USP oferece cursos gratuito – conheça e faça seu cadastro

Fique por dentro de algumas opções de cursos gratuitos online que a Universidade de São Paul oferece

publicidade

A Universidade de São Paulo (USP) oferece mais de 60 cursos gratuitos online nas áreas de mídias visuais, filosofia, programação para a web, entre outros. Fique por dentro da USP cursos gratuitos.

Não é novidade que a USP além de figurar entre as melhores faculdades do Brasil, é sem dúvidas a Universidade que as pessoas mais conhecem.

Dessa forma já ficamos tranquilizados em relação a qualidade dos materiais que ela fornece para as pessoas.

publicidade

Receba benefícios no seu celular

Pensando em ampliar a educação, a universidade produz vários cursos grátis online. A maioria são da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) que oferece, mas existem outros também.

USP Cursos gratuitos: veja algumas opções 

1) Introdução à ‘era trágica’ de Nietzsche

O objetivo do curso Introdução à ‘era trágica’ de Nietzsche é mostrar para os alunos os problemas do pensamento do famoso filósofo Nietzsche em seu primeiro período. Assim também você pode ter um primeiro contato com o pensamento desse autor como um todo.

Em síntese, os professores irão abordar contextos sobre a “Problemática Cultura”. 

Esse curso tem carga horária de 6 horas e tem no máximo 60 vagas. O aluno adquire o certificado gratuitamente se tiver no mínimo 75% de presença. 

2) Corra que o TCC vem aí! Como fazer apresentações com eficiência

Esse é um curso à distância que os professores irão dar via Google Meet por um dia inteiro. Nesse encontro os alunos irão aprender a estrutura de apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

O objetivo aqui é dar uma estratégia de apresentação através de técnicas desenvolvidas com essa finalidade. Dessa forma os alunos que têm extrema dificuldade ou dúvidas na apresentação irão se sentir seguros e prontos.

Se você deseja a aprovação, tem que ter pelo menos 75% da duração do curso. 

Se inscreve para o curso clicando no AQUI.

3) Educação no contexto da pandemia 

O curso “Educação no contexto da pandemia“, parte do ponto de vista da realidade material e as condições que os professores têm para continuar com suas atividades nesse contexto de mundo.

Esse contexto é pensando sempre na pandemia e os problemas políticos que decorreram a partir dessa situação. O curso é embasado no pensamento coletivo até porque esse problema afeta a todos. 

Alguns dos tópicos são: 

  • Ser professor em contexto pandêmico
  • Por que ? Para quê? Para quem ? E como ensinar literatura?

Este curso tem duração de 4 horas e conta com 120 vagas disponíveis. Além disso, o curso aprovará todos aqueles alunos que marcarem presença em mais de 75% das aulas

4) Desenvolvimento Web com PHP, HTML, CSS, JAVASCRIPT e MYSQL

Como já percebemos pelo título, esse curso aqui se trata de algo mais palpável. Ele foca em desenvolvimentos na Web embasado em linguagens de programação como Java, CSS e HTML.

Vale ressaltar que essa é uma área bastante promissora, pois com o avanço do mercado para o meio digital muitas pessoas passaram a precisar de desenvolvimentos na web.

São dez dias de duração com no máximo 30 vagas. Ao final o aluno fará uma avaliação intelectual nos graus de: insuficiente, suficiente e excelente.

Os alunos que atingirem a marca de suficiente ou excelente, terão direito a concluir e receber o certificado de conclusão.

Se inscreva para o curso no site oficial da USP.

5) Introdução ao Google Earth Engine Explorer

Neste curso os alunos irão aprender em encontros sobre o Google Engine Explorer (GEE), que é uma ferramenta totalmente tecnológica e avançada de sensoriamento remoto. 

Nesses encontros os alunos vão usufruir das ferramentas que o GEE oferece, como o processamento de geolocalização online local e planetária sem utilização de memória. 

Então os alunos estarão expostos a essas e outras coisas que o GEE pode fazer. 

Além disso, os alunos terão acesso a alguns materiais disponíveis para auxiliar os estudos nos encontros que serão todos online.

Alguns tópicos são: 

  • Introdução Básica ao Sensoriamento Remoto
  • Funções e Ferramentas do GEE Explorer
  • Utilização de dados de satélites para o Processamento Digital de Imagens
  • Conhecendo o banco de dados do GEE Explorer
  • Atividades práticas e análise de resultados

Esse curso terá carga horária de 12 horas e conta com 50 vagas disponíveis. A certificação funciona da mesma maneira que os outros cursos, ou seja, será necessário 75% de presença para receber o certificado.

Gostou? Essas são algumas opções da USP Cursos gratuitos que você pode escolher. 

Conheça mais cursos online e gratuitos que a Embrapa oferece!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.