
Muitos brasileiros estão buscando abrir seus negócios de forma autônoma, logo, criando suas contas MEI, que pode ser feita de forma online e gratuita. Te ensinaremos agora como abrir conta MEI: Passo a passo Completo. Fica atento para não perder nenhuma informação.
O que é MEI?
Primeiramente, iremos te explicar o que é MEI. MEI é a sigla para Microempreendedor individual, sendo o registro onde a microempresa passa a ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e Inscrição Estadual e Municipal, permitindo a obtenção de empréstimos e abrir conta bancária como pessoa jurídica, assim como direitos a benefícios sociais.
Quem pode ser MEI?
Para ser Microempreendedor individual é necessário obter faturamento anual de R$81 mil ou, em média, R$ 6.750 por mês.
Ao abrir a conta, o limite será análogo ao período em que a empresa começou a existir. Além disso, MEIs podem contratar funcionários, recebendo o piso da categoria ou salário mínimo. Lembrando que nem todas as profissões se encaixam como MEI.
Como abrir uma conta MEI?
Para abrir uma conta MEI, é preciso fazer o processo pela internet, não precisa de um contador para isso. Observe o passo a passo a seguir:
- É preciso acessar o Portal de Serviços do Governo Federal , criando uma conta com login e senha. Caso já tenha o cadastro, apenas clique em “Entrar”;
- Ao realizar o login, clique em Portal do Empreendedor, indo em “Quero ser MEI”;
- Caso haja dúvidas se a sua profissão pode ou não ser MEI, clique em “Quem pode ser MEI”;
- Se for concedida, clique em “Formalize-se”;
- Por fim, preencha o questionário fornecido.
Quais são os documentos necessários?
Os documentos necessários para abrir sua conta MEI, são:
- Documento de Identificação;
- Telefone de contato;
- Endereço residencial.
Assim como os dados do seu negócio, como, por exemplo:
- Tipo de ocupação;
- Nome fantasia;
- Endereço comercial;
- Número das duas últimas declarações do Imposto de Renda, se houver.
Quanto pagar para me cadastrar?
O cadastro é gratuito, porém, é preciso parar mensalmente a taxa do Simples Nacional por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
O boleto da DAS tem uma data fixa de vencimento, sendo todo dia 20, podendo ser gerado no Portal do Empreendedor. Essa taxa pode variar de acordo com a atividade exercida pelo cidadão, sendo:
- Comércio ou indústria: R$60,60;
- Prestação de serviços: R$ 65,60;
- Comércio e serviços juntos: R$ 66,60.
A DAS então é composta por:
- Contribuição previdenciária na opção contribuinte individual, no valor de 5% do salário mínimo;
- R$ 1 de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto;
- R$ 5 de ISS, caso seja contribuinte desse imposto.
Como faço caso eu esqueça o CNPJ do MEI?
Caso esqueça o número do CNPJ, você pode acessar o Portal do Empreendedor e emitir o Certificado da condição de Microempreendedor Individual, o qual fornece dados sobre a empresa, obtendo também o CNPJ e outros dados.
Para acessar e emitir esse certificado, siga o passo a passo:
- Vá ao Portal do Empreendedor e clique em “Já sou MEI”;
- Após, clique para emitir seu Comprovante CCMEI;
- Insira seu CPF na página seguinte;
- O documento será emitido e você poderá obter seu CNJP. No final da página, clique em “Fazer download, para sempre ter suas informações em mão.