IPVA 2022: Valor e Descontos Divulgados

O IPVA 2022 está ficando mais caro, mas existem possibilidades de você adquirir descontos. Confira aqui!

publicidade

O governo liberou algumas novas informações sobre o IPVA 2022 e nelas já é possível encontrar mudanças no principal, o preço. Mas, você pode ser um dos casos que tem direito a desconto ou até isenção. Saiba mais!

O governo exige o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) desde a aprovação da Lei nº 804 de 1985 em São Paulo e  se tornou federal a partir da Emenda Constitucional nº 3 desde 1993. 

Desde então, as pessoas que possuem automóveis necessitam pagar anualmente um valor em média de 3% a 4% do valor do veículo, conforme o calendário de cada estado. Entretanto, o valor desse imposto vai mudar em 2022, mesmo sem a mudança do percentual. Sabe porquê? 

publicidade

Continue conosco para saber tudo sobre as mudanças do IPVA 2022!

Como calcular o IPVA?

Em primeira mão, vamos deixar claro que o cálculo desse valor que o dono do automóvel paga é de responsabilidade total de cada estado, então pode ter uma pequena variação. 

Porém, normalmente o preço que o governo estadual usa como base para esse cálculo é a média que existe no mercado ao fim do período que antecede a cobrança. 

Por exemplo: se a cobrança iniciar em janeiro de 2022 o preço que o estado usa para calcular é o de dezembro de 2021.

O órgão responsável por pesquisar a cotação desse valor, na grande maioria das vezes, usa as cotações da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). 

Então com esse valor de mercado, o estado aplica o percentual de 3% a 4% sobre o valor inteiro do veículo. 

Abaixo deixaremos uma fórmula para que você calcule o seu IPVA

Valor do veículo(Fipe) Alíquota de cobrança estadual100 = IPVA

É possível obter a isenção do IPVA?

Geralmente a isenção do IPVA 2022 é possível para empresas de transporte coletivo, veículos com mais de 15 anos de fabricação, veículos  terrestres com menos de 50 cilindradas e embarcações com menos de 25 HP.

Os veículos da União, dos governos estaduais, do Distrito Federal (DF), dos Municípios, Partidos políticos e suas fundações, bem como os de posse dos sindicatos e instituições sem fins lucrativos também são isentos de IPVA.

Isenção com 10 anos

No estado do Amapá existe uma particularidade, pois os veículos que possuem mais de 10 anos a partir do ano seguinte a sua fabricação, são isentos do IPVA 2022.

Isenção com 15 anos

Juntamente a isso existem outros estados que concedem a isenção do pagamento do IPVA para veículos que possuem mais de 15 anos desde sua fabricação, são esses estados:

  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • DF
  • Espírito Santo
  • Maranhão
  • Paraíba
  • Pará 
  • Piauí 
  • Rio de Janeiro
  • Mato Grosso do Sul 
  • Tocantins
  • Rondônia
  • Sergipe

Isenção com 18 anos 

Apenas no estado do Mato Grosso os carros com fabricação em 2004 ou mais de 18 anos de fabricação não precisam pagar o IPVA 2022.

Isenção com 20 anos 

Nos estados de São Paulo, Paraná, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul, a isenção de IPVA vale para carros com 20 anos ou mais desde a sua fabricação.

Isenção com 30 anos

Por último, apenas os estados de Santa Catarina e Minas Gerais apresenta uma isenção mais rígida, pois só é possível para veículos com mais de 30 anos de fabricação.

Descontos no IPVA 2022

Os descontos existem, entretanto eles variam de 3% a 15% do valor total de acordo com o estado que irá cobrar o imposto.

Por exemplo, no Rio de Janeiro o desconto disponível é de 3%, em Sergipe temos o desconto de 10% e chega até 15% no estado do Piauí.

Vale lembrar que esses descontos são para quem pagar o IPVA 2022 pela cota única, ou seja, pagamento integral à vista.

Calendário de pagamento do IPVA 2022

Esse calendário varia de acordo com cada unidade federativa (estado) onde o veículo está registrado, dessa forma seria muito extenso citar todo o calendário nacional apenas nesse artigo.

Mas, você pode verificar as informações oficiais do governo pelo site da Agência Brasil basta clicar aqui.

O IPVA 2022 está mais caro?

Bom, muitas pessoas estão falando sobre esse aumento do valor total do IPVA 2022 em relação aos anos anteriores.

O que acontece é que com a crise econômica do COVID-19 o número de carros e outros veículos diminui, tornando assim esses produtos mais valorizados.

Dessa forma, a alíquota estadual não mudou, mas o preço do seu carro na tabela FIPE sim. Então se em 2021 seu IPVA era de 3% de R$20.000 em 2022 é bem possível que ele seja o mesmo percentual porém sobre o valor de R$30.000.

Assim o IPVA 2022 fica um pouco mais caro para o consumidor.

Mas se o IPVA 2022 fica mais caro, em contrapartida o governo dá a oportunidade ao cidadão de ter a CNH Social 2022 de graça. Veja como em nosso site.


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.