Carteira do Idoso: Entenda como funciona e quem tem direito

Conheça a Carteira do Idoso e viaje de forma gratuita ou tenha 50% de desconto

Carteira do Idoso: Entenda como funciona e como solicitar (Imagem: Divulgação)

Você é idoso, ou algum familiar seu é, e quer entender como funciona e como solicitar a carteira do idoso? Fica tranquilo iremos te explicar todo o passo a passo para você solicitar este documento e poder aproveitar todos os benefícios propostos.

Pessoas idosas que são de baixa renda tem o direito de andar em transportes interestaduais, basta possuir a carteira do idoso, a mesma também dá ao idoso o benefício de descontos em passagens. Vale ressaltar que o idoso deve ter em média 60 anos e ser inscrito no CadÚnico.

O que é Carteira do Idoso?

A Carteira da Pessoa Idosa é o documento que garante à pessoa idosa acesso a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com desconto de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento), de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).

A mesma é tida como um benefício social e assistencial que faz parte da política de Assistência Social daSecretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).

Para quê serve a Carteira do Idoso?

Mas afinal de contas, para que server este documento? Assim como já mencionamos anteriormente, a Carteira do Idoso serve para conseguir gratuidade ou desconto nas passagens interestaduais. 

Ou seja, os idosos que possuem o documento, conseguem viajar de forma totalmente gratuita, seja de ônibus ou até mesmo de avião. 

Lembrando que o documento só é válido em território nacional e todas as empresas de transportes são obrigadas a aceitá-lo. 

Qual a idade para ter a Carteira do Idoso?

Muitas pessoas têm dúvida sobre qual a idade permitida para solicitar a Carteira do Idoso. Esta carteirinha é destinada para idosos com 60 anos ou mais, que não possuem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos.

Sendo assim, se você já possui essa idade, saiba que tem direito. Então, não perca tempo e solicite já o documento para ter gratuidade em todas as suas viagens interestaduais. 

Requisitos para solicitar este documento

Assim como todos benefício concedido pelo Governo Federal, para solicitar a Carteira do Idoso também é necessário se encaixar nas regras estabelecidas pelo programa. 

Apenas aqueles que se encaixarem estarão aptos à solicitar a carteirinha e começar a usá-la quando quiser. 

Confira a seguir os requisitos de solicitação para obter este documento:

  • É preciso ter mais de 60 anos de idade;
  • Estar com cadastro ativo no CadÚnico; 
  • Ter renda individual de até dois salários mínimos por mês. 

É importante salientar que a comprovação de renda pode ser confirmada por meio de contracheque de pagamento, carnê de contribuição para a Previdência, extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS ou carteira de trabalho com anotações atualizadas.

Validade da Carteira do Idoso

Ao contrário do que muitos pensam, a Carteira do Idoso possui validade. Ou seja, após ter feito a primeira vez, é necessário ficar renovando para continuar usufruindo dos benefícios concedidos pelo documento. 

Mas afinal de contas, qual o prazo de validade da Carteira do Idoso? Este documento tem validade de dois anos. No entanto, é possível fazer a renovação sempre que precisar.

Como solicitar esta carteirinha?

O Governo Federal esta sempre criando novos programas e benefícios para os cidadãos brasileiros. Um deles é a Carteirinha do Idoso, que possibilita aos idosos viajarem de forma totalmente gratuita ou, pelo menos, com até 50% de desconto. 

Para ter direito a esse benefício, é necessário estar com este documento em mãos. Ou seja, não basta apenas ter 60 anos, mas é necessário apresentar a carteirinha no momento de embarque ou até mesmo da compra da passagem. 

Todo o processo de solicitação é bastante simples e sem burocracia. Saiba como solicitar a sua e comece a viajar de graça pelo Brasil.