FGTS disponível? Saiba como funciona e como fazer o saque facilmente
O FGTS é um direito dos trabalhadores com carteira assinada. Veja aqui como ele funciona, quando é possível sacar o benefício e mais!
Seu bolso está apertado? Então, a boa notícia é que você pode ter direito a receber o FGTS em diversas situações. Com ele, você pode ter um reforço nas finanças em momentos difíceis. Muito bom, não é mesmo?
E quer saber a melhor parte? Realizar a consulta do saldo disponível é bem simples e você nem precisa sair de casa. Não quer perder tempo? Então, saiba que elaboramos um passo a passo que pode te ajudar a fazer a consulta 100% online.
Neste artigo, vamos explicar o que é o FGTS, como funciona, quem tem direito a ele, qual o valor, quando é possível sacá-lo e como fazer o saque!
O que é FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores que visa proteger seus interesses em casos de demissão sem justa causa, doenças graves, aposentadoria e outras situações específicas.
Sendo assim, ele se trata de uma reserva financeira, que os empregadores são obrigados a depositar mensalmente em nome de seus funcionários com carteira assinada.
Deste modo, ele tem como objetivo fornecer um suporte financeiro aos brasileiros que ficarem desempregados por diversas razões. Para que eles possam continuar sustentando suas famílias.
Esse fundo é composto por uma porcentagem do salário do trabalhador, depositada em uma conta vinculada ao seu nome, que fica bloqueada até que ocorra uma das situações previstas em lei para o seu saque.
Como o FGTS funciona?
O funcionamento do FGTS é algo que ainda gera muitas dúvidas. Mas não se preocupe! Pois abaixo, vamos explicar direitinho como ele funciona.
De modo geral, quando você passa a trabalhar com carteira assinada, todos os meses, seu empregador deposita uma porcentagem do seu salário em uma conta vinculada ao seu contrato de trabalho.
Mais especificamente, este depósito é realizado em uma conta da Caixa Econômica Federal, no seu nome.
Porém, o valor que vai se acumulando ao longo dos anos de trabalho fica retido e você só poderá fazer o saque em determinadas situações.
Além disso, também vale a pena destacar que mesmo se você for afastado do trabalho por algumas razões, este valor continuará a ser depositado pelo empregador. Essas razões pelo afastamento incluem, por exemplo:
- Licença-maternidade e paternidade;
- Acidentes de trabalho;
- Realização de serviço militar obrigatório;
- Férias;
- Nos primeiros 30 dias de licença saúde;
- Além de outros casos de ausência remunerada.
Qual o valor do FGTS?
O valor do FGTS corresponde a 8% do salário bruto do trabalhador e o empregador deve fazer o depósito no início de cada mês.
Apesar dessa regra geral, há algumas exceções. Só para ilustrar, no caso dos trabalhadores domésticos, a porcentagem é de 11,2% do salário bruto.
Enquanto isso, quem emprega um Jovem Aprendiz, deve fazer o depósito mensal de apenas 2% do salário bruto.
Esse valor é acumulado na conta vinculada do trabalhador ao longo dos meses, rendendo juros e sofrendo atualizações monetárias de tempos em tempos.
Quando é possível sacar o benefício?
Acima, já explicamos que você não pode sacar o saldo do FGTS sempre que quiser. Na verdade, ele pode ser sacado em diversas situações específicas, que são estabelecidas de acordo com o art. 20 da Lei nº 8.036 de 1990.
Mais especificamente, essa lei prevê que o saque pode ser realizado, por exemplo, no caso de demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, aposentadoria ou doenças graves.
Além disso, também é possível sacar o FGTS quando você está comprando a casa própria. Também é possível sacar parte do valor disponível na conta anualmente, no mês do seu aniversário e em algumas outras ocasiões.
Passo a passo de como sacar o FGTS
Você tem saldo disponível para saque, mas não tem certeza de como realizar esse processo? Não se preocupe! Pois todo o processo é bem simples e leva poucos minutos.
Afinal, com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores, a Caixa Econômica Federal disponibilizou a opção de saque digital, com o qual você pode realizar o pedido de saque diretamente pelo aplicativo do FGTS.
Apesar disso, é preciso prestar atenção aos detalhes e aos dados informados, para evitar qualquer problema.
Então, para te ajudar com essa tarefa, mostraremos abaixo o passo a passo de como sacar o FGTS. Confira:
- Faça download do aplicativo do FGTS, que está disponível para Android e iOS;
- Em seguida, faça o seu cadastro no app;
- Você então receberá um e-mail e basta clicar no link para realizar o primeiro acesso no app;
- Em seguida, faça login no aplicativo, com seu CPF e sua senha;
- Na parte inferior da tela, selecione o botão “Meus saques”;
- O próximo passo é escolher o motivo do saque, dentre as opções disponíveis;
- Feito isso, você deve responder às questões e enviar os documentos solicitados;
- Em seguida, leia atentamente a todas as informações e então clique em “Solicitar saque FGTS”;
- Também será necessário cadastrar a conta na qual você quer receber o dinheiro, seja ela da Caixa ou de qualquer outro banco;
- Por fim, envie fotos do seu documento de identificação e de outros que podem ser solicitados.
Depois disso, é só seguir as instruções para finalizar o pedido do saque do FGTS. O app então mostrará uma mensagem confirmando que seu pedido foi realizado com sucesso.
Daí, é só aguardar 5 dias para o dinheiro cair na sua conta, já que esse é o prazo de transferência informado pela Caixa Econômica Federal.
Outras formas de sacar o FGTS
Se você preferir, também pode sacar o FGTS de outras formas. Se você é correntista da Caixa Econômica Federal, o procedimento pode ser realizado pelo aplicativo ou site deste banco.
Além disso, também é possível fazer o saque nas casas lotéricas ou nas agências da Caixa, diretamente no caixa eletrônico ou ao solicitar o atendimento de um funcionário.
Agora que você já sabe tudo isso, é só realizar um dos procedimentos citados acima para poder aproveitar o seu saldo do FGTS.