×

Novo benefício do Governo Brasileiro está pagando R$400,00 a famílias que precisam.

Saiba agora como se inscrever e solicitar o novo benefício para 2022.

COMO SOLICITAR

Google Classroom é bom? Tudo que precisa saber

Entenda como funciona o Google Classroom, a sala de aula virtual do Google que conecta milhões de usuários em todo o mundo!

publicidade

O Google Classroom app é uma ferramenta do Google que oferece a oportunidade de alunos e professores se encontrarem para realizar aulas, tirar dúvidas ou fazerem outras atividades extra classe.

O ambiente online do Google Classroom app há algum tempo atrás não era tão procurado quanto hoje. Isso porque a pandemia da COVID-19 obrigou as escolas e faculdades a trabalharem apenas de forma online, aí então a plataforma passou a ser uma solução.

Vale dizer que o Google projetou essa ferramenta para ser gratuita e ela continua sendo assim desde o seu lançamento em 2014. Além disso, o classroom tem versões com suporte para desktop, Android e iOS, o que o torna muito acessível.

publicidade

Com todo esse cenário o Google Classroom app parece sim ser uma boa ferramenta, mas será que ele realmente atende eficientemente seus usuários ? Confira a resposta para essas e outras perguntas.

Boa leitura!

Como funciona o Google Classroom app 

O Google Classroom funciona exatamente como uma sala de aula, então o nome da ferramenta já é auto explicativo. Esse app ajuda os professores no controle de atividades, provas e também a criar aulas mais dinâmicas por meio das ferramentas que estão disponíveis.

Colégios públicos ou privados podem  acessar a plataforma gratuitamente para alcançar os seus alunos de onde estiverem. O classroom ainda conta com integração ao G Suite for Education, que é um conjunto de  ferramentas e serviços gratuitos do Google para os colégios.

As aulas online são essenciais, mas fora isso, os professores podem enviar e receber atividades e trabalhos dos seus alunos, tudo apenas pelo aplicativo.

Acessando o classroom 

Tanto os professores como os alunos podem acessar essa plataforma facilmente. Para isso basta ter uma conta no Google e acessar pelo site ou App, desde que tenha uma conexão com a internet.

Se você for professor e quiser formar uma turma antecipadamente, vai precisar que seu colégio realize o cadastro no programa G Suite for Education. Caso contrário, nem precisa de cadastro prévio, pois as ferramentas ficam disponíveis para incrementar as aulas, basta que você e os alunos acessem a plataforma.

Os passos para acessar costumam ser bem tranquilos, acesse o site e faça o seu login na conta Google. Nas situações de primeiro acesso, é necessário criar uma nova turma e convidar todos os participantes (Alunos) via e-mail ou pelo código de acesso direto.

Quais são as ferramentas do Google Classroom app?

Os usuários podem criar tópicos de conteúdos ou discussão, adicionar perguntas para a sala, anexar atividades e trabalhos já com pontuação e prazo de entrega. Também é possível compartilhar fotos, links, materiais em PDF, assim cada um acessa o material remotamente.

Você também pode importar dados e transformar atividades em jogos pelo Classcraft. Outro app muito bacana é o Quizzes, com ele você monta atividades e até avaliações em formato de jogos e missões com presentes e conquistas.

É bom para os professores?

Uma vez que o professor cria uma sala de aula para cada matéria específica, é possível acompanhar o progresso individual de cada aluno em cada área.

Dessa maneira se torna mais prático avaliar o aprendizado de cada aluno escolhendo as estratégias certas para cada turma. Além de ser possível administrar os conteúdos que são postados e os alunos por meio de seções separadas: atividades, pessoas, mural e notas.

Podemos ver que sim. O Google Classroom app é muito bom para professores, pois além da facilidade de ensinar e levar conhecimento, se torna fácil também administrar tudo isso.

E para os alunos, o Google Classroom app é bom?

Não resta dúvidas que sim, até porque hoje em dia a geração mais jovem anda muito mais conectada. E o classroom, por sua vez, oferece essa opção de fazer da educação algo mais prático e menos burocrático.

É possível que os alunos acompanhem as aulas através da sua agenda que irá sincronizar diretamente com o celular, assim você não perderá as aulas. E se por algum acaso perder, fique tranquilo pois elas estarão gravadas na plataforma. 

Você pode agendar seus compromissos com atividades e entrega de trabalhos e também recapitular aqueles assuntos que ficaram atrasados. Isso porque os conteúdos ficam todos salvos e disponíveis para futuras consultas

Gostou? O Google Classroom app é uma ótima ferramenta para a educação.

Continue acompanhando a PureTrend para mais conteúdos como este!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.