e-Titulo: APP do Título de Eleitor Eletrônico Substitui Impresso nas Eleições 2022 e Será Útil a Milhões de Brasileiros

O e-título passará a substituir o título impresso nas eleições 2022. Milhares de brasileiros já aderiram a tecnologia. Saiba mais aqui!

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o aplicativo e-Título, não é mesmo?! Lançado em 2018 pela Justiça Eleitoral, o app é uma versão digital do título impresso. O mesmo poderá substituir o título de leitor impresso no dia das eleições, gerando assim, mais praticidade para quem gosta de tecnologia.

De acordo com dados oficiais, mais de 27 milhões de eleitoras e eleitores já emitiram o e-Título, que permite vários serviços e funcionalidades, como por exemplo, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais.

O aplicativo e-Título está disponível para download de forma totalmente gratuita, seja em smartphones de sistema Android ou iOS.

Desde a sua criação, novas funcionalidades e serviços foram adicionados. Com isso, os eleitores brasileiros conseguirão ter acesso a mais informações referentes as eleições 2022, com primeiro turno marcado para o dia 02 de outubro e segundo turno no dia 30 do mesmo mês.

Quer conferir mais informações sobre o app e-Título? Então siga nos acompanhando e fique por dentro de todas elas!

O que é o app e-Título?

O aplicativo e-Título foi criado pela Justiça Federal com o objetivo de facilitar a vida dos eleitores brasileiro, trazendo mais praticidade e segurança. O mesmo serve como forma de substituição da via impressa do título de eleitor, permitindo o acesso mais rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral.

Nele é possível conferir dados como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais, e entre outros.

As pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes do período da pandemia e têm a fotografia exibida no app, poderão utiliza-lo como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022. Ou seja, não será necessário levar o documento impresso, apenas abrir o app e-Título e mostrar ao mesário da sala.

Como as eleições estão bem próximas, se você também quer ter essa mesma praticidade, é de suma importância que baixe o app o mais rápido possível, pois no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada apenas no outro dia.

Serviços disponíveis no e-Título

O aplicativo e-Título é uma ótima opção para quem gosta de praticidade e ter a tecnologia à seu favor. Afinal de contas, tendo ele no seu celular, não é preciso apresentar o documento impresso no dia das eleições.

Além disso, muitos outros serviços são disponibilizados por meio do app. Confira a seguir os principais deles:

  • Via digital do título eleitor;
  • Gera certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais;
  • Emissão e pagamento de multas;
  • Consulta do local de votação;
  • Justificação de ausência às urnas;
  • Inscrição para mesário voluntário.

Com o app você consegue mais praticidade quanto à esses serviços, já que não é necessário ir até um cartório eleitoral para realiza-los.

Uso do e-Título nas eleições 2022

As Eleições 2022 estão se aproximando. Com isso, os eleitores brasileiros estão em busca de mais praticidade para esse dia. Com o app e-Título isso é possível!

O eleitor poderá usar o app para encontrar o local de votação, assim como também mostrar o documento digital ao mesário da sessão antes de ir para a urna.

Como regra, não é necessário ter o título de eleitor em mãos. Basta apenas estar com um documento oficial com foto. Mas caso você já tenha feito o cadastro da biometria, é preciso apenas apresentar a via digital do título.

O uso da via digital do título de eleitor como documento de identificação nas Eleições 2022 está previsto no artigo 111 da Resolução TSE nº 23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para o pleito de 2022.

Bruno Andrade, integrante da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), recomenda que os eleitores baixem o app com antecedência para evitar possíveis contratempos no dia.

“A gente orienta que a população baixe o aplicativo e-Título e emita seu título de eleitor antes do dia da eleição para que, no dia, possa utilizar o aplicativo sem qualquer intercorrência”, disse ele.

Novidades no app e-Título

Em 2020, a Justiça Eleitoral passou a disponibilizar mais funcionalidades no app, como por exemplo aumentando a segurança para acesso aos dados do eleitor com a criação de senha e a possibilidade de desbloqueio por biometria em aparelhos compatíveis.

Outros serviços também foram adicionados, como a possibilidade de justificar a ausência às urnas e emissão de guias de multa.

Em maio de 2022, o app passou a ter uma nova visualização, passando a contar com recursos mais modernos de acessibilidade e novas cores. Agora, ele não é mais na cor verde e sim azul.

Além disso, foi incorporada à versão digital do título de eleitor a ferramenta “Gestão de Atendimento”, na qual será possível entrar em uma fila de espera caso haja um grande número de solicitações realizadas simultaneamente.

Como baixar o aplicativo e-Título e usá-lo no dia da eleição?

Está querendo ter acesso à todas essas funcionalidades do aplicativo e-Título? Então saiba que deverá fazer o download em seu celular. O app está disponível tanto para sistema Android como também iOS.

Ou seja, não há desculpas para não ter o aplicativo instalado em seu celular. Baixe-o agora e tenha acesso a todos os serviços disponíveis por ele!

Lembrando que a data das eleições já está bem próxima. O TSE irá suspender a emissão do e-Título no dia 2 de outubro, data do primeiro turno, liberando apenas no dia 3 do mesmo mês. Então, não perca tempo e faça já o download do aplicativo!

Shirlayne Thayse
Escrito por

Shirlayne Thayse

Por favor, aguarde…

0