Smartphone 5G: Saiba tudo sobre essa tecnologia

Fique por dentro de todas as novidades que a conexão 5G trará

publicidade

O Smartphone 5g possui a tecnologia mais avançada em questão de conexão do mercado. Veja como a 5g atua e deixa a 4ª geração de conexão comendo poeira no alcance e na velocidade.

A tecnologia 5g é a quinta geração de conexões móveis do nosso mundo. Ela chega como um marco na história da tecnologia e irá trazer muito mais que velocidade. Essa tecnologia já está sendo implantada nos Estados Unidos(EUA) e em outros países europeus, enquanto no Brasil ela está na fase de testes.

publicidade

A evolução das conexões utilizadas pelos dispositivos eletrônicos trouxe a necessidade de um grande avanço nas redes móveis. Enquanto a 2g permitiu o uso de recursos de voz, a 3g fez a fama dos smartphones e a 4g elevou o nível de fluxo de informações. O que o Smartphone 5g fará? 

Confira agora essas mudanças, uma ótima leitura!

O que é a 5G?

A conexão em formato 5G é a evolução das conexões de redes móveis que hoje são em 4G. O objetivo dessa nova ferramenta é exatamente superar em grande estilo as capacidades, em todos aspectos, da atual 4G. Dessa forma podemos esperar um padrão de conexão muito, mas muito, elevado e paralelo a isso um volume enorme de conexões simultâneas.

Em síntese, esse novo modelo de conexão promete levar os seus usuários a um novo nível de cobertura. Uma cobertura maior, mais eficiente, com transferência de dados mais volumosas e um aumento significativo de conexões ao mesmo tempo.

publicidade

Para que você entenda isso em números, as regiões do Brasil utilizam a conexão 4G que oferece a velocidade de conexão em volta de 33 Mbps. 

Já com a nova conexão, um smartphone 5G por exemplo, poderá alcançar a marca de 10 Gbps. Isso significa uma velocidade de 50 a 100 vezes maior que a conexão 4G.

publicidade

Como funciona um Smartphone 5G?

Bom, na realidade os Smartphones continuarão funcionando da mesma maneira de sempre. A pergunta a se fazer é: como a 5G irá impactar os smartphones? Como funciona essa 5G?

Essa nova rede de conexão não se distingue da anterior, a forma de funcionamento é a mesma, por via das ondas de rádio. O grande diferencial aqui é está na frequência dessas redes, que aumentam para a 5G e ficam em torno de 3,5 GHz a 26 GHz. 

Por mais que sua frequência seja maior, o comprimento das ondas será menor que o atual. Mesmo assim, isso não se apresenta como grande problema, pois as redes podem ser disseminadas em mais pontos.

Novidades e vantagens do Smartphone 5G 

Já vimos que com mais alcance e mais velocidade as conexões em 5G trarão diversas vantagens e novidades tanto nos smartphones como em outros dispositivos.

Algumas delas são:

  • download de vídeos em alta resolução com apenas alguns segundos
  • Máquinas industriais mais eficientes;
  • Comandos com respostas imediatas
  • Possível implementação de cidades inteligentes
  • Maior conexão entre pessoas e entre os próprios aparelhos
  • Menos consumo de bateria pelo fato da capacidade de fazer mais atividades em menos tempo

4G vs 5G

Devemos entender que as diferenças principais da 5G sobre a 4G se estão em três tópicos:

  1. Banda larga maior 
  2. Conexões com muito mais velocidades 
  3. Menor latência ou atraso entre comunicações de dispositivos e pessoas

Como já falamos acima, a velocidade da 5G chega a superar a 4G em até 100 vezes. “Imagine baixar um filme em 4 segundos ou carregar uma página em 25 milissegundos, isso é 5G” diz Filadoro. Ele fala isso no momento em que destaca a capacidade da 5G de unir mais conexões com maiores velocidades em menos tempo.

Quando falamos em banda larga maior, temos na 5G uma estrutura que suporta cerca de 1 milhão de conexões ao simultâneamente.  Dez vezes mais que a 4G.

Smartphone 5G 

Definitivamente os smartphones foram os primeiros dispositivos a receberem a compatibilidade com a tecnologia 5G. Isso porque existem pesquisas que já preveem que em 5 anos teremos mais smartphones que pessoas no mundo. 

Hoje já temos smartphones 5G oferecidos pela maioria das marcas como a Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi, Huawei, entre outras. Alguns desses modelos já estão disponíveis no Brasil.

Contudo isso não exclui a compatibilidade com outros dispositivos como relógios inteligentes e pulseiras futuramente também conectadas. Isso porque a 5G também será um grande passo para a Internet das coisas (IoT).

Gostou ? Não fique só no Smartphone 5G. Acompanhe mais sobre outros assuntos no nosso blog!

Avalie este artigo
Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
Smartphone 5G: Saiba tudo sobre essa tecnologia