Ranking das Plataformas de Streaming: confira a plataforma com maior número de usuários

Está curioso para conhecer o ranking das plataformas de streaming com o maior número de usuários no Brasil? Essa questão é um pouco mais complicada do que você imagina e gerou polêmica recentemente! Então, continue nos acompanhando para conferir tudo isso!

(Imagem: divulgação)

A popularização das plataformas de streaming no Brasil

Não é nenhuma novidade que, atualmente, boa parte dos brasileiros está investindo em plataformas de streaming para assistir filmes e suas séries favoritas.

Além da praticidade e do conforto, vale lembrar que o número de usuários cresceu, sobretudo, depois do fechamento dos cinemas em 2020, devido ao início da pandemia.

No entanto, desde então, essas plataformas realizaram diversas mudanças em suas políticas, algumas delas, que deixaram os usuários descontentes! A começar pelo aumento do preço de vários streamings.

A Netflix, por exemplo, acabou perdendo usuários depois dessa medida. Em seguida, criou um plano mais barato, mas com a exibição de anúncios.

Além disso, a medida que impede o compartilhamento de senhas para pessoas que moram em casas diferentes também gerou problemas. Com o descontentamento dos assinantes, a plataforma acabou prorrogando o prazo da mudança.

Por outro lado, o Globoplay tem investido cada vez mais nos conteúdos gratuitos. Como é o caso de seus novos canais, um de esportes e outro de receitas.

Ranking das Plataformas de Streaming

Em uma pesquisa realizada pela Livepanel, em novembro de 2022, 72% dos entrevistados afirmaram ser assinantes da Netflix. 

Enquanto isso, os outros entrevistados se dividiram da seguinte forma: 33,7% afirmaram assinar o Amazon Prime Video, 21,7% a Disney e apenas 20,7% o Globoplay.

Contudo, a notícia recente de que o Globoplay ultrapassou o número de usuários da Netflix deixou muitas pessoas chocadas! 

Você é uma delas? Então, confira abaixo o ranking das plataformas de streaming no Brasil de acordo com a pesquisa da plataforma Flix Patrol e entenda a polêmica!

5. Amazon Prime Video

O Amazon Prime Video oferece aos seus usuários o acesso a milhares de filmes, séries de TV, documentários e conteúdo original. 

De acordo com a pesquisa, o streaming tem atualmente cerca de 2 milhões de assinantes, apesar de ser uma das opções mais baratas.

4. HBO Max

Outra plataforma que pode surpreender muita gente por estar no ranking, por não ser tão conhecida, é o HBO Max. 

Segundo a pesquisa, ela conta com mais de 4 milhões de assinantes, deixando para trás o Amazon Prime, como você viu acima.

3. Disney+

Em terceiro lugar no ranking das plataformas de streaming mais populares no Brasil, temos a Disney+, que conta com 8 milhões de assinantes.

Conhecida por grandes produções originais, o streaming passou por alguns problemas e o CEO informou que perdeu usuários recentemente, não só no Brasil, mas no mundo todo.

2. Netflix

Diferente do que muita gente pode imaginar, a Netflix fica com o segundo lugar dentre os streamings mais populares do Brasil, com mais de 15 milhões de usuários ativos

Vale lembrar que nos últimos anos, a rede tem investido bastante na criação de conteúdo original e exclusivo. Que conta com grandes produções, como, por exemplo, “Round 6“, “Wandinha”, “Stranger Things” e “Bridgerton”.

Mas as medidas do aumento dos preços e da mudança no compartilhamento de senhas não agradaram os brasileiros e também há notícias de que a plataforma perdeu assinantes!

1. Globoplay

Aqui vai um fato que provavelmente vai surpreender muita gente, segundo a pesquisa, o GloboPlay ficou com o primeiro lugar no ranking das plataformas de streaming com o maior número de usuários!

Atualmente, ela possui praticamente o dobro do número de usuários da Netflix, chegando a aproximadamente 30 milhões de pessoas.

Entretanto, um detalhe importante é que esse número inclui tanto assinantes pagantes quanto aqueles que possuem contas gratuitas, o que não ocorre nas outras plataformas.

Ranking das plataformas é diferente de audiência?

Se você também ficou surpreso ao saber que, segundo os dados divulgados pela pesquisa, o Globoplay tem o dobro do número de usuários do que a Netflix, saiba que em termos de audiência, o ranking é diferente!

Outra pesquisa, realizada pela Kantar Ibope Media, afirma que a audiência total dos streamings no Brasil é de apenas 6,5% do total da audiência de televisão no Brasil.

Deste número, a Netflix fica com 4,8% da audiência, enquanto o Globoplay leva apenas 0,7%. Ou seja, a audiência da Netflix continua sendo a maior dentre os streamings mais assistidos no Brasil.

Quando perguntadas a respeito do número de usuários, nenhuma das plataformas se pronunciou. Apenas a Netflix informou ter 41,7 milhões de assinantes na América Latina, mas também não quis divulgar o número de usuários especificamente no Brasil.

Então, como você pode perceber, essa questão é um pouco complicada! Enquanto a Globoplay tem mais assinantes, a plataforma de streaming favorita dos brasileiros e mais assistida ainda é a Netflix!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, continue acessando o PureTrend todos os dias para conferir mais matérias como esta!