Jovem Aprendiz CIEE: inscrições, vagas

Entenda como funciona o programa de jovem aprendiz CIEE e concorra às novas vagas para 2022!

publicidade

Com o programa de Jovem Aprendiz CIEE muitos jovens já conseguiram entrar no mercado e se tornar funcionário, muitas vezes até em meio período. Para isso basta se inscrever pelo site da organização.

Se você tem entre 14 e 24 anos, está cursando ou já concluiu o ensino médio, o jovem aprendiz é a melhor oportunidade para começar a trabalhar. Esse programa tem o objetivo de inserir as pessoas dessa faixa etária em funções relevantes para o desenvolvimento profissional delas. Por isso é uma solução para muitos jovens.

Entenda como funciona o programa jovem aprendiz CIEE e comece agora mesmo a concorrer!

publicidade

Como funciona o programa?

Receba benefícios no seu celular

Analogamente a outros programas, o principal objetivo do jovem aprendiz CIEE é criar oportunidades de trabalho para os trabalhadores com faixa etária mais baixa. 

Nesse sentido, a Lei 10.097/2000 obriga que todas empresas de porte médio ou grande tenham ao menos 5% de seu quadro de funcionários com aprendizes.

Além disso, o texto estabelece outras normas do contrato de empregado do aprendiz, como carga horária, direitos, deveres e atribuições indicadas.

O CIEE (Centro de Integração Escola-Empresa) é onde os futuros trabalhadores começam a desenvolver suas novas habilidades profissionais. 

Por ser um centro de integração, a carga horária do aprendiz que entra pelo CIEE é dividida entre duas atividades: atividades profissionais e capacitação. 

Nesse contexto, o jovem exerce suas atividades sem colocar a sua especialização em segundo lugar, pois o objetivo aqui é qualificar um futuro profissional de ponta.

Como conseguir uma vaga no Jovem Aprendiz CIEE?

Em primeiro lugar, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) é a maior empresa que oferece vagas para Jovem Aprendiz e Estagiário atualmente. 

Assim, ele oferece cursos de formação com ênfase no aprimoramento profissional de cada jovem. Somado a isso, as vagas disponíveis recebem atualização diária no site da instituição.

Com toda essa bagagem, o CIEE exige alguns requisitos para que você consiga alcançar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. 

Para concorrer a uma vaga é necessário que:

  • Idade mínima de 14 anos e máxima de 24, mas é de responsabilidade da empresa definir dentro desses parâmetros qual a idade ideal;
  • O candidato precisa ser estudante ou ter concluído os estudos, isto é, em escola pública ou como bolsista em instituição particular;
  • O futuro aprendiz precisa ter tempo para trabalhar, pois a carga horária de trabalho vai de quatro horas a seis horas. Essa é outra informação, dependente exclusivamente da empresa que escolher trabalhar.

Bom, para todo e qualquer caso a Lei existe para ser cumprida, contudo existem algumas aberturas para que a empresa defina seus próprios critérios.

Isso acontece, no caso da idade e jornada de trabalho ou ainda na idade mínima e máxima a ser definida.

Mas para saber como isso funciona, você precisa entrar no site do CIEE e conferir os detalhes sobre a inscrição. Saiba mais abaixo!

Como concorrer às vagas do Jovem Aprendiz CIEE 2022

Em primeiro lugar, para concorrer às vagas é necessário estar inscrito. Nesse caso,  vamos te ensinar como funciona o procedimento das inscrições Jovem Aprendiz CIEE 2022?! Mas antes, lembre-se que para fazer isso será necessário ter acesso a internet.

Uma grande dica para fazer a sua inscrição da forma correta, para disputar a vaga desejada naquela empresa dos sonhos, é ler com muita atenção o formulário.

Em seguida, siga os passos abaixo:

  • Para se inscrever no CIEE, clique aqui
  • Clique na opção “Entrar”, em seguida você precisa escolher a opção para saber se tem vagas abertas. Selecione a que preferir e faça a sua inscrição.

Tudo funciona de maneira bem simples, não é?! Vale lembrar que a partir do momento no qual a  inscrição é realizada, só é necessário aguardar a resposta.

Um outro detalhe válido para ressaltar: Lembre-se de que seu login no CIEE é o mesmo do portal Gov.Br.

O CIEE oferece algum curso?

Com toda certeza, SIM! Uma vez que esse é um centro em que os jovens e adolescentes são capacitados e inseridos no mercado, eles precisam de uma certa qualificação profissional. 

Então, é isso que o CIEE oferece, na instituição é possível cursar qualificações na área de:

  • Informática e Tecnologia 
  • Administração 
  • Vendas
  • Área Comercial

 Além desses, que costumam ser os mais encontrados nas unidades, existem outras possibilidades de cursos que variam conforme as localidades.

Isso porque muitas vezes pode existir uma nova campanha de especialização em outras áreas que surgem através de parcerias do CIEE.

Para ficar atento às últimas notícias sobre o Jovem Aprendiz CIEE, basta conferir o nosso blog!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.