Como abrir conta MEI: Passo a passo Completo
Está precisando abrir uma conta para Microempreendedor Individual? Então saiba aqui como abrir conta MEI.
Muitos brasileiros estão buscando abrir seus negócios de forma autônoma, logo, criando suas contas MEI, que pode ser feita de forma online e gratuita. Te ensinaremos agora como abrir conta MEI: Passo a passo Completo. Fica atento para não perder nenhuma informação.
O que é MEI?
Primeiramente, iremos te explicar o que é MEI. MEI é a sigla para Microempreendedor individual, sendo o registro onde a microempresa passa a ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e Inscrição Estadual e Municipal, permitindo a obtenção de empréstimos e abrir conta bancária como pessoa jurídica, assim como direitos a benefícios sociais.
Quem pode ser MEI?
Para ser Microempreendedor individual é necessário obter faturamento anual de R$81 mil ou, em média, R$ 6.750 por mês.
Ao abrir a conta, o limite será análogo ao período em que a empresa começou a existir. Além disso, MEIs podem contratar funcionários, recebendo o piso da categoria ou salário mínimo. Lembrando que nem todas as profissões se encaixam como MEI.
Como abrir uma conta MEI?
Para abrir uma conta MEI, é preciso fazer o processo pela internet, não precisa de um contador para isso. Observe o passo a passo a seguir:
- É preciso acessar o Portal de Serviços do Governo Federal , criando uma conta com login e senha. Caso já tenha o cadastro, apenas clique em “Entrar”;
- Ao realizar o login, clique em Portal do Empreendedor, indo em “Quero ser MEI”;
- Caso haja dúvidas se a sua profissão pode ou não ser MEI, clique em “Quem pode ser MEI”;
- Se for concedida, clique em “Formalize-se”;
- Por fim, preencha o questionário fornecido.
Quais são os documentos necessários?
Os documentos necessários para abrir sua conta MEI, são:
- Documento de Identificação;
- Telefone de contato;
- Endereço residencial.
Assim como os dados do seu negócio, como, por exemplo:
- Tipo de ocupação;
- Nome fantasia;
- Endereço comercial;
- Número das duas últimas declarações do Imposto de Renda, se houver.
Quanto pagar para me cadastrar?
O cadastro é gratuito, porém, é preciso parar mensalmente a taxa do Simples Nacional por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
O boleto da DAS tem uma data fixa de vencimento, sendo todo dia 20, podendo ser gerado no Portal do Empreendedor. Essa taxa pode variar de acordo com a atividade exercida pelo cidadão, sendo:
- Comércio ou indústria: R$60,60;
- Prestação de serviços: R$ 65,60;
- Comércio e serviços juntos: R$ 66,60.
A DAS então é composta por:
- Contribuição previdenciária na opção contribuinte individual, no valor de 5% do salário mínimo;
- R$ 1 de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto;
- R$ 5 de ISS, caso seja contribuinte desse imposto.
Como faço caso eu esqueça o CNPJ do MEI?
Caso esqueça o número do CNPJ, você pode acessar o Portal do Empreendedor e emitir o Certificado da condição de Microempreendedor Individual, o qual fornece dados sobre a empresa, obtendo também o CNPJ e outros dados.
Para acessar e emitir esse certificado, siga o passo a passo:
- Vá ao Portal do Empreendedor e clique em “Já sou MEI”;
- Após, clique para emitir seu Comprovante CCMEI;
- Insira seu CPF na página seguinte;
- O documento será emitido e você poderá obter seu CNJP. No final da página, clique em “Fazer download, para sempre ter suas informações em mão.