este projeto. 

Fernanda Camargo
Escrito por

Fernanda Camargo

Especialista em produção de conteúdo para web desde 2018, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre todos os tipos de inscrição nos mais variados assuntos como escolas, programas de TV e demais assuntos.

Por favor, aguarde…

0