Saiba como elaborar um currículo que contrata

Você vai precisar de um bom currículo que contrata se quiser concorrer às vagas de emprego

publicidade

Para montar um bom currículo que contrata você deve ter atenção em alguns pontos importantes como estrutura, informações atualizadas, entre outros. Entenda como montar um bom currículo para o mercado.

Criar um currículo que contrata não é tão difícil como muitas pessoas pensam, mas você deve entender o que a empresa espera que você envie para eles.

Desde o modelo até as suas informações pessoais, tudo isso deve ser pensado para disponibilizar à empresa todas as informações que ela realmente quer saber de você.

Portanto, é importante seguir algumas diretrizes para evitar cometer erros no momento da elaboração do currículo.  Mas não se preocupe, vamos te ajudar!

Essas dicas foram desenvolvidas para te auxiliar na criação de um currículo padronizado no qual fornece as informações necessárias e mais importantes, vamos lá!

Procure uma boa estrutura para montar o currículo

A primeira coisa que você deve procurar para fazer um currículo que contrarie realmente, é encontrar uma boa estrutura para colocar todas as suas informações.

Nesse sentido, a estrutura e todo o documento, modelo e estilo que serão implementados juntamente com suas informações. Muitas empresas preferem o modelo A e outras preferem o modelo B.

publicidade

Então uma dica é pesquisar, se você vai mandar um currículo para uma certa empresa, procure saber se ela tem um currículo padrão para novos funcionários.

Além disso, você pode pesquisar por área. Se você vai se candidatar para empresas de gerenciamento por exemplo, busque modelos desenvolvidos propriamente para estes segmentos em específico.

O que não pode faltar em um currículo?

Depois de encontrar o modelo perfeito, você deve separar todas as informações essenciais que não devem faltar de maneira nenhuma se você está pensando em elaborar um currículo que contrata realmente.

Então não deixe de colocar as seguintes informações:

  • Informações pessoais atualizadas;
  • Lista com suas experiências profissionais;
  • Preencha todas as informações referentes a sua vaga;

Em primeiro lugar estão as informações pessoais atualizadas. Elas são a primeira coisa que a empresa vai analisar para filtrar o seu perfil e saber se você é ou não um bom candidato a vaga.

Sendo assim, revise dez vezes se for necessário para averiguar se suas informações estão realmente atualizadas e corretas. Pois se por acaso acontecer qualquer erro de informação, a empresa não poderá contar com você.

Evite colocar informações falsas

Não se engane, colocar informações falsas como experiência profissional, cursos ou formações, não vão te ajudar em nada, muito pelo contrário. Essas falsas informações podem te ajudar a perder o emprego e a credibilidade.

Isso porque as empresas em geral realizam pesquisas aprofundadas dos profissionais que elas estejam interessadas em contratar. Portanto, encontram facilmente qualquer informação falsa que está no currículo.

Então lembre-se, nunca coloque qualquer informação falsa no seu currículo para qualquer área que seja. Pois isso pode te prejudicar em futuras possíveis vagas. 

Faça o currículo baseado na vaga que pretende conseguir

Se você colocou todas as informações importantes e verdadeiras no seu modelo de currículo, agora deve pensar em como estruturar essas informações.

Entenda que você provavelmente vai estar se candidatando para um tipo específico de vaga. Então você deve colocar informações relevantes para essa vaga que a empresa está procurando.

Mesmo que não tenha experiência em trabalhos passados, pesquise sobre a vaga que você deseja conseguir para entender o que é necessário para trabalhar e ser produtivo realmente.

Depois disso, coloque as informações baseadas na vaga que você acredita serem relevantes para o cargo. Isso vai aumentar as suas chances de conseguir o emprego.

Deixe claro o seu objetivo profissional

Um dos principais motivos que fazem com que bons funcionários sejam negados por seus currículos, é o objetivo profissional que colocam no documento.

Essa parte do currículo, assim como as outras, é essencial e vai dizer muito sobre você para a empresa. Portanto, qualquer resposta errada pode causar o descarte do seu perfil.

Sendo assim, antes de escrever sobre isso, pesquise sobre a empresa no qual você quer trabalhar e se candidatar, e entenda um pouco sobre a política da empresa.

Depois disso, pense em como você pode contribuir para a empresa e quais são seus objetivos juntamente com eles na área profissional. Assim você consegue traçar melhor os seus objetivos e colocá-los no papel.

Ao usar todas essas dicas e criar um currículo que contrata, realmente aumentará suas chances de ser contratado, mas não é garantia alguma.

Confira também as vagas disponíveis na loja Decathlon!

Marina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.