Real Digital – saiba tudo sobre a moeda digital brasileira

Real Digital é o novo projeto do Banco Central de criar uma moeda digital que facilite a vida e impulsione a tecnologia

Moedas digitais como o projeto do Real digital marcam uma nova era tecnológica. Ela trás um grande avanço na área da internet das coisas e nas comunicações cotidianas. Saiba mais!

Está surpreso? É para ficar mesmo. O Banco Central (BC) confirmou no dia 24 de maio que já está trabalhando no desenvolvimento de uma moeda digital 100% brasileira, o Real Digital. Esse projeto é sem dúvidas uma inovação para o mercado financeiro e causa curiosidade sobre seu impacto econômico no Brasil.

“Então agora o Brasil vai ter Bitcoins?” Não, não é bem assim que as moedas digitais funcionam. Contudo, o que sabemos é que a proposta vem para marcar um grande avanço na dinâmica de compra atual. Venha conhecer mais sobre essa moeda!

Real Digital? O que é isso? 

Bom, imagino que você já conheça as cédulas, não é ? Isso mesmo, esses papéis coloridos que nós costumamos guardar com o maior cuidado para futuramente trocar por alguma coisa. 

Então vou te dizer que na verdade o Real digital é a mesma coisa que uma cédula, porém o meio de existência dele é outro. 

Você poderá guardar, gastar e investir assim como faz com o papel, entretanto tudo isso será feito apenas no meio digital. 

No ano passado (2020) o BC criou um grupo de pesquisa para estudar as moedas digitais emitidas pelo banco central(CBDC). O objetivo dessa pesquisa era entender e analisar os impactos positivos e as vantagens que um Real Digital poderia trazer ao mercado. 

Em síntese, o Real Digital é a versão digital das cédulas e moedas, ele serve para as mesmas finalidades como: economizar, investir, realizar compras e as demais transações.

Outra coisa, o Brasil não está sozinho nessa, outros países como China, Estados Unidos, Coreia do Sul e Suécia estão estudando sobre essa possibilidade.

Quer dizer que o Brasil tem bitcoin?

Não! Nosso país não está estudando a criação de uma criptomoeda. Por mais que tudo esteja integrado no meio digital, existem diferenças pontuais entre moedas digitais e bitcoin.

A principal diferença está na administração. Enquanto a moeda digital é distribuída de maneira centralizada, ou seja, está sob o domínio do estado emissor. 

As criptomoedas não tem dono específico, ele é determinado pelos próprios usuários, ou seja, descentralizada.

Outra diferença é que criptomoedas são ativos financeiros e a moeda digital faz apenas algumas transações.

Custo baixo e inovação alta

Vou te contar uma coisa que parece mentira. Hoje em nosso país, produzir dinheiro é mais caro do que o valor próprio dele. 

Por exemplo: uma moeda de 5 centavos custa 30 centavos para ser produzida, parece não fazer diferença, não é ? Vou te dar um resultado mais palpável a seguir.

Se quisermos produzir R$100,00 em moedas de 5 centavos, a casa da moeda irá gastar R$600,00. Entendeu agora?

E um dos objetivos da moeda digital é diminuir consideravelmente esse custo, além de facilitar os pagamentos do dia a dia.

Isso quer dizer que a cédula não vai existir mais?

Calma, não é bem assim. Na verdade, o Real Digital não tem o objetivo inicial de substituir o papel. Ao invés disso, ela atuará como uma opção a mais na hora de realizar pagamentos.

Mais algumas novidades são a realização de transferências de propriedades e de dívidas de forma simultânea.

Ou então, na hora de passar no caixa do supermercado você não precisará mais enfrentar a fila e realizar o pagamento automaticamente.

Como vai funcionar na prática o Real Digital?

De acordo com as informações que o BC forneceu, vamos listar as aplicações previstas para nossa moeda digital nacional.

  • Foco em tecnologia avançada para aumentar os modelos de negócio inovadores.
  • Uso em massa no comércio de varejo, significa que todos nós usaremos constantemente.
  • O Real Digital será aplicado nos sistemas de pagamentos online atuais e em um nova modalidade offline.
  • Distribuição imediata, ou seja, assim que lançado será distribuído através dos sistemas de pagamento para todos

O que vai realmente mudar?

Uma das propostas principais é aumentar a possibilidade de implementação da internet das coisas (IoT) na grande maioria de dispositivos do Brasil. 

Em síntese, a IoT é um projeto de integração da comunicação inteligente entre seus aparelhos eletrônicos. 

Vamos para um exemplo? Sua TV pode identificar que a assinatura dos canais está acabando e assinar novamente utilizando o Real Digital.

Essas são as novidades sobre o Real Digital e os avanços que ele irá causar! Saiba como investir no Tesouro Direto!

Marina Poncio
Escrito por

Marina Poncio

Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.

Por favor, aguarde…

0