Saiba como tirar CNH de graça

Saiba quais são os requisitos necessários onde você pode dar entrada na CNH de graça

publicidade

Esse benefício não é para todos, mas pode ser para você. Em alguns casos você pode tirar a sua CNH de graça então não deixe passar essa oportunidade e confira como realizar esse procedimento de forma gratuita.

Você que ainda não possui a carteira nacional de habilitação (CNH) mas já buscou saber como adquiri-la pode ter tomado um baita susto quando viu os valores. Esse é um problema que acontece com a maioria das pessoas que estão nesse processo.

Porém fique sabendo que nem sempre é necessário pagar por isso, porque existem alguns casos em que você pode sim retirar sua CNH de graça. Já sabia dessa ? Não? Então confira agora em quais situações sua carta vai ter um custo zero!

publicidade

Quem pode tirar a CNH de graça?

Vamos deixar claro que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o órgão responsável por todos os procedimentos que envolvem a emissão da CNH de graça

Desde o processo de verificação da capacidade de dirigir até as taxas e pagamentos que devem ser feitos.

De acordo com essa responsabilidade alguns estados disponibilizam o programa CNH Social e é nesse projeto que você precisa se encaixar para ter direito.

Os requisitos necessários para entrar no programa CNH Social são: 

  • Receber até 2 salários mínimos;
  • Desempregados a mais de 12 meses;
  • São alunos da rede pública e possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex-presidiários;
  • Agricultores;
  • Não possuir registro algum em sua carteira de trabalho;
  • Receber o Bolsa Família;
  • Não possuir nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.

Vale lembrar que mesmo estando dentro de uma ou mais dessas categorias você irá passar por uma análise social primeiro, mas fique tranquilo pois será tranquilo

Então, se você se encaixa em algum dos requisitos acima  já pode comemorar, porque você está bem mais perto de conquistar a sua CNH de graça

Todos que estiverem nessas situações serão beneficiados?

Na verdade não. Todo ano o estado define a quantidade de CNHs de graça que serão emitidas. Então caso o estado tenha uma maior demanda que o previsto inicialmente, essas não serão emitidas no ano.

CNH Social 

Esse foi um projeto criado pelo Governo Federal em 2011 a fim de oferecer a carteira de motorista de graça para algumas classes sociais.

O objetivo principal do governo era de facilitar a inserção das pessoas que passam mais dificuldade no mercado de trabalho. Dessa maneira as pessoas podem realizar atividades relacionadas com a condução de veículos.

Quais estados oferecem a CNH de graça?

Como já foi dito anteriormente, o Detran é um órgão estadual e ele é responsável por todos os processos que envolvem a CNH.

Dessa forma, nem todos os estados já estão com esse programa ativo. Ainda assim, são vários estados que já contam com a CNH Social.

Afim de te informar, logo abaixo tem uma lista da situação atual dos projetos em cada estado.

Bahia Ativo
Ceará Ativo
Distrito Federal  Ativo
Espírito Santo Ativo
Goiás Ativo
Maranhão Ativo
Paraíba Ativo
Rio Grande do Norte Ativo
Pernambuco Ativo
Amazonas  Projeto pronto
Mato Grosso do Sul Encaminhado para a Assembleia Legislativa
São Paulo  Ativo
Pará Ativo
Acre Ativo
Rio de Janeiro Ativo
Sergipe Ativo
Roraima Projeto pronto

É válido apenas para a primeira CNH?

Sim, de acordo com a Associação Nacional dos Detrans esse benefício vale apenas para a primeira via. As próximas serão pagas pelo motorista e custam em média R$150,00.

Documentos Necessários para a CNH de graça 

Os candidatos interessados nesse realizar o processo seletivo desse benefício devem preencher o formulário associado ao site do Detran do seu respectivo estado. Fornecendo as informações juntamente com cópias da seguintes documentações: 

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho do inscrito e das pessoas que compõem o núcleo familiar;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimentos das crianças ou membros que não possuem RG;
  • Histórico Escolar para estudantes que desejam ingressar pelo programa.

Terminada a inscrição e o processo seletivo, o candidato deve se manter atento aos prazos estipulados para o processo. As matrículas devem ser feitas de acordo com as normas do Detran local.

E aí, você tem direito à CNH de graça  Continue acompanhando os conteúdos da PureTrend para receber conteúdos como esse!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.