×

Novo benefício do Governo Brasileiro está pagando R$400,00 a famílias que precisam.

Saiba agora como se inscrever e solicitar o novo benefício para 2022.

COMO SOLICITAR

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Entenda de uma vez por todas como se comportar em uma entrevista de emprego.

publicidade

Entenda como se preparar da melhor maneira possível para uma entrevista de emprego. Detalhes com personalidade e proatividade são essenciais, também procure evitar maus hábitos. Confira todas as dicas agora!

Um dos momentos mais decisivos da vida profissional de uma pessoas com certeza é a entrevista de emprego, não é mesmo? Muitas pessoas por puro despreparo acabam se dando mal.

Mas existem formas de se preparar perfeitamente para uma entrevista e dicas de profissionais sobre o que fazer e o que não fazer durante o encontro com o entrevistador.

publicidade

No entanto, essas dicas não vão te garantir a vaga de emprego, pois depende de você. Mas irão auxiliar você a se comportar devidamente e aumentar suas chances.

Pense em qual personalidade você tem

A primeira coisa é analisar você mesmo, procure entender quais são as suas melhores qualidades e o que você pode oferecer de melhor para a empresa.

Tente realmente compreender esses aspectos para mostrar para o entrevistador que você é a pessoa certa para o cargo. Existem algumas características que os profissionais gostam bastante.

  • Proativo;
  • Dedicado;
  • Responsável;
  • Honesto;
  • Motivado.

Essas e muitas outras são características que o mercado de trabalho pede e que as empresas adoram encontrar em seus funcionários.

Portanto, se você tiver qualquer uma dessas características ou mais de uma, não fique com um pé atrás para mostrar isso na sua entrevista de emprego. Mas claro, de forma totalmente profissional.

Procure evitar maus hábitos durante a entrevista

Além de características boas, existe o contrário disso. Nesse sentido, outra dica bastante importante para se preparar é evitar maus hábitos durante as entrevistas.

Muitas pessoas erram nesse sentido por serem descuidadas e despreocupadas. Lembre que uma entrevista é um local profissional e que a pessoa responsável está sempre te avaliando.

Então tente seguir essas características:

  • Seja educado;
  • Tenha uma postura ereta;
  • Evite falar mau de funcionarios;
  • Não diga nada grosseiro;
  • Tente falar o portugues correto.

Essas são algumas dicas para se comportar durante a entrevista de emprego. Evite ser alguém desagradavel para o entrevistador e mostre o seu melhor lado.

Pesquise quais são as perguntas padrão em uma entrevista de emprego

Como já diz o famoso ditado, “melhor prevenir do que remediar” não é mesmo? Isso também pode ser usado em uma entrevista de emprego de qualquer tipo. 

Você sabe o motivo disso?

As entrevistas de emprego em geral não são muito diferentes, as perguntas para os futuros profissionais são bem parecidas, só o que muda bastante é o cargo que ele vai ocupar.

Então uma ótima forma de se preparar para uma entrevista é pesquisar quais as perguntas mais comuns que se fazem em uma entrevista e se preparar para respondê-las da melhor forma possível.

Nesse sentido, você pode realizar pesquisas na internet, empresas e até mesmo perguntar para alguém que já trabalhou em cargos responsáveis por realizar entrevistas diariamente.

Essa é uma ótima dica que pode te ajudar bastante no momento decisivo para conseguir aquela sonhada vaga!

Seja proativo durante a conversa

Muitas pessoas acabam achando que a entrevista é um monólogo, ou seja, que só o entrevistador vai falar, mas não é bem assim.

É claro que ele vai tomar as rédeas da conversa, mas você também vai ter que se expressar e falar o que ele pedir. No entanto, é sempre melhor conversar com pessoas proativas. Então faça também suas perguntas.

Nesse sentido, pergunte sobre o cargo que você vai desempenhar e detalhes sobre esse assunto. 

Além disso, tire suas dúvidas a respeito de funcionários que já exerceram o mesmo cargo que você.

No entanto, evite fazer muitas perguntas ou perguntar sobre a empresa. Isso pode dar a entender que você não sabe nada sobre a mesma e que você nem ao menos conhece o cargo proposto pela empresa em questão.

Pesquise sobre o local que quer te contratar

Além de ter todos esses comportamentos que indicamos até aqui, é importante que você saiba exatamente onde está se metendo. 

Ou seja, antes de ir para a entrevista você deve pesquisar sobre a empresa.

Isso vai facilitar bastante a entrevista. Pois existe uma grande diferença entre candidatos  que chegam na entrevista sabendo o que esperar em comparação com aquelas pessoas despreparadas.

Portanto, busque saber do que se trata a empresa para que você tenha fundamento nas suas palavras durante a entrevista de emprego.

Confira em nosso site dicas de um currículo que contrata!


AvatarMarina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção e edição de conteúdo especializado para web.