Saiba como fazer desenhos animados usando o FlipaClip

Com o FlipaClip você poderá fazer sua animação facilmente, conheça já

publicidade

O FlipaClip vai te ajudar a criar desenhos e animações com gravuras e cenas feitas por você mesmo. Ele é como um caderno velho com um toque moderno onde seus desenhos ganham vida. Saiba como fazer isso!

O FlipaClip é um aplicativo no qual você pode deixar toda sua criatividade rolar e no final de tudo o resultado vai ser surpreendente. Isso porque nesse app os usuários podem utilizar uma grande variedade de ferramentas para desenhar da melhor maneira possível.

Dá para perceber que é uma ótima ferramenta para diversas finalidades como produção de conteúdo, apresentações, trabalhos de escola, entre outros. Como eu disse, o limite é a sua imaginação. As aplicabilidades são imensas se você souber utilizá-las. Confira como fazer seus projetos no FlipaClip!

publicidade

Como baixar o FlipaClip?

Para fazer o download desse App você não vai precisar ter nenhum conhecimento específico, pois seu download é através da loja de apps do seu aparelho.

Se você tem um dispositivo Apple, deve entrar na App Store e pesquisar pelo app para iniciar o download. Você pode baixar diretamente tocando aqui.

Já se o seu aparelho possui sistema operacional Android, será necessário entrar na Play Store e realizar a mesma busca. Se quiser ser um pouco mais ágil, clique aqui.

Uma curiosidade bem legal é que tanto na App Store como na Play Store esse app recebeu um prêmio de destaque em 2019 e 2017 respectivamente.

Funções disponíveis 

Logo no lançamento desse app, em 2013, ele foi uma grande novidade, mas podemos dizer que suas funções eram um pouco limitadas. Isso acontece pois essa iniciativa não é de uma grande empresa, os responsáveis disseram que trabalham com uma equipe pequena, mas muito focada. 

Mesmo assim, com oito anos de app eles conseguiram melhorá-lo infinitamente no processo de criação, funções de acessibilidade, animações, entre outros.

Algumas das funções do app são:

  • Camadas de cebola (exibição de frame antes e depois com função fantasma)
  • Criação de desenhos em camadas
  • Acompanhamento das animações (Timeline)
  • Gerenciador de quadros
  • Ferramentas de desenho
  • Produção de vídeos com as animações
  • Compartilhamento de projetos e resultados (Instagram, WhatsApp, Youtube)
  • Suporte à canetas de pressão (touchscreen)
  • Suporte a S Pen (Caneta da Samsung)

Como usar o FlipaClip?

Esse app costuma ser bem intuitivo e fácil de usar. O problema é que para uma parte das pessoas que se interessam essa ferramenta é nova, então elas costumam apresentar uma certa dificuldade para usar o app.

Foi pensando nisso que elaboramos um passo a passo de como você pode utilizar da melhor maneira as ferramentas que o FlipaClip oferece. Alertamos que não vamos te explicar sobre todas as funções para que esse post não fique enorme, iremos focar nas principais.

1) Inicie o seu projeto

Para iniciar o seu projeto você vai precisar inserir um nome, escolher o plano de fundo da sua animação, selecionar o tamanho da tela e a quantidade de frames que seu vídeo vai rodar.

2) Comece a desenhar 

Você já pode imediatamente iniciar sua produção de desenhos, tocando na caneta você pode selecionar ela mesmo. Caso queira trocar o modelo dê um toque duplo para ver as outras opções.

Nesse espaço para ferramentas você também pode alterar a cor e espessura da ponta da caneta.

3) Insira o texto 

Tocando em “Aa” é possível inserir o texto que você quiser em vários formatos. Além disso, você pode personalizar de acordo com o estilo do seu desenho, escolhendo fonte, cores, entre outros. 

4) Ferramentas de animação 

Na parte superior do app você vai encontrar uma função de régua, ela funciona como uma régua de verdade, tanto é que se você quiser usar a caneta vai sair uma linha reta.

Além da linha é possível escolher formas como círculo e quadrado. Em todo você poderá redimensionar e mudar a posição.

5) Finalize seu projeto 

Você tem a sua disposição a quantidade de quadros que escolheu inicialmente, dessa forma fica a seu critério fazer as mudanças em cada um deles até que chegar no resultado desejado.

Por fim, não tenha medo e deixe sua imaginação fluir, isso é muito importante na hora de gerar as animações. 

Com tudo pronto você deve salvar a animação e se quiser, compartilhe com sua família e amigos pelas redes sociais mais famosas atualmente.

O FlipaClip é um app muito bacana, não é? Continue visitando nosso blog para ver artigos como este!

Conheça também o Voila app!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.