Smartphone 5G: Saiba tudo sobre essa tecnologia

Fique por dentro de todas as novidades que a conexão 5G trará

publicidade

O Smartphone 5g possui a tecnologia mais avançada em questão de conexão do mercado. Veja como a 5g atua e deixa a 4ª geração de conexão comendo poeira no alcance e na velocidade.

A tecnologia 5g é a quinta geração de conexões móveis do nosso mundo. Ela chega como um marco na história da tecnologia e irá trazer muito mais que velocidade. Essa tecnologia já está sendo implantada nos Estados Unidos(EUA) e em outros países europeus, enquanto no Brasil ela está na fase de testes.

A evolução das conexões utilizadas pelos dispositivos eletrônicos trouxe a necessidade de um grande avanço nas redes móveis. Enquanto a 2g permitiu o uso de recursos de voz, a 3g fez a fama dos smartphones e a 4g elevou o nível de fluxo de informações. O que o Smartphone 5g fará? 

publicidade

Confira agora essas mudanças, uma ótima leitura!

O que é a 5G?

A conexão em formato 5G é a evolução das conexões de redes móveis que hoje são em 4G. O objetivo dessa nova ferramenta é exatamente superar em grande estilo as capacidades, em todos aspectos, da atual 4G. Dessa forma podemos esperar um padrão de conexão muito, mas muito, elevado e paralelo a isso um volume enorme de conexões simultâneas.

Em síntese, esse novo modelo de conexão promete levar os seus usuários a um novo nível de cobertura. Uma cobertura maior, mais eficiente, com transferência de dados mais volumosas e um aumento significativo de conexões ao mesmo tempo.

Para que você entenda isso em números, as regiões do Brasil utilizam a conexão 4G que oferece a velocidade de conexão em volta de 33 Mbps. 

Já com a nova conexão, um smartphone 5G por exemplo, poderá alcançar a marca de 10 Gbps. Isso significa uma velocidade de 50 a 100 vezes maior que a conexão 4G.

Como funciona um Smartphone 5G?

Bom, na realidade os Smartphones continuarão funcionando da mesma maneira de sempre. A pergunta a se fazer é: como a 5G irá impactar os smartphones? Como funciona essa 5G?

Essa nova rede de conexão não se distingue da anterior, a forma de funcionamento é a mesma, por via das ondas de rádio. O grande diferencial aqui é está na frequência dessas redes, que aumentam para a 5G e ficam em torno de 3,5 GHz a 26 GHz. 

Por mais que sua frequência seja maior, o comprimento das ondas será menor que o atual. Mesmo assim, isso não se apresenta como grande problema, pois as redes podem ser disseminadas em mais pontos.

Novidades e vantagens do Smartphone 5G 

Já vimos que com mais alcance e mais velocidade as conexões em 5G trarão diversas vantagens e novidades tanto nos smartphones como em outros dispositivos.

Algumas delas são:

  • download de vídeos em alta resolução com apenas alguns segundos
  • Máquinas industriais mais eficientes;
  • Comandos com respostas imediatas
  • Possível implementação de cidades inteligentes
  • Maior conexão entre pessoas e entre os próprios aparelhos
  • Menos consumo de bateria pelo fato da capacidade de fazer mais atividades em menos tempo

4G vs 5G

Devemos entender que as diferenças principais da 5G sobre a 4G se estão em três tópicos:

  1. Banda larga maior 
  2. Conexões com muito mais velocidades 
  3. Menor latência ou atraso entre comunicações de dispositivos e pessoas

Como já falamos acima, a velocidade da 5G chega a superar a 4G em até 100 vezes. “Imagine baixar um filme em 4 segundos ou carregar uma página em 25 milissegundos, isso é 5G” diz Filadoro. Ele fala isso no momento em que destaca a capacidade da 5G de unir mais conexões com maiores velocidades em menos tempo.

Quando falamos em banda larga maior, temos na 5G uma estrutura que suporta cerca de 1 milhão de conexões ao simultâneamente.  Dez vezes mais que a 4G.

Smartphone 5G 

Definitivamente os smartphones foram os primeiros dispositivos a receberem a compatibilidade com a tecnologia 5G. Isso porque existem pesquisas que já preveem que em 5 anos teremos mais smartphones que pessoas no mundo. 

Hoje já temos smartphones 5G oferecidos pela maioria das marcas como a Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi, Huawei, entre outras. Alguns desses modelos já estão disponíveis no Brasil.

Contudo isso não exclui a compatibilidade com outros dispositivos como relógios inteligentes e pulseiras futuramente também conectadas. Isso porque a 5G também será um grande passo para a Internet das coisas (IoT).

Gostou ? Não fique só no Smartphone 5G. Acompanhe mais sobre outros assuntos no nosso blog!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.