FGTS: como funciona, valores, consulta e saque
Você não entende bem como funciona o FGTS? Então, confira aqui do que ele se trata, valores, como fazer a consulta e muito mais!
Você foi demitido sem justa causa ou até mesmo está pensando em comprar um imóvel? Então, a boa notícia é que em momentos como estes, você pode ter a chance de contar com o FGTS. Bom demais, não é mesmo?
Com esse benefício, você pode ter acesso a uma reserva financeira em momentos difíceis ou importantes. E sabe a melhor parte? Dá para consultar o saldo e até mesmo pedir o saque do FGTS sem sair de casa.
Se você já ouviu falar sobre o FGTS mas não sabe exatamente como ele funciona, quais são os valores e outras informações importantes, está no lugar certo. Afinal, abaixo, vamos te explicar tudo isso e muito mais!
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma espécie de poupança forçada que beneficia quem trabalha com carteira assinada.
Na prática, ele foi criado pelo governo federal para proteger ou ajudar o trabalhador a lidar com suas despesas e continuar provendo o necessário para sua família em algumas situações específicas.
Como funciona o benefício?
Todos os meses, os empregadores depositam uma porcentagem do salário do funcionário em uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Porém, este valor não é descontado do salário do trabalhador, sendo uma obrigação do empregador.
Além disso, como foi dito acima, este dinheiro fica guardado e só pode ser sacado em algumas situações.
Outro ponto importante, é que o FGTS continua sendo depositado pelo empregador em casos de afastamento por algumas razões. Como, por exemplo:
- Férias;
- Acidentes de trabalho;
- Realização de serviço militar obrigatório;
- Licença-maternidade e paternidade;
- Nos primeiros 30 dias em que o trabalhador tira licença saúde;
- Além de outros casos de ausência remunerada.
Valores do FGTS
O valor do FGTS é calculado usando como base o salário bruto de cada trabalhador.
Mais especificamente, todos os meses, o empregador deve depositar 8% do salário em uma conta específica, aberta em nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal.
Esse valor é então acumulado ao longo do tempo, incluindo juros e correção monetária.
Porém, uma exceção a essa regra é o programa Jovem Aprendiz, em que o valor depositado mensalmente é de apenas 2% do salário.
Qual a importância do FGTS para o trabalhador?
O FGTS tem como objetivo proteger o trabalhador, garantindo uma reserva financeira de emergência.
Sendo assim, a principal vantagem do FGTS é fornecer segurança financeira em momentos de necessidade, como, por exemplo, quando se é demitido.
Desse modo, o benefício proporciona um alívio financeiro e a possibilidade do trabalhador continuar provendo o necessário para sua família.
Situações em que o saque fica disponível
Como foi dito acima, o FGTS é depositado mensalmente na conta do trabalhador. No entanto, ele não pode ser utilizado a qualquer momento.
Mesmo porque a ideia do programa é oferecer um auxílio financeiro em momentos importantes ou de necessidade. Assim, o saque pode ser realizado, por exemplo, em caso de:
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Compra da casa própria;
- Doenças graves;
- Calamidade pública;
- Término do contrato por prazo determinado;
- Quando a pessoa está desempregada por mais de 3 anos;
- Anualmente, através do saque-aniversário;
- Outros casos previstos em lei.
Como consultar e sacar o FGTS?
Agora, você já sabe diversas informações importantes sobre o FGTS, como o que é, como funciona e quando o benefício pode ser sacado.
Então, o próximo passo é descobrir como consultar e sacar o benefício, não é mesmo? A boa notícia é que o processo é bem simples e pode ser feito 100% online.
Para isso, você pode baixar o aplicativo FGTS e criar uma conta. Posteriormente, basta abrir o app, clicar em “Saldo do FGTS” e em uma das contas disponíveis para que você possa verificar o seu extrato.
Enquanto isso, para realizar o saque, você deve abrir o app, clicar em “Meus saques”, informar alguns dados e enviar os documentos que serão solicitados. Se tudo der certo, o dinheiro então será depositado em sua conta num prazo de até 5 dias.