PIS/PASEP 2022 em dobro! Veja como consultar

Quer saber se você é uma das pessoas com direito a receber o PIS/PASEP em dobro em 2022? Confira neste post.

publicidade

Desde o dia 8 de Fevereiro, mais de 23 milhões de pessoas começaram a receber o PIS/PASEP 2022 o qual era bastante aguardado por conta dos atrasos que ocorreram no ano de 2020 e 2021.

Esses pagamentos dos valores do abono vão terminar em 31 de Março. Portanto, devemos ficar atentos e saber todos os detalhes sobre o abono para saber a data do nosso pagamento e quanto iremos receber.

Em outras palavras, devemos aprender como consultar e saber mais detalhes sobre o programa. Então nesse texto, vamos acompanhar as formas de consultar tanto o número do PIS, quanto os valores que iremos receber.

publicidade

Receba benefícios no seu celular

Então se ainda vai receber o seu abono do PIS/PASEP 2022, venha comigo e aprenda a consultar todas as informações.

O que é o PIS/PASEP?

O PIS/PASEP é um programa beneficente para os trabalhadores que exerceram em sua carteira de trabalho, um determinado tipo de trabalho durante o ano todo.

Como sabemos, o valor pago para os beneficiários é de um salário mínimo, o que atualmente fica em torno de R$1.212,00. Mas esse valor somente é pago para o trabalhador que exerceu os 12 meses de trabalho.

Nesse sentido, os valores para cada pessoa são contados de acordo com o número de meses que ela trabalhou com a carteira assinada durante o ano base.

Portanto, se alguém trabalhou metade do ano, vai receber metade do valor total do benefício. Então podemos realizar esse cálculo para saber o valor que iremos receber ou consultar pelo app ou site do programa.

PIS/PASEP será em dobro?

Sim! O abono do PIS/PASEP será pago em dobro. No entanto, apenas algumas pessoas terão o direito de receberem esses valores dobrados em 2022.

Como vimos no tópico anterior, ocorreram atrasos nos pagamentos do abono que terão que ser pagos no ano de 2022, são eles os pagamentos do ano base de 2021. 

No entanto, em 2019 ocorreram erros de registros que desencadearam em um não pagamento do abono para alguns grupos de pessoas.

Como resultado, essas pessoas que não receberam o pagamento em 2019, vão receber esse pagamento em 2022, além dos valores referentes a 2021 que já iriam ser pagos.

Enfim, vamos acompanhar agora o calendário referente às datas de pagamentos do abono do PIS/PASEP!

Calendário de pagamento

Veja quais são as datas de pagamento do programa PIS/PASEP 2022 que começará em 8 de janeiro para todos os beneficiários:

Mês de nascimento / Data de pagamento

  • Janeiro – 08/02/2022
  • Fevereiro – 10/02/2022
  • Março – 15/02/2022
  • Abril – 17/02/2022
  • Maio – 22/02/2022
  • Junho – 24/02/2022
  • Julho – 15/03/2022
  • Agosto – 17/03/2022
  • Setembro – 22/03/2022
  • Outubro – 24/03/2022
  • Novembro – 29/03/2022
  • Dezembro 31/03/2022

Desde já, devemos entender que ocorreram algumas mudanças nas datas de pagamento Bahia e Minas Gerais. Municípios que foram bastante atingidos pelas chuvas que ocorreram a algumas semanas.

Sendo assim, o pagamento do benefício para esses municípios vai ser liberado no dia 08 de fevereiro para todos os beneficiários.

Quem tem direito ao PIS/PASEP 2022?

Antes de mais nada, é essencial saber quem tem direito de receber o pagamento do PIS/PASEP 2022 que vai ser pago no ano de 2022.

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
  • Já ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Em síntese, todas as pessoas que preencherem esses requisitos, são beneficiários do PIS/PASEP e poderão receber os valores de pagamentos nas datas estabelecidas pelos órgãos responsáveis.

Enfim, entenda agora como fazer para consultar devidamente o PIS/PASEP!

Entenda como consultar o PIS/PASEP 2022

A consulta do programa do PIS/PASEP é bastante simples e qualquer cidadão pode realizar sem grandes problemas. Nesse sentido, temos acesso a duas formas diferentes de realizar a consulta.

Em primeiro lugar, temos o aplicativo da carteira de trabalho digital, dentro do aplicativo os trabalhadores podem ter acesso a diversas informações diferentes, entre elas está o número do PIS/PASEP.

Além disso, podemos optar por utilizar o portal GOV.br, que funciona de forma bem parecida com o aplicativo. Sendo assim, o trabalhador pode acessar o site pelo celular ou computador e descobrir o número do PIS/PASEP 2022.


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.