Como se cadastrar no Farmácia Popular?

Se você chegou até aqui, é porque muito provavelmente deseja saber como se cadastrar no Farmácia Popular para ter a chance de conseguir remédios com até 90% de desconto ou até mesmo 100% gratuitos, não é mesmo?!

Então, saiba que elaboramos um passo a passo que pode te ajudar. Mas antes, também saiba que há outros auxílios que podem te favorecer, como é o caso do Auxílio Gás.

Ficou interessado no programa? Então, acompanhe o passo a passo de como se inscrever no Farmácia Popular para ter a chance de aproveitar os benefícios!

Quem pode usar o Farmácia Popular do Brasil?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o Farmácia Popular foi criado para ajudar pessoas de baixa renda a terem acesso a medicamentos para tratar algumas doenças crônicas. Ou seja, não são todas as pessoas que podem aproveitar os benefícios do programa.

farmácia popular
Fonte: Reprodução (Reclame Aqui Notícias)

Nesse sentido, podem se cadastrar na iniciativa, e aproveitar 40 medicamentos de graça, e outros com até 90% de desconto, os seguintes grupos:

  • Beneficiários do Bolsa Família;
  • Mulheres que precisam tratar osteoporose ou fazem uso de contraceptivos;
  • Povos indígenas;
  • Pessoas diagnosticadas com asma, diabetes e/ou hipertensão.

Quais as regras para participar da iniciativa?

Como mencionado anteriormente, é preciso levar a receita médica para adquirir remédios e/ou fraldas geriátricas de graça, ou com desconto através do Farmácia Popular.

Assim sendo, o receituário deve obedecer às regras do Conselho Federal de Medicina, contendo:

  1. Cabeçalho com nome e endereço do profissional ou da instituição onde trabalha, registro profissional (CRM) e número de cadastro de pessoa física ou jurídica;
  2. Inscrição com dados do paciente, como nome, endereço e idade. Pode trazer a recomendação quanto à via de administração do medicamento;
  3. Informações sobre o fármaco, começando pelo nome genérico, seguido da forma farmacêutica (comprimidos, cápsulas, xarope, gotas etc.) e concentração;
  4. Subscrição, que descreve a quantidade de medicação que deverá ser liberada ao paciente;
  5. As orientações complementares como a quantidade de dias do tratamento, horários para tomar o remédio, sintomas que modifiquem a abordagem, entre outras;
  6. Data, assinatura e número de inscrição no respectivo conselho de Medicina.

Vale ressaltar que alguns desses dados, como CNPJ da clínica e CRM do médico, devem ser informados pela farmácia ao fazer o cadastro de liberação de medicamentos através do programa.

Como se cadastrar no Farmácia Popular?

Para ter acesso aos remédios de graça ou com desconto, é necessário que o paciente compareça a um dos estabelecimentos credenciados pelo Farmácia Popular e apresente:

  • Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;
  • Receita médica dentro do prazo de validade, que pode ter sido emitida tanto pelo SUS quanto por serviços particulares;
farmácia popular
Fonte: Reprodução (Catraca Livre)
  • Para adquirir fraldas geriátricas para pacientes com 60 anos ou mais, ou pessoas com deficiência, também é preciso levar a prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica. O documento do paciente com deficiência deve informar a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).

Vale ressaltar que, caso o paciente esteja impedido de comparecer à farmácia, ele pode autorizar uma outra pessoa de retirar seus medicamentos, através de procuração escrita de próprio punho.

Além disso, é necessário que esse procurador leve os documentos do paciente, além de apresentar o próprio CPF e documento original com foto para registro.

Como encontrar uma farmácia credenciada?

Para encontrar uma Farmácia Popular em sua cidade, basta observar se existe o logo ou algum cartaz no estabelecimento informando ser parceiro do programa.

Contudo, nem sempre é tão simples encontrar esses locais, especialmente para quem vive em cidades pequenas ou áreas rurais.

Nesses casos, indicado é consultar o site oficial para confirmar qual estabelecimento da rede conveniada está mais próximo de você.