Quanto ganha o Presidente do Brasil? Saiba o valor e benefícios

Que as pessoas que ocupam cargos do Poder Executivo ganham bem, todos nós sabemos. Mas, já parou para pensar quanto ganha o Presidente do Brasil? Através desse post iremos te revelar o quanto esse cargo recebe. Fica ligadinho!

Quanto ganha o Presidente do Brasil? Saiba o valor e benefícios (Imagem: Divulgação)

O Presidente da República é o maior cargo entre aqueles que ocupam o Poder Executivo, consequentemente, recebe o maior salário entre eles. Porém, é preciso cumprir deveres e tomar decisões.

Quanto ganha o Presidente do Brasil?

A remuneração bruta do Presidente da República é de R$30.934,20 mensais, segundo o Portal da Transparência. Para um cargo tão importante e que exige muita responsabilidade, não poderia ser menos, não é? Com deduções obrigatórias, o salário fica em R$23.453,43.

Uma curiosidade sobre o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, é que ele ainda recebe a aposentadoria do Exército como capitão reformado, no valor de 8.580,77, após deduções.

Benefícios presidenciais

Além do salário, aqueles que ocupam cargo de presidência ainda recebem alguns auxílios:

Moradia

Sim, o Presidente da República tem direito moradias oficias. São duas:

  • Palácio da Alvorada;
  • Granja do Torto.

O Palácio da Alvorada é a residência oficial de quem ocupa o posto, projetada por Oscar Niemeyer, em 1958. O ambiente é enorme, possuindo:

  • Auditório para 30 pessoas;
  • Sala de jogos;
  • Almoxarifado;
  • Despensa;
  • Cozinha;
  • Lavanderia;
  • Administração do Palácio.

O térreo é mais um ambiente com salões para reuniões governamentais, já o primeiro andar é a parte residencial.

A Granja do Torto é uma casa de campo, em Plano Piloto. Conta com:

  • Lago e córrego artificiais;
  • Piscina;
  • Campo de Futebol;
  • Quadra poliesportiva;
  • Entre outros.

Plano de Saúde

O presidente tem direito a plano de saúde também, cobrindo as despesas tanto dele quanto de sua família.

Cartões corporativos

O presidente também tem direito a cartões corporativos para custear de maneiras diversificadas, obtendo limite de acordo com o orçamento público, para utilizar com tributos (impostos, taxas, entre outros).

Cargos de confiança

Além do mais, a presidência ainda possui assessores especiais e outros cargos de confiança e segurança.

Aviões da Força Aérea Brasileira

Para efetuar viagens e missões oficiais, o presidente possui o direito de viajar em aviões da FAB.

Foro Privilegiado

O presidente tem direito de ser julgado em tribunais específicos, assim como governadores, ministros e outras autoridades.

Férias

Com a tradição de alguns dias de descanso durante o recesso do Poder Legislativo, não existe uma previsão constitucional de recesso para o Presidente da República. O chefe do Executivo continua titular do cargo e da função, mesmo quando são feitas viagens.

Uma Proposta de Emenda à Constituição idealizada pelo senador Ney Suassuna, em 2006, buscou a previsão legal de férias para o Presidente da República, porém, o projeto ficou parado na Comissão de Constituição e Justiça.

O senador Álvaro Dias, relator do projeto, disse em 2010 que “A previsão de férias formais para o presidente da República implicaria no seu afastamento do cargo durante o período, criando instabilidade política e procedimentos burocráticos desnecessários, nos casos em que razões de urgência exijam a interrupção das férias”.

Esperamos ter ajudado você a matar sua curiosidade em saber o quanto ganha o Presidente do Brasil, além dos seus benefícios.