Alistamento Militar 2022: Cadastro Serviço Militar Online e Documentos

Saiba aqui como funciona todo o procedimento do alistamento militar 2022!

Por Shirlayne Thayse em 12/08/2022

publicidade

É de suma importância que os jovens brasileiros do sexo masculino, que estão prestes a completar 18 anos, estejam atentos as informações referentes ao alistamento militar 2022, visto que é um procedimento de caráter obrigatório.

Ao contrário do que muitos pensam, não há mais necessidade de se apresentar de forma presencial à Junta de Serviço Militar. O alistamento pode ser feito de forma online, o que facilita a vida de muitos jovens.

Alistamento Militar 2022
Alistamento Militar 2022: Cadastro Serviço Militar Online e Documentos (Imagem: Reprodução)
publicidade

Mas quem preferir, também poderá ir até uma Junta de Serviço Militar com o número do CPF e o preenchimento do formulário de alistamento militar. Quem ainda não possui este documento, poderá levar a certidão de nascimento ou a prova de naturalização; comprovante de residência ou declaração assinada; e documento oficial com fotografia.

É válido salientar que o alistamento precisa ser feito nos primeiros seis meses (janeiro a junho) do ano em que vai completar 18 anos de idade. Assim, o jovem consegue ganhar gratuidade.

Porém, caso passe esse prazo, aquele que não se alistou irá ter que pagar multa de alistamento fora de prazo.

“Quem não se alistou tem até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade para fazê-lo, mas durante esse período permanecerá em débito com o serviço militar.”

Fonte: Agência Brasil

Cadastro Serviço Militar online

Quem preferir fazer o alistamento de forma online, deverá fazer o Cadastro Serviço Militar no site alistamento.eb.mil.br. Esse cadastro também pode ser feito pelo celular, instalando o aplicativo de alistamento. O app está disponível para os sistemas Android e iOS.

De qualquer forma, para ambas as formas é preciso estar com os seguintes dados e documentação em mãos:
  • CPF;
  • carteira de identidade ou carteira de trabalho;
  • comprovante de endereço com CEP;
  • e-mail; e
  • telefone.

Com o formulário preenchido, o candidato deverá imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas.

O que acontece se eu não me alistar?

Essa é uma dúvida de muitos jovens brasileiros. Assim como já mencionamos neste conteúdo, o alistamento militar 2022 é obrigatório para todos os jovens de sexo masculino que estão prestes a completar 18 anos de idade.

Caso ele não se aliste, automaticamente irá ficar em débito com o Serviço Militar, sendo considerado Refratário. Isso poderá trazer consequências bastante desagradáveis.

Quem não faz o alistamento militar, não poderá:

  • Fazer concurso público;
  • Tirar passaporte;
  • Ingressar como funcionário empregado ou associado em empresa ou associação oficial;
  •  Ser matriculado em universidade;
  • Assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios;
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Entre outros casos.

Vale lembrar que estudantes de medicina, farmácia, odontologia ou veterinária podem optar por adiar a incorporação até o término do curso.