Passo a Passo de Como Casar no Civil Gratuitamente, pelo Benefício do Governo

Quer ter a chance de se casar no civil gratuitamente? Então, confira aqui o passo passo deste processo e a documentação necessária!

Já imaginou não precisar se preocupar com as taxas do cartório que costumam pesar no bolso dos noivos? Agora, você já sabe que essa é uma possibilidade, com o casamento civil Gratuito.

Abaixo, vamos te mostrar como ter acesso ao casamento civil de graça. Antes disso, saiba que outra oportunidade é o programa Minha Casa Minha Vida, que pode te dar uma ajudinha para realizar o sonho da casa própria.

Quer saber como você pode aproveitar essa oportunidade de oficializar sua união? Confira como obter a isenção das taxas neste artigo super especial que preparamos para você!

Como solicitar o atestado de pobreza?

Como você já sabe, para realizar o casamento no civil de graça é necessário ter o atestado de pobreza, também conhecido por Declaração de Hipossuficiência. Mas afinal de contas, como solicitar esse atestado?

Você deverá ir até o Centro de Referência da Assistência Social, conhecido pela sigla CRAS.

Na ocasião, você deve fazer o pedido deste documento que comprova que você não tem condições financeiras para pagar a documentação do cartório.

Para isso, será necessário que você tenha em mãos os seguintes documentos:

  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de endereço.

Com isso, o CRAS irá conceder um documento que irá comprovar que você não tem condições de pagar o seu casamento. Vale lembrar que esse documento também pode ser feito de forma manuscrita.

No entanto, com o objetivo de agilizar ainda mais esse processo, muitos cartórios passaram a oferece o formulário impresso. Sendo assim, basta apenas preenchê-lo com as informações solicitadas.

Passo a passo de como casar no civil de graça

Muitas pessoas pensam que para casar no civil de graça é difícil, porém, este procedimento pode ser feito de forma rápida.

No entanto, é de suma importância salientar que a data casamento é marcado pelo próprio cartório, o que pode levar algum tempo para acontecer.

Agora que você já sabe que para casar no civil de graça é necessário ter o atestado de pobreza em mãos, confira a seguir todo o passo a passo:

Passo 1

Escreva e assine a declaração de pobreza. Esse documento pode ser feito de forma manuscrita.

Passo 2

Dirija-se até o cartório da sua cidade e solicite um documento chamado formulário de isenção de taxa de casamento civil.

Passo 3

Solicite o atestado de pobreza no CRAS da sua cidade. Preencha corretamente o formulário com todos os dados solicitados.

Passo 4

Com este documento em mãos, vá até ao cartório da sua cidade e dê entrada no seu casamento.

Passo 5

O cartório irá informar uma data para que você volte e consulte o andamento do processo. Após isso, se dará início ao processo de casamento.

Lembrando que alguns dias depois, os noivos e mais duas testemunhas deverão retornar ao cartório para assinar a entrada. Depois disso, é só esperar pelo Grande Dia!

Documentos necessários para casar no cartório

Quem casa de forma gratuita no civil, casa da mesma forma dos noivos que pagaram a documentação exigida. A única diferença é que eles estão isentos ao pagamento dessas taxas cobradas pelo cartório.

Assim como todo o procedimento, os documentos necessários para dar entrada na papelada para o civil são os mesmos.

No entanto, é de suma importância salientar que a documentação solicitada no cartório pode variar de acordo com cada perfil de noivos. Confira a seguir:

Para casais solteiros:

  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • RG e CPF.

Para casais divorciados, seja um ou os dois:

  • Certidão de casamento e da averbação do divórcio;
  • Comprovante de residência;
  • RG e CPF.

Para casais viúvos, seja um ou os dois:

  • Apresentação da certidão de casamento e óbito do cônjuge;
  • Comprovante de residência;
  • RG e CPF.

Pessoas de outras nacionalidades:

  • É preciso apresentar a Certidão Consular ou Certidão de Nascimento original. Lembrando que ambas precisam estar carimbadas pelo consulado brasileiro;
  • Comprovante de residência.

Como de costume, além da documentação listada acima, os noivos deverão levar duas testemunhas maiores de 18 anos para assinar junto ao casal.

Porém, essa quantidade pode variar de cartório para cartório. Sendo assim, confira essa informação antes da data marcada.

Shirlayne Thayse
Escrito por

Shirlayne Thayse

Por favor, aguarde…

0