Velocímetro de Internet – Saiba como testar Grátis a velocidade da sua Internet

Com a utilização da internet em alta quantidade atualmente, é sempre bom saber se a sua conexão está boa, portanto, se quer saber como fazer um teste de velocidade da internet leia o artigo logo abaixo e veja ferramentas grátis para isso! Atualmente a internet é utilizada para praticamente tudo o que fazemos, desde procurar uma receita até na nossa diversão ou trabalho, a internet é bastante requerida por todos nós.

Para quem trabalha online ou usa a internet para se divertir, como os Gamers que amam jogos online, é importante saber como está a conexão com a internet naquele dia.

Velocímetro de Internet Gratuito – Meça sua internet e exija seus direitos.

Devido a isso, muitos sites estão oferecendo ferramentas que prometem verificar a velocidade total da sua internet de modo preciso para que assim, você possa se divertir ou trabalhar de maneira confortável, ou já se preparar para enfrentar o dia com uma baixa conexão.

 


Como testar a sua internet?

Um dos motivos de existir também essas ferramentas de teste de velocidade da internet, é para confirmar se as operadoras de banda larga estão realmente entregando a velocidade contratada e assim valer as Leis do Consumidor.

Desse modo, se você deseja fazer o teste de velocidade da internet de maneira prática, nós separamos para você neste artigo algumas ferramentas online que irão fazer esse teste para você de maneira simples e fácil.

Confira logo abaixo os principais testadores de conexão de banda larga:

Fast.com

Esse é com certeza um dos sites de teste de velocidade de internet mais utilizados em todo o mundo. O Fast.com é um site para testagem da conexão banda larga criada pela própria Netflix.

Teste de Velocidade da internet

Esse site utiliza todos os servidores da Netflix para fazer o teste da sua internet e é completamente livre de anúncios na sua página web.

Sendo assim, este é um dos sites mais confiáveis para testar a sua internet e sem ter de ficar fechando propagandas que surgem em sua tela.

Lembrando que a Fast.com ainda possui um aplicativo para Smatphones tanto Androids quanto aparelhos IoS.

EAQ – Brasil banda larga

A EAQ por sua vez, é um site especializado em medição de banda larga criada no Brasil por determinação da ANATEL, da qual é a agência reguladora de comunicação em nosso país.

 

Desse modo, essa ferramenta é bastante precisa em sua medição, pois é frequentemente utilizada para conferir se a velocidade que você possui em sua casa confere com a contratada por você a uma das empresas brasileiras de internet.

Uma das vantagens deste site, é que ele guarda todos os resultados anteriores e pode te mostrar uma média da sua velocidade ao passar do tempo.

Além disso, a EAQ possui também um aplicativo para teste de velocidade da internet em celulares por banda móvel.

Speedtest.net by Ookla

O site campeão em consultas quando o assunto é o teste de velocidade da internet sem dúvidas é o SpeedTest.net da empresa Ookla.

 

A empresa possui servidores em todo o mundo e consegue verificar a velocidade de conexão de sua internet em instantes tanto de download quanto de upload de arquivos com alta precisão

Possuindo ainda um aplicativo para celulares, ainda é possível verificar a conexão de seu 4G de onde estiver apenas abrindo o aplicativo em seu Smartphone.


Dicas para teste de velocidade da internet

Quando você for utilizar quaisquer sites ou aplicativos para fazer um teste de velocidade da internet, é preciso tomar alguns cuidados para que o teste possa ser o mais preciso possível.

Veja abaixo as dicas:

  • Nem sempre o teste irá fornecer dados altamente precisos se for feito através da Wifi, por isso, tenha como preferência fazer o teste de conexão por uma rede cabeada, assim, o resultado será preciso;
  • Deixe aberta somente a aba do navegador na qual estiver fazendo a aferição;
  • Deixe conectado à rede somente o computador no qual estiver testando a conexão;
  • Feche todos os programas que consumam banda, deixando apenas o navegador aberto;
  • Para uma medição precisa, você deve pausar todos os downloads que estiverem sendo feitos na hora da medição;
  • Feche também jogos conectados a internet, pois tendem a consumir muita banda lar.

Pronto, viu como é fácil medir a velocidade da sua internet?