×

Novo benefício do Governo Brasileiro está pagando R$400,00 a famílias que precisam.

Saiba agora como se inscrever e solicitar o novo benefício para 2022.

COMO SOLICITAR

Como dar entrada no pedido de aposentadoria online

Você precisa saber como iniciar o processo de aposentadoria online

publicidade

Com a praticidade de aposentadoria online você pode dar entrada no seu processo sem sair de casa, enfrentar filas ou qualquer coisa do tipo. Saiba como você pode iniciar o processo do seu sofá mesmo!

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) criou o aplicativo Meu INSS que está no ar desde de 2018. Desde então tornou-se possível realizar vários processos por ele, um deles é a aposentadoria online

Essa realmente foi uma ótima ideia, pois é para isso que a tecnologia existe, para facilitar os processos e deixar a nossa vida mais prática. Com o app, o INSS pode diminuir bastante a quantidade de pessoas atendidas fisicamente, e esse é o objetivo.

publicidade

Então, Fique aqui para saber como fazer para dar entrada no seu processo de aposentadoria online!

Aposentadoria online: como dar entrada 

Agora iremos fazer um passo a passo bem direto para você que quer e precisa dar entrada na aposentadoria online. Vale lembrar que esse processo pode ser feito pelo app Meu INSS ou por meio do Site INSS.

Em ambas as formas o procedimento é bem parecido. Acompanhe!

1) Realizar o download do App Meu INSS

Como já foi dito anteriormente o App Meu INSS está disponível para todos desde 2018. O app foi criado para dar praticidade às solicitações e serviços que o órgão oferece.

Para fazer o download do app é necessário entrar na sua loja de apps (Play Store ou App Store) de acordo com o sistema operacional do seu dispositivo.

Após entrar, realize uma busca por “Meu INSS” e toque no botão de baixar. Se quiser um meio mais fácil, basta tocar aqui se seu aparelho é Android ou aqui se for iOS.

2) Selecione o processo 

Uma vez dentro do app você irá se deparar com diversos ícones que representam funções diferentes. Você deverá selecionar o ícone que tem a opção de “Pedir aposentadoria” para começar seu processo.

Deixo claro que esse menu vai abrir algumas opções com modalidades diferentes de aposentadoria como aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, entre outras.

Dessa forma é importante que você saiba em qual modalidade se encaixa para que não se frustre futuramente.

3) Responda as perguntas 

Verifique se a sua modalidade está realmente correta. Após isso o INSS inicia um processo de perguntas ao beneficiário com o intuito de saber mais sobre você,

O órgão quer saber algumas informações complementares como tempo de trabalho especial, rural, fora do país, se já foi ou é funcionário público ou trabalho como professor.

Após isso o app autoriza a sua entrada no processo e você confirma para iniciar os procedimentos burocráticos.

4) Dados e Documentos 

Dessa forma, agora chegou o momento de enviar todos os documentos que comprovam que você disse somente a verdade nos dados e perguntas. 

Uma dica importante é que você mantenha todos os documentos com histórico de contribuição organizados e segmentados para não haver confusão.

Se for possível, mantenha-os já escaneados (é possível escanear pelo celular com uma ótima qualidade)

Os documentos necessários para se aposentar são:

  • Documento de identificação com foto, no caso, RG ou CNH (note: é importante conter o CPF nesse documento)
  • Carteira de trabalho com histórico dos empregadores
  • CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, no qual consta todo histórico de contribuições do beneficiário.
  • Comprovante de residência
  • Requerimento manuscrito
  • Comprovante de atividade especial, rural ou no exterior (caso se aplique a sua situação)

Lembre-se de que todos aqueles documentos que comprovem o seu tempo de contribuição são muito importantes na hora da aposentadoria online. Então mantenha tudo bem preservado.

  1. Conclua o processo de pedido da aposentadoria online 

Ao fim de todas essas etapas, o app irá pedir o seu CEP para que, em caso de necessidade, você compareça ao posto de atendimento mais próximo.

Agora se você fez tudo da maneira correta, deve estar em sua tela uma síntese de todos os dados e informações que você forneceu ao app, pois é necessário que você corrija qualquer erro.

Juntamente a isso, tem uma confirmação de veracidade desses dados. Selecione a opção que indica que você leu e confirma todas as informações.

A partir desse momento é só esperar a análise e torcer por um resultado positivo na sua aposentadoria online.

Em caso de um resultado negativo, indico que procure um bom advogado previdenciário para lhe auxiliar. Isso porque a partir desse momento, o processo exige um especialista na área.

Gostou? Agora sim você pode pedir sua aposentadoria online!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.