Como solicitar a Carteira do Idoso para ter direito a gratuidades

Solicite a Carteira do Idoso e viaje de forma totalmente gratuita

Como solicitar a Carteira do Idoso e ter direito a gratuidades (Imagem: Divulgação)

A Carteira do Idoso foi criada com o objetivo de beneficiar as pessoas maiores de 60 anos com gratuidades em viagens no território brasileiro. Este documento também possibilita aos seus beneficiários descontos em passagens em transportes interestadual.

A solicitação da carteirinha é feita de forma totalmente simples, rápida, segura e sem burocracia. Tudo isso para que as pessoas possam começar a usufruir do benefício o mais rápido possível.

É importante salientar que para ter direito a este documento é necessário ter 60 anos ou mais, comprovar receber até dois salários mínimos mensais e estar inscrito no Cadastro Único. Você atende à esses benefícios? Então siga nos acompanhando para conferir o passo a passo e solicitar já a sua!

Como solicitar a carteira do idoso?

Esta carteirinha permite o acesso gratuito com desconto de 50% em passagens rodoviárias, aquaviário e ferroviária. A mesma pode ser solicitada de maneira presencial ou online.

A seguir, trouxemos informações sobre como funciona cada uma dessas formas de solicitação. Confira e peça já a sua!

Presencial

Para emitir sua carteira do idoso você precisa ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade onde será realizada sua inscrição no cadastro único, em seguida, você receberá um número de identificação Social, o NIS, através desse número o CRAS do seu município irá fazer a solicitação da carteirinha.

OBS: caso o candidato a carteirinha já possua o cadastro único, o funcionário do CRAS vai apenas verificar o NIS e fazer a solicitação em seguida.

A carteira só é emite após 90 dias, e nela possui a data do cadastro ou atualização do cadastro único. Enquanto a carteira não chega o idoso recebera uma declaração provisória, o prazo dessa provisória  é de 180 dias.

A carteira do idoso possui informações com as identificações do idoso e dados do município em que o mesmo reside, além da carteira possuir uma foto atual.

Online

Por conta da pandemia o processo de solicitação da carteirinha agora tem a opção de solicitação através da internet, através do site do Governo Federal.

Agora é só realizar o login com os dados do gov.br, em seguida acesse a categoria de emissão da carteira. Guarde todas as informações do cadastro do procedimento.

Todo o processo dura em torno de 120 dias.  Através desse cadastro, a carteirinha fica disponível digitalmente e pode ser apresentada através da tala do celular, podendo ser validada por leitura de QR Code pelas empresas.

Caso não tenha acesso a internet, procure a assistência social da sua cidade para a emissão.

Como usar a Carteira do Idoso?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como usar a Carteira do Idoso. Para realizar a compra da passagem, o titular deve comparece pessoalmente ao guichê das empresas de transporte.

Além de apresentar a carteirinha, é obrigatoriamente estar em mãos com um documento de identificação com foto, que comprove a idade do beneficiário.

A carteirinha também pode ser cobrada no embarque do idoso. Geralmente, as empresas de transportes solicitam na hora do embarque o bilhete e um documento de identificação com foto. Não são todas que solicitam a Carteira do Idoso, visto que na compra do bilhete já foi mostrada.

É válido salientar que o não embarque não anula o bilhete do retorno. Sendo assim, caso tenha perdido o ônibus da ida, por exemplo, o passageiro deverá providenciar uma outra passagem e utilizar o bilhete com desconto, normalmente, em sua viagem de retorno, desde que respeitadas a data e horário.