Leilão de MOTOS Receita Federal 2022: Como participar

Precisando comprar uma Moto? Com o leilão da Receita Federal você poderá fazer sua compra há um preço mais acessível. Confira!

publicidade

Ao participar de um leilão de motos da Receita Federal 2022 é possível conseguir veículos por um preço muito mais barato do que é praticado no mercado atual. Isso por conta da origem das motos dos leilões.

Mas como participar é a questão. A Receita Federal solta informações sobre o processo de inscrição bem simples tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Basta apenas realizar o cadastro no site da e-CAC utilizando o certificado digital.

Enfim, isso é apenas um detalhe de todo o processo e queremos contar tudo sobre o assunto para você. Venha comigo e entenda tudo a respeito do leilão da Receita Federal.

Veja como participar do Leilão de Motos da Receita Federal
Veja como participar do Leilão de Motos da Receita Federal

Requisitos para cadastro e participação no leilão de motos da Receita Federal 2022

No caso do leilão de Motos ou produtos que são destinados ao uso doméstico, pessoas físicas e jurídicas podem participar.

Para pessoas jurídicas:

  • Primeiramente, a pessoas jurídicas deve ter um CNPJ regularizado para participar;
  • Além disso, de acordo com as normas da Receita, as pessoas devem ter um certificado digital;
  • O participante deve acessar o e-CAC utilizando a certificação digital e ir na opção de leilões “Participar de leilão eletrônico da Receita Federal”.
publicidade

Para pessoas físicas:

  • O participante de ter o CPF em situação regularizada para participar do leilão;
  • Além disso, de acordo com as normas da Receita, a pessoas físicas também deve ter um certificado digital;
  • O participante deve acessar o e-CAC utilizando a certificação digital e ir na opção de leilões “Participar de leilão eletrônico da Receita Federal”.

Ao preencher todos os requisitos iniciais para o cadastro tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, o interessado pode acessar o site do e-CAC e realizar o cadastro em qualquer leilão de moto da sua cidade.

Tanto pessoas físicas como jurídicas podem participar?

Ambos podem participar dos leilões que a Receita Federal faz ao longo de todo o ano. Mas fique atento ao edital dos leilões de motos que está interessado. É  dentro desses editais que são lançados no site da Receita Federal que terá acesso a quais leilões aceitam a participação de pessoas físicas ou jurídicas, dependendo do interesse.

Além disso, na maioria desses leilões, não se misturam ambos os tipos. Ou seja, são divulgados editais próprios para pessoas físicas e outros para pessoas jurídicas.

Assim você conseguirá realizar o seu cadastro de forma correta com os documentos do tipo de leilão específico. 

Entenda como as motos acabam sendo leiloadas pela receita federal e sobre seus valores

Talvez você não saiba, mas as motos que acabam sendo leiloadas pela Receita Federal são produtos apreendidos na alfândega ou em algum outro caso específico que o dono não pode mais ficar com o veículo.

Portanto, as motos são destinadas à Receita Federal que trata de organizar diversos leilões para vendê-las para os interessados no leilão.

Então é por esse motivo que tantos carros e motos que acabam no leilão da receita federal saem por um preço bem mais barato do que o habitual.

Além disso, é uma ótima maneira de adquirir um veículo por um valor bem menor do que no mercado atual.

Adquira sua moto pelo melhor preço no Leilão da Receita Federal
Adquira sua moto pelo melhor preço no Leilão da Receita Federal

Os leilões da Receita Federal são presenciais ou online?

Ambos os casos! Inicialmente, os leilões organizados pela Receita Federal eram totalmente presenciais e não contavam com qualquer opção de participação online dos participantes do leilão.

No entanto, após a pandemia ter se agravado por todo o mundo. A Receita Federal decidiu que para prevenir qualquer propagação desnecessária da Covid-19, os leilões seriam a partir de 2021 virtuais.

Sendo assim, os lances e todos os procedimentos do leilão que os participantes faziam, eram  feitos totalmente pela internet. No entanto, com a Covid-19 tornando-se cada vez mais estável, os leilões presenciais tendem a voltar com mais força em 2022.

Portanto você tem que ficar atento aos editais que divulgam o leilão de motos Receita Federal 2022 para saber exatamente sobre o procedimento.

Onde posso ver as datas e horários do leilão de motos Receita Federal 2022

No site da Receita Federal é possível acesso a todos os tipos de informações referentes aos leilões de motos para participantes em potencial.

Datas, valores, informações adicionais, documentos necessários, quem pode participar ou não. A Receita Federal disponibiliza essa e muitas outras informações.

Portanto, é essencial que antes de fazer o cadastro para participar de um desses leilões de motos, analise todas as informações de forma correta para evitar qualquer erro.

Pronto! Não esqueça de acessar o site para adquirir todas as informações a respeito do leilão de motos Receita Federal 2022!

Continue acompanhando a PureTrend e mantenha-se informado sobre outras notícias como esta. Veja aqui também como participar do Leilão de Carros da Receita Federal 2022.

Marina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.