Conheça o empréstimo Bolsa Família

O empréstimo Bolsa Família é um programa que visa oferecer crédito com condições especiais às famílias beneficiadas pelo auxílio Bolsa Família.

Sendo assim, é possível obter crédito com taxas de até 2,5% ao mês e com valor máximo descontado do auxílio de até 5%.

Por isso, se você está interessado em saber mais sobre o empréstimo Bolsa Família, confira abaixo todas as informações sobre ele.

O que é o empréstimo Bolsa Família?

O empréstimo Bolsa Família é um crédito consignado oferecido para as famílias que já recebem o auxílio Bolsa Família.

Assim como outros créditos consignados, este será descontado diretamente da fonte, isto é, neste caso, da parcela do auxílio.

O programa tem como objetivo oferecer a essas famílias crédito de forma acessível e segura, com taxas de juros bem abaixo das praticadas pelo mercado.

Como funciona o empréstimo Bolsa Família?

O empréstimo Bolsa Família pode ser uma ótima opção em alguns casos e pode ser utilizado para diversos fins. No entanto, assim como qualquer outro crédito, é essencial entender suas condições e características.

Desse modo, você terá mais clareza para decidir se, de fato, ele não terá um impacto negativo em suas finanças a longo prazo.

Então, para te ajudar com isso, listamos abaixo as principais características deste crédito, bem como as mudanças em relação ao crédito oferecido em 2022. 

Confira a seguir quais são elas e entenda como funciona o empréstimo Bolsa Família.

Taxas de juros

Um dos fatores mais importantes na hora de solicitar qualquer crédito é entender as taxas de juros, já que elas terão um impacto no valor total pago por você ao longo do contrato.

Até o ano passado, havia sido estabelecido que as taxas de juros seriam de até 3,5% ao mês. Contudo, o valor máximo para as taxas agora é de até 2,5% ao mês.

Valor máximo descontado do auxílio

Outra mudança realizada em relação ao empréstimo é o valor máximo que pode ser descontado do auxílio.

Até o ano passado esse valor era de até 40% do auxílio Bolsa Família. No entanto, este valor foi modificado, justamente, para garantir que as famílias beneficiadas pelo auxílio possam contar com melhores condições.

Agora, ele não pode ultrapassar 5% do valor recebido no auxílio. Desse modo, as famílias não correm o risco de ter uma porcentagem tão grande do auxílio comprometido pelo crédito.

Número de parcelas sucessivas

Outro fator que foi modificado é o número de parcelas sucessivas, que caiu de 24 para apenas 6 parcelas. Assim como as mudanças citadas acima, esta também tem como objetivo não comprometer o orçamento das famílias que recebem o benefício.

O empréstimo Bolsa Família está disponível para pessoas negativadas?

Atualmente, o crédito consignado Bolsa Família é disponibilizado por diversas instituições financeiras.

Não existe um impedimento para que ele seja liberado para quem tem restrições em seu nome. Além disso, também vale destacar que no ano passado pessoas negativadas conseguiram a aprovação.

No entanto, isso pode variar de acordo com a instituição financeira escolhida por você. Então o ideal é verificar se ter o nome limpo é um requisito antes de fazer o pedido.

Qual a diferença entre empréstimo Bolsa Família e o Programa Progredir?

Assim como o empréstimo Bolsa Família, o Programa Progredir também é oferecido para famílias de baixa renda.

Entretanto, o crédito do Programa Progredir é destinado ao empreendedorismo. Sendo assim, ele só pode ser utilizado para a criação ou manutenção de um pequeno negócio.

Enquanto isso, o crédito consignado Bolsa Família pode ser utilizado para outros fins, como o pagamento de dívidas, para cobrir os gastos da família etc.

Como solicitar o empréstimo Bolsa Família?

O empréstimo Bolsa Família é uma grande oportunidade de conseguir crédito para famílias de baixa renda. 

Como você viu acima, o programa sofreu mudanças que têm como objetivo evitar o endividamento das famílias que recebem o auxílio. Assim, as taxas de juros se tornaram menores, bem como o valor máximo descontado do auxílio.

Então, se você quer saber como solicitar o auxílio, clique no botão abaixo para entender como poderá fazer o pedido.