Como abrir conta MEI: Passo a passo Completo

Está precisando abrir uma conta para Microempreendedor Individual? Então saiba aqui como abrir conta MEI.

Como abrir conta MEI: Passo a passo Completo (Imagem: Divulgação)

Muitos brasileiros estão buscando abrir seus negócios de forma autônoma, logo, criando suas contas MEI, que pode ser feita de forma online e gratuita. Te ensinaremos agora como abrir conta MEI: Passo a passo Completo. Fica atento para não perder nenhuma informação.

O que é MEI?

Primeiramente, iremos te explicar o que é MEI. MEI é a sigla para Microempreendedor individual, sendo o registro onde a microempresa passa a ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e Inscrição Estadual e Municipal, permitindo a obtenção de empréstimos e abrir conta bancária como pessoa jurídica, assim como direitos a benefícios sociais.

Quem pode ser MEI?

Para ser Microempreendedor individual é necessário obter faturamento anual de R$81 mil ou, em média, R$ 6.750 por mês.

Ao abrir a conta, o limite será análogo ao período em que a empresa começou a existir. Além disso, MEIs podem contratar funcionários, recebendo o piso da categoria ou salário mínimo. Lembrando que nem todas as profissões se encaixam como MEI.

Como abrir uma conta MEI?

Para abrir uma conta MEI, é preciso fazer o processo pela internet, não precisa de um contador para isso. Observe o passo a passo a seguir:

  • É preciso acessar o Portal de Serviços do Governo Federal , criando uma conta com login e senha. Caso já tenha o cadastro, apenas clique em “Entrar”;
  • Ao realizar o login, clique em Portal do Empreendedor, indo em “Quero ser MEI”;
  • Caso haja dúvidas se a sua profissão pode ou não ser MEI, clique em “Quem pode ser MEI”;
  • Se for concedida, clique em “Formalize-se”;
  • Por fim, preencha o questionário fornecido.

Quais são os documentos necessários?

Os documentos necessários para abrir sua conta MEI, são:

  • Documento de Identificação;
  • Telefone de contato;
  • Endereço residencial.

Assim como os dados do seu negócio, como, por exemplo:

  • Tipo de ocupação;
  • Nome fantasia;
  • Endereço comercial;
  • Número das duas últimas declarações do Imposto de Renda, se houver.

Quanto pagar para me cadastrar?

O cadastro é gratuito, porém, é preciso parar mensalmente a taxa do Simples Nacional por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

O boleto da DAS tem uma data fixa de vencimento, sendo todo dia 20, podendo ser gerado no Portal do Empreendedor. Essa taxa pode variar de acordo com a atividade exercida pelo cidadão, sendo:

  • Comércio ou indústria: R$60,60;
  • Prestação de serviços: R$ 65,60;
  • Comércio e serviços juntos: R$ 66,60.

A DAS então é composta por:

  • Contribuição previdenciária na opção contribuinte individual, no valor de 5% do salário mínimo;
  • R$ 1 de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto;
  • R$ 5 de ISS, caso seja contribuinte desse imposto.

Como faço caso eu esqueça o CNPJ do MEI?

Caso esqueça o número do CNPJ, você pode acessar o Portal do Empreendedor e emitir o Certificado da condição de Microempreendedor Individual, o qual fornece dados sobre a empresa, obtendo também o CNPJ e outros dados.

Para acessar e emitir esse certificado, siga o passo a passo:

  • Vá ao Portal do Empreendedor e clique em “Já sou MEI”;
  • Após, clique para emitir seu Comprovante CCMEI;
  • Insira seu CPF na página seguinte;
  • O documento será emitido e você poderá obter seu CNJP. No final da página, clique em “Fazer download, para sempre ter suas informações em mão.
Álvaro Miguel
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Álvaro Miguel

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